Terra Terra Fotolog
O UIVO DO LOBO

BLOG/FLOG DO QUADRINHISTA LORDE LOBO

_____________________________________


Visite também o meu flog de fanartes: http://fotolog.terra.com.br/fotolobo2

Convido ainda que visitem o flog de fotos artísticas de minha namorada:
fotolog.terra.com.br/focosbrunabarros

_____________________________________

Categoria: Artes
Postado por Lorde Lobo em 28/10/2009 14:21

Tudo bem... desisto de desistir do flog!
Fala aí, galera, vocês me convenceram! Tô de volta ao fotolog!
Mas deixem-me esclarecer duas coisinhas:

1) Eu não estava desistindo dos quadrinhos! Eu estava dando um tempo no fotolog, pois parecia que não tinha mais porquê continuar postando se não havia mais interesse nas informações aqui postadas.

2) Não estava pedindo elogios! Não!!! Acho fundamental a interação entre os quadrinhista! A troca de ideias e o bate-papo sobre nosso assunto preferido: quadrinhos! Elogios vazios não levam a lugar algum! O que me move são as boas trocas de opiniões, ainda que sejam divergentes das minhas. Com educação, discutir é sempre muito salutar!

Dito isso, quero agradecer a todos pelo tempo que dedicaram em buscar me convencer de não abandonar este fotolog. Obrigado mesmo!
Sabe, tenho travado uma grande luta em prol das HQs nacionais! Não só a luta que todos podem ver, por meio das minhas revistas! Tenho travado uma luta de ideias, tenho escrito a alguns deputados, tenho feito contatos, tenho conversado com grandes batalhadores como Anisio Serrazul, Emir Ribeiro, Samicler Gonçalves entre tantos outros, muitos colegas dos fotologs Terra...
Se for pra falar a verdade, vejo sim, uma luz no fim do túnel! Mas para conseguirmos chegar até essa luz, muito temos que fazer ainda!
Algusn vão me achar radical, mas não estou nem aí! Sempre defendi minhas ideias com unhas e dentes e não vai ser agora que agirei diferente!
E, depois de muito pensar (e de anos vivenciar), cheguei na seguinte conclusão: COMO LUTAR POR UM QUADRINHO NACIONAL SE CONTINUAMOS BAJULANDO OS QUADRINHOS GRINGOS?
Para certos males, o remédio é bem amargo e o tratamento deve ser radical! Não se deixa de ser alcólatra bebendo todos os dias uma pequena dose de álcool!
Por isso que simplesmente PAREI (há tempos) de comprar gibis importados!
Caralho! Eu quero um mercado nacional! Eu quero QUADRINHOS BRASILEIROS NAS BANCAS!!! Então, como posso continuar comprando gibis de heróizinhos gringos?!
Já estou de saco cheio de ver gente reclamando da falta de mercado enquanto enriquece ainda mais os bolsos dos gringos! BABACAS!!!
Eu já falei que "arte não tem fronteira"! E realmente não tem! Mas quando digo isso, quero dizer que é perfeitamente possível um brasileiro desenhar mangá ou seja lá o estilo gráfico que for!
Mas se arte não tem fronteiras, o produto industrial tem! Os artistas têm!
Tentem importar qualquer produto, seja ele qual for de forma a abafar a produção nacional! Pode ser sapato ou cebola! O Governo não deixa!
Mas esse mesmo Governo caga e anda quando o assunto é quadrinhos! O monopólio mercadologico abafa toda e qualquer tentativa de sobrevida do quadrinhos nacional! E o que é pior: quadrinhistas nacionais apóiam esse monopólio, comprando revistas de personagens gringos! Ou seja: quadrinhistas nacionais dão tiro no próprio pé!!!
Aí pode vir um desses babacas de plantão dizendo que o que o leitor quer é material de qualidade e blablablá... Francamente! Que qualidade se encontra em ver os heróis gringos morrerem e reviverem o tempo todo?!
E mais: a qualidade vem com a continuação! É isso que precisamos, continuar publicando, para só assim evoluirmos!
Não estou cuspindo nas minhas influências! Estou apenas lutando pelo NOSSO espaço! Eles já têm os deles!
E quem não concordar comigo, que continue comprando suas revistinhas de heróis estrangeiros! Só não reclamem mais da falta de um mercado nacional que vocês mesmos ajudam a matar!!!
Pensem a respeito...
E até a próxima postagem!



