Comentários (40):
Em 14/12/2008, às 01:55:27,
Rômulo Mancin
|
página pessoal
|
e-mail
disse:
Ficou muito bom mesmo, não acho que ficou copiado pois a unica semelhança que permanece é o fato de um perna estar esticada e a outra aberta, de resto está tudo bem diferente.
Continue o bom trabalho.
Em 14/12/2008, às 08:22:35,
Sebastião Seabra
|
fotolog
disse:
Prezado Henri, o Emir é um dos poucos artistas que eu conheço que utiliza o preto com sabedoria. Tudo no desenho dele é gráfico; tudo é recortado, o preto dentro do branco e vice-versa o tempo todo, causando formas interesantes e agradáveis e dando uma reprodução excelente. Isso é bem raro em desenho. Na maioria, ou ou preto e branco e mal utilizado, ou é uma profusão de detalhes que se perdem na reprodução... causando uma leitura indigesta e desagradável.
Essa quadro, por exemplo, está um arrazo: composição, movimento e preto e branco de dar inveja. Um típico exemplo do mais genuíno exemplo comic book.
Em 14/12/2008, às 08:32:45,
Silvio Ribeiro
|
página pessoal
|
e-mail
disse:
-
Grande Carlos,
Só achei que a sua está mais gostosa, he, he... Que pernão!. Dá até vontade de ser bandido, he, he... Parabéns a vc e ao Emir.
Abração
Em 14/12/2008, às 08:34:52,
Sebastião Seabra
|
fotolog
disse:
Agora... o seu trabalho também está muito bom, e não é uma cópia... Você sempre arrisca escorços bem interessantes, o que também é uma raridade num desenhista, mas eu só acho que o brasileiro é muito encucado com esse lance de cópia. No mundo inteiros os artistas copiam e ninguém parece saber disso. O que importa é a qualidade do trabalho final. Exempo, você, um especialista em quadrinhos vai saber que fulano de tal copiou uma cena do Alex Raymond da página tal do Flash Gordom, mas o leitor de gibis comtemporãneo só irá ver uma bela figura e nem irá questionar como ela foi feita, concorda?
Copiem mais.
Copiem para aprender.
Em 14/12/2008, às 10:37:46,
Renan Laviola
|
fotolog
disse:
Gostei da roupa dela!!!!
Parabens... vamos ver a história no HQ, não esqueça de nos dizer qdo sair.
Abraço cara!!! SUcesso aí e valeu pelo comentário lah
Em 14/12/2008, às 11:03:40,
Davi Sales
|
fotolog
disse:
Meu velho, Eu ja tinha visto o desenho do Emir de perto... olhando os dois nao tem como se caracterizar uma copia por assim dizer, obviamente houve uma referencia, como vc mesmo disse, mas referencia e referencia e copia e copia.
O trampo esta muito bom.
Em 14/12/2008, às 11:25:57,
jorge trindade
|
fotolog
disse:
Salve Henry! Cara acho que tu fostes muito feliz em abrir esta discussão, já que o terra é uma especie de nicho dos quadrinhistas vejo nele como uma das principais funções, alem da divulgação de trabalhos, uma forma de trocarmos informações sobre produçaõ. Vamos a seu questinamento, o que é copia? Cara isto deu problema até lá nos EUA recentemente, acho que vc pegar um mesmo personagem, uma mesma cena de outro artista e simplesmente copia-la não é valido, tu estas privando o leitor de uma visão inedita sobre o personagem .Agora vc usar referencias e criar algo novo não vejo problema algum, mesmo que isso seja baseado em outro artista acho valido, contudo que haja criação acrescentando sua marca pessoal a isso, alem do mais poses parecidas sempre aconteceram e sempre vão acontecer pois não da para ser totalmaente inovador em HQs cara tem feras fazendo maravilhas a decadas eles criam modelos que dificilmente se escapa, são bases para comics principalmente de Herois. Outra coisa seu desenho nem de longe é uma copia o que vejo são dois artistas com estilos distintos que fizeram uma pose de luta que se assemelha justamente por ser uma coreografia de luta, não dá pra inventar se tu procurar vai achar inumeras poses semelhantes a sua e a do Emir no entanto como o colega Seabra falou, a diferença é a qualidade e o toque pesoal que cada artista emprega na resolução da cena. É isso espero ter contribuido para o seu questinamento.
Gostaria de deixar o convite para que comente a colorização do colega Lula Borges no meu trabalho.
Fique na Paz!!!!!
Em 14/12/2008, às 12:03:43,
elton dias
|
fotolog
disse:
po cara,eu não levei pra esse lado da copia.
mais porq vc ta levantando isso?
vc se baseou na dele?
mesmo se baseando se é que foi isso,não é copia não.
o seu ta bem diferente.
Em 14/12/2008, às 12:59:51,
Alexandre (alexman)
|
página pessoal
|
e-mail
disse:
Vindo aqui ver esse post, me surpreendi com a qualidade da arte em si, e ainda aproveitei pra aprender mais dando uma lida nos coments, o que o Seabra falou não é nenhum mito, é pura verdade, lá fora, rolam coisas de desenhista copiar sua própria arte em outras revistas e ninguem tá nem ai. Só as vezes que rola de alguém achar parecido, mas no caso das artes ai, tão super show de bola, os detalhes técnicos já foram discutidos, to aqui pra aprender tb.
Em 14/12/2008, às 13:26:06,
edvanio pontes
disse:
Fora o "salto", são dois trabalhos distintos. Nada de cópia. Muito bom MESMO, grandão.
Quanto ao Lobo-Guará, xá comigo que sai uma versão. Eu conheço o personagem e vou fazer sim. Como cê sabe, num sou desenhista, mas não custa sentar acolá e fazer, né?
Abração, meu velho.
Sucessos!!
Em 14/12/2008, às 14:41:47,
RAIMUNDO LOPES
|
fotolog
disse:
E ai mais um conterraneo la das terras boas da Paraiba, bel arte! eu não acho que voçê tenha copiado e referências todos nós usamos seja em pessoas, animais,carros e outras mais o importante são as diferenças que existem entre um e outro, grande abraço!
Em 14/12/2008, às 15:54:01,
Assis Leite
|
página pessoal
disse:
Fala Carlos, quanto tempo amigo?! Valeu pela visita em meu fotolog, e eu não poderia deixar de prestigiar tua arte também, que está de ótima qualidade. Grande abraço e sucesso cara!!
Em 14/12/2008, às 16:08:55,
Emir
|
página pessoal
disse:
Olá, Carlos Henrique. A respeito de seu questionamento, vou copiar e colar a frase do meu comentário à postagem anterior, e que motivou sua nova postagem comparativa das duas poses de sua personagem:
"Vc copiou a lápis aquele desenho que fiz a tinta para a capa?"
Observe que a minha frase terminou com uma interrogação, e como tal, caracteriza uma PERGUNTA, e não uma AFIRMAÇÃO.
Relembre que desenhei a capa rapidamente, sem nem usar o lápis para isso, e assim, não decorei a pose utilizada.
Relembre também que vc me forneceu uma imagem com uma pose de uma personagem gringa para me "inspirar" no tipo de cena que desejava para a capa.
Portanto, se é para constar publicamente, aqui está para todos lerem:
O Carlos Henrique não copiou a pose DO MEU original.
São por grandes ou pequenos mal entendidos e interpretações como ocorrido agora, que ando evitando de comentar ou opinar sobre o trabalho de quem quer que seja.
Quando quebro essa nova regra que estabeleci recentemente, aí sempre acontece algum fato chato e incômodo.
Devo mesmo calar-me totalmente.
Emir
Em 14/12/2008, às 19:27:16,
Leonardo Rocha
disse:
Concordo com a Seabra, você mandou bem, to curtindo MUITO sua arte-final, abração e feliz natal adiantado, hehe!!
Em 14/12/2008, às 21:02:07,
Kal J. Moon
|
página pessoal
disse:
Manda bala!!! Agora no nanquim... Vamos mandar ver em 2000inove... Sim, vc me entendeu...
Em 14/12/2008, às 21:07:04,
Carlos Henry
|
fotolog
disse:
Só resolvi postar as 2 imagens juntas pra galera opinar e tb o depoimento do Emir seria importante por ser autor da capa.Algo como debater o lance de "COPIA E INFLUÊNCIA",nada mais.E a pergunta que Emir me fez,ainda que fosse caracterizada como uma PERGUNTA pode ser subentendido por outros como INSINUAÇÂO,por outros que leriam a frase(não por mim,pq eu o conheço faz tempo e sei que quando quer dizer algo,ele é direto!).
Pra mim,foi uma honra ter uma capa sua,mesmo!E ainda pude abrir um debate,inspirado pela pergunta do Emir!Não encare como algo chato ou incômodo,Emir.Eu que agradeço vc pela gentileza da capa e pela inspiração.