Comentários (29):

Em 28/10/2009, às 14:41:23, xandro | fotolog disse:
Que bom amigo..hehehe,então vai lá no meu flog pra ver gibis novos..abraço e tudo de bom!!

http://fotolog.terra.com.br/xandrohq:1634
Em 28/10/2009, às 14:46:22, Bru disse:
Que bom que desististe da ideia de parar de postar no fotolog! Esse é um ótimo meio de quadrinhistas e fãs de quadrinhos trocarem opiniões. Não só com elogios, mas com críticas positivas, ideias, fanartes atc.
Se eu for dizer qual eu acho que é o ideal de mercado de quadrinhos eu diria que seria se tivesse espaço para ambos (nacionais e internacionais) E que todos comprassem HQs daqui e gringas também... No entanto às vezes precisamos tomar decisões radicais quando queremos lutar por um ideal. Sabemos que sempre terá gente no Brasil comprando herois gringos, não podemos ser utópicos de pensar o contrário. Mas acho que é "dever" de quem luta por um espaço maior (desenhistas, roteiristas, editores, produtores...)fazer o papel de maiores incentivadores do mercado brasileiro. É preciso, mesmo que doa, ter atitudes coerentes com o ideal que se almeja!
Em 28/10/2009, às 15:18:30, XANDRO | página pessoal | e-mail disse:
O meu é fazine mesmo,bem comumzão,gosto é de desenha;diversão e terapia,só faço as hqs com tinta preta..mais naum ligo se fou azul ou vermelha,bom o Cedraz da Turma do Xaxado deu uma oladinha numa samana dessa e deu umas boas dica também,brevi publicarei lá no blog..Vlw amigo e de mais uma olhadinha,pois o gibi que tá no flog hoje só é inedita lá,mais no blog tá no N°788 com a pitty na capa..link completo;

http://blogdoxandro.blogspot.com/search/label/HQs%20do%20XANDRO

que na verdade ainda tem muito mais... até o N°791 e vc tá na n°800 do especial dez anod do Xandro em seus traço,abração e Sucesso Tb/idém!:)
Em 28/10/2009, às 16:01:11, Anderson Cunha | e-mail disse:
Há muito anos que faço o mesmo que você, Lobo. Não, não sou desenhista...
Apenas comecei a escrever HQs recentemente (se não me engano foi no ano passado) influenciado por um post do Ed Pontes no fotolog dele - ele buscava novos roteiristas para participarem do Arena #3. Após ler o post/recrutamento, me inspirei e em poucos minutos tinha personagem e HQ prontos! O Rodrigo Vinicius desenhou e quando o Arena #3 sair, lá estará a minha 1ª HQ... Nada mal, hein?

Continuo escrevendo e arquivando, nunca se sabe quando terei oportunidade de publicar mesmo que seja HQ virtual, e esperando aparecer algum desenhista disposto a encarar o desafio de fazer um trabalho com o roteirista novo no pedaço.

Abração e boa sorte!
Em 28/10/2009, às 16:13:42, Rodrigo Vinicius | fotolog disse:
Cara tem muito tempo que não compro HQ da Marvel e da Dc, mas não é por causa de qualidade ou nada disso não, é mais pq no gênero super herói, sou mais fã da coisa mais relista e meus heróis favoritos sempre foram o Demolidor e o Arqueiro Verde, caras mais reais, eu não posso dizer que não vou mais comprar HQs dos gringos, mas a muito tempo só compro coisa selecionada, agora quanto aos nacionais eu posso dizer que já comprei muita coisa, mas ultimamente não tenho visto muitos lançamentos, eu concordo quando diz que o leitor deveria olhar mais para o mercado interno, mas não tenho como explicar o que acontece, ainda não publiquei nada impresso mas o Haeckel que lançou o Pastor da Noite disse a mim que quando ele lançou a HQ somente UMA pessoa dos flogs comprou a revista, o restante foram das divulgações em sites, vendo essa situação fica difícil entender como tantos podem produzir e querer vender mas não se interessam em comprar o material do outro artista, é meio foda isso mas é verdade! O Edvânio tá na luta ai e o Gon vai lançar impresso, eu tenho um material que gostaria de lançar impresso mas nem sei como vou fazer pq fica foda pra mim passar meses trabalhando pra juntar sei lá 700 conto pra bancar uma HQ, e no final vender pouco ou quase nada, eu acho que ta na hora da gente tomar consciência, se der pra comprar 10 conto de HQ nacional por mês ta bom, já é um começo, mas o que falta mesmo é o leitor começar a mostrar interesse porque só existirá mercado se houver LEITOR pra acompanhá-lo.
Em 28/10/2009, às 17:33:20, Salvador | fotolog disse:
fala Lobo...
concordo com vc!
precisamos rever nossos valores.

vou mais fundo:
parar de consumir "excessivamente!"valores americanos.
Qhadrinhos, Cinema, Camisetas/moda/comportamento, música, alimentação fastfood...

precisamos alavancar a nossa produção, o nosso mercado,a nossa estética...a nossa cara!

abração!
Em 28/10/2009, às 18:16:30, NHQ | página pessoal | e-mail disse:
seja bem vindo de volta Lobo!

acho q se todo mundo sumir dos fotologs, nosso maior meio de comunicação entre os autores brasileiros acabará, ai sim será o fim de tudo e toda nossa batalha pra um mercado nacional de quadrinhos terá sido em vão.


e sobre o encontro entre penitência e penitente: vai ser a primeira HQ do zumbi na NHQ???