Em 14/12/2008, às 21:50:51,
Emir
disse:
Nesse caso, que ótimo.
Pensei que minha pergunta o havia deixado numa situação incômoda a ponto de ser forçado a postar as duas imagens para comparação.
De qualquer modo, melhor evitar opinar, daqui para frente.
Emir
Em 15/12/2008, às 12:05:23,
Jocivaldo Alves
|
fotolog
disse:
Realmente patra bom observador uma olhada basta pra ver que a pose é a mesma mas de ângulos e percepções diferentes com traço bem pessoal e isso não é cópia podes crer!!Falow!!
Em 15/12/2008, às 14:31:50,
moysesdamasceno
|
fotolog
disse:
perso eu q esse dilema nao leva a lugar nenhum porq gigantes dos quadrinhos como jim lee e mark silvestre eles copiam a si mesmo o tempo todo toda essa geraçao image e os classicos tambem neal adams , sal bucema ,parece q ele nao desenhava bocas e sim colocavam carinhos p vc ver como era repetitivo, quer dizer tirando. tirando o desgraçado do argentino o grande garcia lopes, o resto todos copiaram a si mesmo. portanto nao tem porq tantas neuras é so relaxar e copiar.
Em 16/12/2008, às 16:12:57,
Roberto Ribeiro
www.fotolog.terra.com.br/robertvelho
disse:
E aí Carlos! Valeu por passar e comentar minha ilustração do Z. Este seu desenho ficou muito bom. Cê tá de parabéns cara. Um abraço.
Em 17/12/2008, às 09:28:36,
Laudo
|
página pessoal
disse:
Oi, Carlos, tudo bem?
A postagem deu pano pra manga e isso é sempre bom. Particularmente concordo com que o Jorge Trindade disse acima. No seu caso é apenas referência e nada mais. Tá bem claro, nítido, que você optou em dar outra visão, outro movimento. Isso é ponto final.
Emir como sempre manda muitíssimo bem, principalmente na arte-final o qual domina perfeitamente, seu claro-escuro está ótimo e seu lápis está muito bom e ambas ... deliciosas!!!
Em 17/12/2008, às 10:27:25,
Ricardo Santos
|
fotolog
disse:
o ângulo pode ser o mesmo... mas o escorço tah bem diferente... naum rola esse lance de cópia hehehe...
Abraçãããooo grande Carlos!!!! e valeeeu pela visita!
Em 20/12/2008, às 12:16:35,
Leo Laino
|
fotolog
disse:
Carlos valeu pelos comentarios la no meu fotolog,te considero um grande amigo!Olha,tb nao acho q vc copiou nao,no meu caso,eu nao uso referencias,porem,pode ficar guardado na mente uma imagem residual de tantos gibis e ilustracoes vistas a traves dos anos e isso pode nos trair de vez em quando hehe...mas pensa assim,se vc tiver que desenhar o Superman voando de frente pra camera de punhos fechados..quantas vezes ja vimis essa cena nos gibis?eh ineviatvel re fazermos poses e gestos comuns.Fik com Deus,feliz natal e ano de 2009!
Em 21/12/2008, às 17:18:30,
Lubasa
disse:
trabalho legal cara =]
Em 24/12/2008, às 07:52:42,
airtonmarcelino
disse:
Assunto delicado...
Parece muito com aquela hq que eu artefinalizei, será a mesma?
Se for, fico honrado com uma capa criada pelo grande Emir Ribeiro!
Sabia que o Emir, assim como o Shimamoto, sâo um dos poucos que respondem as cartas que mandamos para eles?
O trabalho acima, tá espetacular!!!
E com esse espírito de humildade, desejo a vc e a todos os amigos... FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!
Em 24/12/2008, às 09:40:01,
jorge trindade
|
fotolog
disse:
Salve Henry!!! Passei para lhe desejar um Feliz Natal, saúde e um 2009 repleto de conquistas!!!!!
Em 26/12/2008, às 23:39:48,
Jean C.
disse:
Fala Carlos! Rapaz, grato pela visita e pela análise. Pois é, narrativa é um dos meus principais focos, e a figura humana tenho pocurado estudar sempre. Essas páginas já estão um pouco antigas e meu traço até deu uma mudada de lá para cá. Porém continuo nos estudos constantes, melhoria sempre! O desenho acima está ótimo, parabéns. Uma vez mais grato pela análise sincera.