abrazzz e nunca deixe de nos dar noticias sobre suas produções e criações.
Em 28/10/2009, às 18:16:52, CONAN - O BÁRBARO | página pessoal disse:
Eu não acredito vc voltou!
Mas esse LORDE LOBO é cheio de se fazer de coitado, e faz isso pq ele quer todo mundo puxando o seu saco.
Esse personagem, o PENITENTE é um personagem plágio dos plagios e para piorar é muito ruim e não convence ninguém nem ele mesmo.
Em 28/10/2009, às 19:33:15, Will | página pessoal disse:
Muito bom que voltou atrás na tua decisão... aproveitando, concordo em parte contigo mas vou na fala do Rodrigo.
O ideal seria um equilíbrio no mercado, mas sabemos que isso não acontece... não querendo tirar a responsabilidade das demais "editoras" mas... o maior predador deste mercado é a Panini... todos sabem disso. Vez ou outra alguma das outras ainda publicam autores nacionais, tá certo que nenhuma tem a coragem de investir em algo novo de verdade, ficam nos medalhões e na certeza das vendas, que nem são tão grandes assim, também sabemos. Enfim... eu não gosto de entrar em polêmicas, tem gente muito mais gabaritada do que eu para debater isso aí...
Também não gosto de fazer autopromoção mas queria dar um recado ao Rodrigo e vale para todos... no mês de outubro, no check-list do Universo HQ o Quarto Mundo só perdeu em número de lançamentos para a Panini e ainda faltaram alguns títulos por falha nossa de não incluir na relação. Por um problema de comunicação não conseguimos receber o Penitente mas estava vendendo na ComixBR no dia da Fest Comix e... Lobo, a capa está no banner.
Também vou um pouco mais além... se fuçar nos sites, blogs, etc... todo mês tem coisa nacional não só do Quarto Mundo. Tem vários grupos independentes atuando hoje em dia. Aí vocês podem falar... ah! mas tem muita coisa ruim... tem mesmo, mas é assim que funciona o produto cultural... 90&25 não é bom e 10&25 sim... Lá fora também é assim, só que os 90&25 não chegam aqui... imaginem se o que chega são os que deveriam ser bons o que fica de fora não vale o papel onde é impresso. Só para terminar, porque eu não gosto de polêmica, rerere.. o que falta ao leitor brasileiro é disposição em olhar para o produto interno... nós aqui estamos dentro da bolha... por enquanto a maioria dos nossos quadrinhos é consumida por nós mesmos, ainda precisamos furar essa bolha...
Lobo, continue na luta que precisamos de caras como você.
Abraços!!!
Em 28/10/2009, às 19:34:59, Will disse:
Saiu errado... é só 90 porcento e 10 porcento.
Em 28/10/2009, às 19:55:29, Gabriel Rocha | página pessoal disse:
Essa segunda desistência é melhor que outra! Parabéns pela segunda desistência! Abração,
Em 28/10/2009, às 20:33:03, Carlus Alexandre | fotolog disse:
Fala brother, bom mesmo que tenha desistido daquela idéia maluca, rs!

Em relação a essa relevante discussão vou colocar um pouquinho de lenha na fogueira, rs.

Respeito a opinião de todos aqui inclusive a sua, mas acho que não é boicotando o produto estrangeiro que vamos conseguir valorizar o produto nacional isso é loucura brothers, principalmente no mundo globalizado de hoje, e a respeito do que escreveu o grande Will(cara que admiro muito) sobre a culpa ser da Panini, eu discordo, até acho que ela presta um bom serviço em traduzir o material da Marvel/DC lôgico que os preços deveriam ser bem menores, mas pelo menos é bem melhor do que o tratamento que recebíamos da Abril, lembro na época que a Abril perdeu os direitos sobre esse material e o pessoal ficou alucinado com medo de não ter a disposição o material em português para ler, imagina só como seria estranho, sem isso o que restaria nas nossas bancas pra comprar pouquíssimo material, além do Maurício e dos Mangás.
Caras não me entendam mal não estou aqui pra defender a Panini só acho quem sem ela seria ainda pior, o mercado seria ainda menor, não podemos vencer a concorrência dessa forma simplesmente a eliminando, o caminho é outro, qual eu não sei mas vejo com ótimos olhos o que já está acontecendo como as iniciativas do coletivo 4º Mundo, e com essa crescente na qualidade tanto das artes como nos roteiros, talvez o que falta aos nossos autores seja essa visão que vc tem Lobo, de não ser apenas o desenhista ou o roteirista mas também pensar a coisa toda como um produto, com estratégias de distribuição, marleting essas paradas, concordo com o Will quando ele diz que precisamos romper a bolha e expandir os nossos leitores, buscar novos leitores. Pra finalizar digo sou totalmente contra esse negócio do cara compar sáo pra dar uma força pro quadrinho nacional, a gente não precisa disso, a coisa tem ser interessante, o leitor tem comprar pq se indentifica com aquilo, pq curtiu a arte, o roteiro, a capa.


Em 28/10/2009, às 20:36:37, carlus alexandre disse:
Puts, um comentário foi pouco, rs, mas enfim galera é isso, como disse respeito a opinião de todos aqui, abraço á todos e viva as hqs sejam elas do Brasil, USA, Itália, Japão, Usbesquistão rsrsrs.
Em 28/10/2009, às 20:56:31, Beto Xavier | fotolog disse:
nossa que baita confusão esta causando esse post, mas vamos a minha opiniao: o que falta pra alavancar o cenario de quadrinhos nacionais e o publico comprador, as pessoas que se dizem apoiadores de hq nacional nem se quer compram a hq nacional, assim fica dificil mudar o quadro. sempre que posso compro hq nacional e tento contribuir de alguma forma positiva. tambem deixei de comprar esses quadrinhos gringos toda hora a mesma palhaçada o cara morre e depois volta do nada quero ver so como vai ser essa resenha da morte do batman os caras ja nao tem o que inventar.
portanto maos a obra viva ao quadrinho nacional
Em 28/10/2009, às 20:59:02, Tony | fotolog disse:
Mano veio...Bem de volta!!rs
Primeiro quero pedir que desculpe o seu amigo aquí pelo sumiço.Podia te dar varias justificativas,mas é como vc mesmo falou.se não se pode ter tempo para os amigos...de q a vida vale?
Tu é um guerreiro mano.e to comtigo no teu modo "radical" de ser.Não compro mas nada q se refere a quadrinho gringo ja faz algum tempo.Baixo alguns scasn de trabalhos de alguns dos meu "desenhistas base"pra ter referencias,composição de pgnas e etc pra desenhar e nada mais.

Um abraço,fica com Deus e sucesso sempre mano veio

Em 28/10/2009, às 21:16:15, Carlos Henry | página pessoal | e-mail disse:
Falai,Lobo!O leo laino me falou que vc ia desistir dos fotologs.Dai resolvi passar aqui e deixar meu recado.
Cara,eu acho que fotolog serve como divulgação.VC aceita criticas-e isso é legal-pq assim não fica naquele lance de brodagem,todo mundo elogiando todo mundo.Isso não leva ninguém à nada.
Sobre mercado,eu acho que uma boa divulgação tá valendo.Não compro material da Marvel e Dc na banca,por motivos:1)preço caro,elitista demais e 2)mortes,ressureições,eventos cataclismicos a cada 6 meses,tudo muito repetitivo.Estou preferindo os heróis nacionais,pelo fato de mostrarem nossa realidade,ai sim ,trazem algo de novo,nossa maneira de ver e ser.E pra ajudar,eu edito de forma profissional,ainda que digital,a Quadrinhos em Ação,sobre super-heróis brasileiros.Acessem em www.quadrinhosemacao.blogspot.com e comprovem a qualidade
Tb acho que deixaram de comentar pq a turma ta produzindo e com pouco tempo agora.Nem Semana do persoangem existe mais,nunca participei disso.Faço muito mais produzindo HQs.
Força ai,Lobo.Tamo junto!