Abraços quadrinísticos...
www.fotolog.terra.com.br/jeancarllos
Em 27/12/2008, às 19:46:21,
braga
|
página pessoal
|
e-mail
disse:
Grande amigo Henry, que lindo desenho este seu, e parabéns mesmo, vc está detonando!! Será uma honra acertar contigo a tua participação na hq do CAPITÃO ALFA, me manda um e-mail e conversamos ainda este final de semana ok? Grande abraço e fico no aguardo!
Em 31/12/2008, às 09:02:14,
Airton Marcelino
|
fotolog
disse:
GRANDE CARLOS
FELIZ ANO NOVO PRA TI E SUA FAMILIA
QUE O ANO VINDOURO SEJA REPLETO DE REALIZAÇÕES!!!
Em 7/01/2009, às 01:59:04,
Alex Borges
|
página pessoal
disse:
As duas versões ficaram otimas !!! parabéns !!
falowww !!!!!
Em 8/01/2009, às 19:12:08,
Airton Marcelino
disse:
Henry!!! Cade você???
Tu andas sumido!!!
Mas tá tudo legal contigo, né?
Vê se aparece. abraços!!
Em 19/01/2009, às 07:07:37,
Airton Marcelino
|
fotolog
disse:
Brigadaço pela visita e vários comentários, tu és um bom e generoso amigo.
Aprecio cada comentário teu, é muito bom.
Vou postar o Lobo Guará em cores, falou?
Güenta mão aí que logo sai...
Boa semana para ti, com muito trabalho!
Em 19/01/2009, às 16:52:15,
airton marcelino
disse:
brigadão Henry
Outros tambem me influenciaram, Hall Foster, Alex Raymond, John Celardo e principalmente John Buscema. Este eu adoro!!! Mas todos tiveram sua importância bem como Zalla, Dag Lemos e Gedeone e um outro que eu adoro seu trabalho a pincel e que pouquissima gente fala nele. Aprendi muito olhando os trabalhos dele: Rodval Mathias.
Em 26/01/2009, às 17:25:11,
JACKJADSON
disse:
MEU BLOG!
HTTP://JACKJADSON.BLOGSPOT.COM/
Em 26/01/2009, às 18:25:55,
Gleidson
|
página pessoal
|
e-mail
disse:
Caraca que arte hein!?
mostrando que você é um exímio artísta... parabéns pelo dom!!!
como me perguntou: são personagens criados por mim mesmo, só que é apenas um teste, ainda falta um "tchan" nos uniformes, não publiquei em lugar nenhum "ainda!!!!"
valeu e continue visitando mais vezes
Em 27/01/2009, às 20:55:15,
airton marcelino
disse:
Queria agradecer as constantes visitas na minha página e tais comentários que são de interesse comum a vários leitores. Você sabe que tu é de casa.
Quanto a influencia do tor, parei, porque não tava agradando a uns poucos.
Por causa dos clones que sempre mencionamos no msn. Falta criatividade. Falta originalidade.
Claro que quando a exigencia é de editoras, tudo bem. Mas muitos pediram para que eu mudasse meu traço e coisas assim eu não aceitei. Não me vendo por poucos dolares e nem por editora que exigisse que eu desenhasse personagens que eu odiaria ter que fazer e olha que são poucos que os heróis que gosto!
abração e é um prazer te-lo como amigo!
Em 30/01/2009, às 16:59:25,
jussara.lanzellotti@hotmail.com
disse:
Meus parabéns pelo Dia do Quadrinho Nacional!!!! Eu e o nosso Brasil brasileiro agradece pela contribuição cultural!!!! Viva! Parabéns!
Em 5/02/2009, às 08:53:36,
airton marcelino
|
fotolog
disse:
E aí Carlão?
Uma pequena falha e que ocasionou uma pane onde tive que configurar o pc, os arquivos foram todos perdidos, coisa normal de amador anormal rsrsrs.
abração e valeu pela visita e comentários valiosos.
Em 28/02/2009, às 21:07:22,
alan patrick
|
fotolog
disse:
Fala Henry.Olha só,a respeito de arte final queria dizer que não é algo que eu faça pra valer,meu trabalho é com desenho mesmo.Assim,preciso que você diga o que é pra arte-finalizar e quanto está disposto a pagar por página,como estou envolvido com vários outros trabalhos preciso dessas informações pra poder te dar uma resposta.Valeu!
Em 28/02/2009, às 21:13:46,
alan patrick
|
fotolog
disse:
Sobre poder falar comigo, é somente pelo gmail,amadeusalan@gmail.com.