Em 29/10/2009, às 00:42:23, braga | e-mail disse:
Cara, que confusão....rsrsrs...mas o LORDE LOBO CONSEGUI DE NOVO!! Movimentou a galera toda dos fotologs!! Bem, será que consigo me expressar bem depois de tanta coisa já apresentada pelos colegas? VAMO LÁ: Lobo, antes de tudo, parabéns pela decisão! Você é muito necessário, exatamente por este espírito contestador, que não se acomoda, isso contrabalança a calma de alguns (eu por exemplo,rsrsrs) e como vc mesmo disse: discutir, no sentido de trocar idéias com educação é muito salutar! Assim, penso do seguinte modo: Muito, mas muito mesmo do que é feito nos quadrinhos atualmente é porcaria! Invasões, mortes, ressurreições, zumbis marvel, invasões, mortes, ressurreições, zumbis marvel, invasões...e por aí vai. Depois que passei a ter acesso à Net, li a WIZARD, agora a WIZMANIA, e a sempre fantástica MUNDO DOS SUPER HERÓIS, percebi mais claramente o qto este mercado é competitivo! As editoras são verdadeiros impérios a serem mantidos a qualquer custo, assim sendo vale tudo, qualquer coisa pra vender!! Mata, traz de volta, casa, separa...o leitor é fonte de dinheiro, é só isso que somos para as grandes, MARVEL, DC, IMAGE e o que mais seja. É assim num país como os EUA: SUCESSO A QUALQUER CUSTO, não importa se é bom, só que venda! E pensando como homens de negócios é assim que deve ser. A diferença do nosso mercado ainda está no fato de que AINDA FAZEMOS HQS PQ AMAMOS OS QUADRINHOS, TEMOS HISTÓRIAS, HERÓIS QUE QUEREMOS PRODUZIR, MOSTRAR E CURTIR. É por isso que faço o CAPITÃO ALFA, creio que é por isso que WILL faz o SIDERALMAN, LOBO faz o PENITENTE, SAMI faz o COMETA, JJ.faz a MULHER ESTUPENDA, ELOYR faz o ESCORPIÃO DE PRATA, e por aí vai...será que dá pra imaginar o TODD MCFARLANE(que aliás não suporto e não consigo entender pq tem tantos fãs, só pq passou a fazer teias do aranha parecendo um macarrão!?)fazendo qualquer coisa por paixão? Ele é um homem de negócios, e ele não está errado num mercado feroz como o dele, se for fazer visando só sonhos de infância, ele vai
Em 29/10/2009, às 00:58:15, braga | página pessoal | e-mail disse:
...pra sarjeta! Eu aprendi a desenhar com superheróis americanos, compro até hoje, curto as hqs( qdo são boas, e elas reconheço estão cada vez mais raras!) e vou fazer o que, diante desta enxurrada ABSURDA de quadrinhos sem qualidade, deve ser feito: SELECIONAR!1 Não vuo comprar só pq é o SUPERMAN ou o HULK, tb não vou comprar HQ NACIONAL só por ser nacional, pq também temos muita coisa ruim, e vejam bem, eu TENHO COMPRADO COISAS NACIONAIS, SEM GOSTAR, MAS PRECISO CONHECER! Pra poder saber se gosto, se o desenho é bom, ou o argumento é legal, infelizmente as hqs são um filão artístico do qual já se extraiu muita coisa, fica difícil inovar: veja por exemplo o que disseram do PENITENTE, que tinha um visual parecido com o do BANDOLEIRO, que era um plágio do SPAWN etc, cara, colocar o PENITENTE no mesmo patamar que essas "criações famosas" é INSULTAR O LORDE LOBO, pq elas não são esse brilhantismo todo! AH MAS VENDE MUITO! O SPAWN É RECORDISTA DE VENDAS E BLÁ, BLÁ...gente, INFELIZMENTE HOJE, SANGUE, TRIPAS, DEGOLAS, SEXO, VIOLÊNCIA DESMEDIDA, PALAVRÕES E COISAS AFINS SÃO QUASE GARANTIA DE SUCESSO! COLORIDOS DESLUMBRANTES, CAPAS ESVOAÇANTES, VILÕES E HERÓIS COBERTOS DE PENTES DE BALAS E METRALHADORAS DO TAMANHO DE FOGUETES INTERCONTINENTAIS FAZEM A CABEÇA MILHARES DE PESSOAS. Qta pesquisa de mercado será que uma empresa como a MARVEL OU DC faz, antes ou depois de veicular um novo personagem? Será que o pobre do LOBO ou eu, ou Will, ou seja lá quem for pode fazer isso? Assim eu vejo que QUADRINHOS EXISTEM BONS EM TODOS OS LUGARES, EM TODOS OS PAÍSES, PRECISAMOS SELECIONAR E SÓ COMPRAR O QUE REALAMENTE É BOM, NACIONAL OU NÃO! Muita coisa marvel e dc, mas muita coisa mesmo eu nem olho, pq foi feita pra tirar o meu pobre dinheirinho, assim busco apenas o que acho que compensa, como DC A NOVA FRONTEIRA de DARWIN COOKE que admiro muito, OU TODA A COLEÇÃO DO COMETA que COMPREI MÊS PASSADO, JUNTO COM UMA EDIÇÃO DO SUBTERRÂNEO, E UMA DA TEMPESTADE CEREBRAL! Além de gostar muito
Em 29/10/2009, às 01:09:11, braga | página pessoal | e-mail disse:
...do que adquiri, COMPREI PQ ELAS ESTAVAM ALI, NA MINHA FRENTE, NA BANCA, JUNTO COM TODAS AS OUTRAS EDIÇÕES AMERICANAS, FRANCESAS, ITALIANAS E ETC, COM SUAS CORES DESLUMBRANTES E HERÓIS MILIONÁRIOS. Comprei pq estavam ali, na minha frente. CREIO QUE SE TIVERMOS COMO DISTRIBUIR NOSSAS HQS, USANDO INICIATIVAS COMO A QUARTO MUNDO, E OUTRAS, VAMOS DEMORAR, MAS TEREMOS COMO APRESENTAR NOSSOS TRABALHOS, imaginar que um dia faremos frente à MARVEL E DC nos moverá a trabalhar, mas esse dia está muito longe, assim, precisamos observar as experiências deles, o que os fez crescer, o que os faz cair, aprender com sucessos e erros do mercado estrangeiro, que como qualquer mercado tem coisas péssimas e outras maravilhosas, fechar nossas fronteiras a eles não dá certo, QUALIDADE DÁ CERTO, DÁ MESMO! E ISSO TEMOS DE SOBRA! Já coloquei para mim um alvo a ser atingido: sempre incluir revistas nacionais nas minhas compras, pena que não sou rico, mas os ULTRALINS, A LIGA DO CERRADO, O PENITENTE, A GRANDES ENCONTROS, TEMPESTADE CEREBRAL, SUBTERRÂNEO, TODOS ESTES ESTÃO NA MINHA LISTA DE COMPRAS E CARA, TEM MUITA COISA BOA SENDO FEITA! LOBO, já ocupei demais teu fotolog, vc é um cara arretado, brigão, provocador, e é esse espírito que nos faz pensar, e EQUILIBRAR TODAS AS OPINIÕES, para que atitudes radicais demais não venham a prejudicar mais do que ajudar! Irmão, força aí, somos todos soldados de um só exército! AVANCEMOS JUNTOS, RESPEITANDO O PONTO DE VISTA DE CADA UM, E MELHORANDO NOSSOS TRABALHOS! ABRAÇO DO SEU IRMÃO DO RECIFE!
ps: cara, falei tanto, será que eu disse tudo, ou alguma coisa fez sentido????? deixa pra lá...nós somos todos doidos mesmo!!
Em 29/10/2009, às 02:19:03, joao.marreiro | página pessoal disse:
Concordo com sua posição, Lorde. Faz todo sentido essa valorização do produto interno. O Emir Ribeiro e o Flávio Colin sempre defenderam a nacionalização. Acho correto e coerente.

Se houvesse uma mobilização por parte dos leitores para boicotar o quadrinho enlatado gringo talvez a coisa mudasse de figura, mas isso já foi tentado e não funcionou. O leitor médio de quadrinho no Brasil está adestrado a consumir as mega-sagas-imbecis-que-intercalam-todas-as-revistas-da-editora. Desde a vinda da família real portuguesa somos um celeiro de consumidores de restos. Falta ao brasileiro em geral autonomia. Hoje o povão consume o que a mídia manda...o que o cinema manda. E quem tá no cinema? Capitão 7? Nada disso. É muito Homen de Ferro pra pouco Capitão Nascimento. Mas dá pra ver uma pontinha de esperança aí num dá não? :)

O fato é que o enlatado é um investimento muito barato e de retorno seguro. As editoras não estão se importam com os leitores, elas estão interessadas em resultados financeiros. Hoje, entretanto começam a surgir pessoas que se opõem a isto e pensam em retorno a longo prazo.

Quanto aos nossos artistas...O que é mais nobre? Passar fome e publicar seu personagem no mercado brasileiro tendo que bancar a própria revista? Ou ter que adaptar seu traço para publicar fora do Brasil e assim conseguir comprar comida com o suór do seu rosto, transformando seu dom no seu ganha-pão? Que pergunta injusta.

O que acho que não pode nunca é perder de vista seu sonho. Virar robô dentro desse sisteminha maldito e transformar seu dia-a-dia num inferno porque alguém disse que vc não pode sonhar. Ninguém tem esse direito!

Os sonhadores são sempre os verdadeiros responsáveis por qualquer mudança social. Sonhar é o vislumbre da revulução, trabalhar para realizar seu sonnho é a revolução em si!!!

Amigão, obrigado por levantar esse tópico e fazer a pressão subir novamente. Esses temas devem ser pautados sazonalmente para nos lembrar quem somos e no que cremos.
Em 29/10/2009, às 02:30:15, joao.marreiro | página pessoal disse:
Desculpa os erros de digitação. Admito que a culpa foi da empolgação gerada pelo instigante tema.
Em 29/10/2009, às 08:48:10, Lorde Lobo disse:
Alguém que assina "CONAN - O BÁRBARO", vem me acusar de plágio, é?! Tá bom... essa foi engraçada mesmo! Hehehehehe!
Em 29/10/2009, às 08:50:27, Nakamura | fotolog disse:
Acho que utilizando o exemplo de como a Marvel entrou no mercado europeu, pode nos fornecer alguns elementos a mais para essa reflexão.
Até início dos anos 80, os quadrinhos de super-heróis norteamericanos eram completamente ignorados na Europa (com exceção da Inglaterra), mas daí chegaram os desenhos-animados e filmes norteamericanos e japoneses. Aí nos anos 90 surgiu na França e outros centros produtores importantes de quadrinhos a febre pelo mangá, e uma nova forma de fazer quadrinhos franceses que sofriam cada vez mais a influência dos moldes comics de se fazer quadrinhos. Daí lá pela metade dos anos 90 a Marvel decide investir no mercado europeu e começa a contratar desenhistas franceses e italianos para desenhar, personagens como os X-Men e o Homem-Aranha, e, muitos dos jovens desenhistas sonham hoje em fazer quadrinhos ao estilo comics ou trabalhar para a Marvel.

Não é só uma questão de se comprar ou não quadrinhos da Panini, que mesmo sendo uma editora italiana, não publica autores como o Milo Manara no Brasil. Mas de se refletir sobre essas relações!
Sou de uma geração que queria boicotar os quadrinhos de super-heróis e que entendia que o modelo dos "quadrinhos como arte" eram somente os europeus. O que gerava conflitos tremendos entre aqueles que queriam desenhar super-heróis nacionais (e ser o John Byrne brasileiro) e os que defendiam um quadrinho "nosso", que tivesse a "cara" e refletisse a cultura do Brasil. Mas daí as editoras norteamericanas começaram a contratar os desenhistas brasileiros, surgiram os cursos de quadrinhos que passaram a instituir o modo norteamericano de se fazer quadrinhos como o único modo "correto" de se fazer quadrinhos e a discussão acabou morrendo...
De certa forma todos nós temos uma certa culpa por tudo isso!
Em 29/10/2009, às 09:13:05, Lorde Lobo disse:
Caras, hoje estou mais calmo! Ontem, confesso eu, que estava com a adrenalina um tanto elevada e empolgado em poder expressar o que penso!
Gente, é claro que existem coisas legais sendo produzidas em qualquer lugar! Hellboy é um ótimo exemplo disso, na minha opinião!
Mas quando falei ali acima, estava pensando na coisa enquanto MERCADO!
E gente, enquanto mercado, é assim como falei: SE TENHO UMA REDE DE LOJAS DE SAPATOS, GOVERNO NÃO DEIXA EU IMPORTAR SAPATOS ESTRANGEIROS DESENFREADAMENTE, POIS ISSO PREJUDICARIA A PRODUÇÃO NACIONAL!
Simples assim!
Tentem atravessar a fronteira por terra e trazer de volta mais que U$ 300,00 em mercadoria! A Receita já te pega!
Carlus Alexandre, não posso concordar contigo, amigo! É claro que, se não tivesse esses títulos gringos por aqui, o mercado se adaptaria e, mais que isso, passaria a investir!, nos produtos nacionais!
E com o investimento certo: produção, distribuição e mídia, o consumidor compraria sim!!! E o melhor: nossos produtos evoluiriam ainda muito mais rápido!
Aliás, é bem como o Will falou! Por aqui, só chega a nata da produção deles! E se o que encontramos em nossas bancas é o melhor que eles produzem, já dá pra imaginar o quão ruim é o resto, já quem nem essa nata é tão boa assim! E digo mais: se muitos dos nossos quadrinhos JÁ se igualam ao que vem de lá, imagina com o investimento!
Mais do que eu, carlus, TU és uma baita vítima desse nosso mercado não investidor, pois com o teu talento, meu Deus, deverias viver só da tua arte!
E mais uma vez lembrando: meu objetivo aqui não foi criar confusão ou polêmica! Foi apenas o de pensarmos um pouco a respeito!
Ninguém aqui vai convencer o outro de nada!
E ainda bem que poucos anônimos covardes se manifestaram... deixei a postagem de apenas um, parar lembrar a todos o quanto esse tipo de atitude é tola! Mas continuarei deletando mensagens provocativas de covardes que se escodem em nomes falsos... vamos ter respeito e consideração pelas opiniões de todos!
Obrig
Em 29/10/2009, às 09:34:52, JJ Marreiro | página pessoal disse:
Algo a se levar em conta é essa imposição de estilo e linguagem norte-americanas. Pra vender é mesmo necessário copiar o traço da gringolandia? Ou isso faz parte de uma política de sedução pelo costume, pegando o leitor à partir de um visual para o que ele já foi adestrado?
É impressionante a dificuldade de percepção visual promovida pelo quadrinho gringo de hoje. O exagero do preto, que vem desde a borda das páginas até filtros quer tomam a página por completo deixam o traço do artista imperceptível. É difícil ver o desenho com tanta escuridão. Já fiz arte-final para o mercado americano e o detalhismo é imprescindível. O chato é quando esse material chega no colorista e ele põe filtros que escurecem todas as bordas e a maior parte da imagem. Além disso o efeito blur usado exaustivamente e a colorização over fashion também colaboram para a destruição do traço. Daí alguns idiotas optarem por simplesmente fazerem arte-final digital sobre foto. Parto do princípio de que um bom desenho é melhor avaliado em seu estado de lápis e de arte-final. É simplesmente um engodo quando a computação vem para ocultar a visualização plana do desenho.

Se nós estamos lutando por um quadrinho brasileiro com identidade e qualidade, minha pergunta é: Porque estabelecer o quadrinho gringo como parametro a ser seguido? Porque o traço tem que ser parecido com este ou aquele autor estrangeiro? Porque a revista tem que ter formato americano e ser colorida com um monte de filtros lombrantes?
O que fazemos é quadrinho brasileiro só porque estamos no Brasil? Copiar esses moldes gringos (em seus formatos, cores e linguagem narrativa) também não seria baixar a cabeça ao império dos comics?

Há que se refletir.
Em 29/10/2009, às 11:05:45, Carlus Alexandre | fotolog disse:
Uia eita discussão boa essa,rs...
Lobo meu caro que bom que vc discorda comigo, isso é bom véio, pois já não disseram que toda unanimidade é burra, rs...
Então sei-lá é que tenho essa posição estranha em relação ao mercado, não gosto muito dessa coisa de rotular tipa HQ nacional, Super-Herói Nacional, quadrinho americano, pq isso generaliza muito, é como jogar tudo num caldeirão e misturar tudo, prefiro tipo quadrinho do Lobo, ou quadrinho do Alan Moore essa coisa de ter de colocar uma bandeira junto ao nome do sujeito nunca me agradou, lá como aqui tem muita coisa legal saindo que merece ser lida, devemos levar em conta que lá eles já batalham por isso há anos, tem um sistema de organização antigo que vai desde do marketing à distribuição, e que por aqui ainda estamos meio que engatinhando não só em relação aos quadrinhos mas a quase tudo, infelizmente, eu em 1º lugar sou a favor do bom quadrinho, qual seria esse, aquela que agrada o leitor, que dá aquele tesão (hey, ñ estou falando de hq erótica, rs) em ler e aquele gostinho de quero mais, da expectativa da próxima edição ou do próximo trabalho daquele autor.
Esses dias atrás comprei o Comando V do Allan Goldman, cara confesso que me interesse a princípio pq estava interessado na arte, pq sou fã do cara, mas me surpreendi com o Roteiro do JJ Marreiro, gostei muito da parada e com certeza se já tivesse a próx. edição eu teria comprado, entende, eu sei que é complicado, eu mesmo como vc disse já tentei fazer teste pros americanos mas optei por desistir por que queriam que eu copia-se o estilo que vende o estilo de fulano e sicrano, caras eu não sou uma xérox, tipo coisas de ter de desenhar duas páginas por dia, chegar a ser desumano em alguns casos e como tenho uma base de artista não consegui me sujeitar à isso, sem querer criticar peloamordeDeus quem segue essa linha, cada um...

Em 29/10/2009, às 11:28:14, carlussalexandre disse:
Não me entendam mal não estou dando um tiro no pé só acho que o caminho não é esse, sempre comprei quadrinho nacional e continuarei comprando o que de bom for aparecendo, o melhor álbum que já lí é um nacional, o Tempos de Guerra do José Duval, publicado em 93 eu acho, que sempre foi injustiçado e nunca teve o merecido respeito, acompanho sempre os materiais do Mozart Couto e muitos independentes, bom pelo menos os que eu encontro lá na Comix, infelizmente ainda não tenho muito a mania de comprar on line mas aos poucos eu estou entrando nessa, acho que o negócio é buscar alternativas, mas independente de tudo respeito a opinião geral.

***Numa coisa concordamos, rsrs, tb sou a favor de deletarmos esse pessoal que insulta, quem não tem respeito, que na maioria das vezes nem produzem nada, que só querem bancar os engraçinhos se achando os donos da verdade é que na verdade fazem o maior papel de otários.

Bom é isso parceiro, abraço à todos!!!

Em 29/10/2009, às 14:57:37, Will | página pessoal disse:
Só para explicar... não sou contra a Panini, também não acredito em nada que é imposto, por isso não acredito numa Lei promulgada que obrigue qualquer empresa a publicar um X porcento de material nacional. Também acho que boicotar não é a solução, o que falta ao brasileiro, e não está restrito só aos quadrinhos, é autoestima. É olhar para dentro... e falando só dos quadrinhos, que é o mote disto tudo, tem tanta coisa sendo produzida, e coisa legal, que eu acho impossível que não se encontre algo que agrade a esse ou aquele leitor. Basta parar de ser preconceituoso com o que se produz aqui e "olhar". Existe cópia, existe. São os 90 porcento, mas tem os 10 também.
Em relação as editoras, primeiro precisamos dizer que, no Brasil, em grande parte não passam de republicadoras de quadrinhos. Mas existem editoras de um homem só que estão tentando fazer um bom trabalho... estão batalhando, então não podemos simplesmente jogar tudo no mesmo caldeirão. Não dá para comparar a Panini com a Zarabatana ou com a Marca de Fantasia... cuidado na hora das passeatas.
Vou reproduzir o que disse outro dia numa palestra... ao contrário do que as pessoas pensam o Quarto Mundo não é contra as editoras, a gente não fica se reunindo ou escrevendo e-mails em nossa lista de discussão traçando planos para a derrubada delas, só que também não estamos preocupados em se adequar a elas... estamos preocupados com as nossas revistas. Porque o artista nacional tem que basear sua produção numa editora... porque só é bom se for publicado por uma editora. Qual é vantagem de você ralar para fazer o seu material e depois entregá-lo nas mãos de uma cara para ele dar pitaco na sua obra... Seja você mesmo seu editor, aprenda, controle o seu produto. ah! mas seria tão bom ficar só desenhando... então tá... Marvel e DC estão aí pra isso, se você quiser ser mais um desenhista na longa história do Batman... tudo bem, mas não seria melhor você ser O DESENHISTA da sua história.
Em 29/10/2009, às 14:58:39, Will | página pessoal disse:
Hoje em dia existem os famosos programas do governo de incentivo, sem querer entrar no mérito porque aí a discussão vai pra outro caminho, mas muito autor viu uma porta e uma oportunidade de sobrevivência aí... isso também é outra coisa, não vamos crucificar quem está nessa.
Tem duas coisas acontecendo, adaptações literarias e trabalhos absolutamente autorais sendo viabilizados por esses programas.
Tudo é aprendizado, não estou aqui para dizer o que cada um tem que fazer, nem o que é certo ou errado, muito menos pra dizer "venha, junte-se ao Quarto Mundo que tudo vai dar certo e você vai ganhar muito dinheiro". Não!!!... Crie o seu movimento de quadrinhos independentes, tenho certeza que todo mundo por aqui já faz parte de uma turma que tem anseios parecidos...
Seja empreendedor, vai ser mais complicado mas com certeza mais prazeiroso.
É isso, vamos em frente!!!
Abração!
Nome:
Mensagem:
caracteres disponíveis
E-mail (opcional):
URL (opcional):