Terra Terra Fotolog
Saudades do Rio - Luiz Darcy

Este "fotolog" não tem nenhum interesse comercial e propõe-se a divulgar imagens e fatos do Rio de Janeiro de antigamente.

Caso haja algum item em desacordo com os direitos de propriedade intelectual, por favor, envie-nos um e-mail e retiraremos a respectiva parte ou indicaremos o devido crédito, conforme a sua preferência.

Caso você tenha fotografias familiares sobre este tema e queira partilhá-las conosco, envie-as para luizd.rio@uol.com.br

Categoria: Adulto
Postado por SAUDADES DO RIO em 04/11/2005 07:45

CATEDRAL DO RIO DE JANEIRO - DÉCADA DE 1970
.
Foto da construção da (feiosa) Catedral do Rio de Janeiro, na década de 1970, nas vizinhanças da Avenida Chile.

Esta área, onde se construíram os prédios da Petrobrás e do BNDES, foi uma das últimas grandes intervenções urbanísticas no Centro do Rio.

A Catedral, no Rio de Janeiro, por longo tempo funcionou em "igrejas emprestadas".

Nos primeiros 58 anos de sua história se instalou na igrejinha que Salvador de Sá mandara fazer de adobes e telha-vã, com três naves, no Morro do Castelo, e que foi demolida em 1922 quando acabou o desmonte do morro.

Em 1734, a Catedral foi transferida do Morro do Castelo para a igreja de Santa Cruz dos Militares, onde permaneceu apenas três anos.

Depois mudou-se para a igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, e ali ficou até a chegada da Família Real, em 1808, quando o Príncipe Regente de Portugal, Dom João VI, fez da igreja Nossa Senhora do Carmo, na Praça XV, sua Capela Real, logo elevada, por ele também, à categoria de Catedral.

Só em 1964 foi lançada a pedra fundamental da atual Catedral, que foi formalmente inaugurada em 15/08/1979.

O arquiteto deste monstrengo foi Edgar Fonseca.

A Catedral tem as seguintes medidas: 75 metros de altura externa e 64 metros de altura interna, 106 metros de diâmetro externo e 96 de diâmetro interno, cada vitral: 64,50 x 17,80 x 9,60 metros; área de 8.000 m2, com capacidade para abrigar 20.000 pessoas em pé ou 5.000 sentadas.

O projeto é inspirado na pirâmide que os Maias construíram na Península de Yucatan, no México.

Na base, a pirâmide é quadrada e larga, mas se estreita a medida em que sobe, até tomar, no topo, a forma de um platô.

Diferentemente das pirâmides dos Maias, a Catedral tem forma circular e cônica para significar a eqüidistância e proximidade das pessoas em relação a Deus, lembrando um pouco também a mitra usada pelos bispos nas cerimônias mais solenes.

Os quatro vitrais, que nos dão impressão de estarem abraçados por fios de betão, são também uma afirmação da fé que está na origem e na finalidade maior da Catedral e estão posicionados conforme os pontos cardeais - simbolizam as quatro notas características da Igreja: Una, Santa, Católica e Apostólica ("apud" Arquidiocese do Rio de Janeiro).



Comentários (28):

Em 4/11/2005, às 07:48:42, angelica | página pessoal | e-mail disse:
PARABENS amigo pelo seu poster da epoca de 70 voçe é mesmo um amante de amr o RIO de janeiro
afinal terra maravilhosa cheia de bom astral angelica
bom dia bom dia bjs bjs bjs bjs bjs bjs bjs
sete das sete colinas de UBERABA
angelica
Em 4/11/2005, às 09:04:22, GUI | fotolog disse:
Esse era o meu caminho diário, para o trabalho, há alguns anos atrás. Que saudades...Nana do Gui
Em 4/11/2005, às 09:31:06, JBAN disse:
MONSTRUOSIDADE Construida no local do Morro de Santo Antonio. É o prédio mais feio do Rio de Janeiro.


Em 4/11/2005, às 09:44:32, mariani disse:
tenho que concordar a catedral é feiosa.
Mas me lembra um lugar que tem ali perto e eu gostava muito de frenquentar quando morava no rio ....o bar luiz.
beijos
mariani




Em 4/11/2005, às 09:45:22, Vic | página pessoal disse:
Oi Luiz,

Quantas lembranças boas tenho ao vir aqui...Tenha uma ótima sexta!!! Abraços.Vic
Em 4/11/2005, às 09:46:31, Rafael Netto | fotolog disse:
Faço minhas as palavras do JBAN. Não custa repetir: a Catedral é o prédio mais feio do Rio.

Adorei a frase "O arquiteto deste monstrengo foi Edgar Fonseca". Assim, no meio do texto histórico, como um jato de água fria, reproduz bem a sensação de quem vem ali pela Lapa e se depara com essa coisa.

A Catedral não seria tão feia se estivesse em outro lugar. Na Barra, talvez... E por dentro não é tão feia assim, tem uma certa beleza modernista solene. Pirâmides maias à parte, considero uma cópia malfeita da catedral de Brasília, mas sem a leveza daquela.

Alguém conhece outras obras deste arquiteto? Será que foi o único monstrengo que ele projetou?

A foto também mostra outras coisas interessantes, como a construção do prédio da Petrobrás e os carros multicoloridos dos anos 70. Não há vestígio do prédio do BB na Senador Dantas, mas não dá pra ver se o terreno já estava sendo preparado.
Em 4/11/2005, às 10:02:16, analuciafrusca | página pessoal disse:
Isso é que é post. Bela imagem do passado e história do Rio.
Volto daqui a pouco para um post duplo,com certeza!
No momento estou ocupadíssima, saudando o sol, de algum lugar fora de casa!
beijos

P.S.-se continuasse chovendo, acho que ia enlouquecer!
Em 4/11/2005, às 10:11:23, Malú Auler | página pessoal disse:
INTERESSANTÍSSIMA A HISTÓRIA DA CATEDRAL.
SÓ ESPERO QUE O ARQUITETO NUNCA SAIBA O QUE PENSAM DE SUA OBRA PRIMA! RSRS
BJS
MALÚ
Em 4/11/2005, às 10:36:39, Manuel Conde disse:
Luiz: Como é usual em ti, completa e minuciosa informação sobre a história das diferentes épocas e igrejas que eventualmente foram sede da Catedral até a construção da nova., que concordo com todos os comentários, é arquitectónicamente feia e sobretudo, muita fria e pouco espiritual para um templo católico. Eu como sabes, trabalhava prácticamente ao lado e varias vezes a visitei ao longo do periodo da minha estadia no Rio.
Em 4/11/2005, às 10:50:50, Rafael Netto | fotolog disse:
Uma curiosidade, não sei se alguém saberia... Quem pagou a conta dessa trozoba? A Igreja sozinha? O Estado ou a iniciativa privada participaram?
Em 4/11/2005, às 11:57:52, AG disse:

Luisíssimo,
o problema não é quem projeta um troço desses. O problema é quem aprova a trapizonga. E sabe que é Roma que dá a palavra final? São os cardeais lá, não sei de que departamento, que dizem "nihil obstat" para qualquer coisa que leve o nome da multinacional.
Como a padralhada de Roma mal sabe em que selva fica esse tal de Rio de Janeiro, para eles tanto se lhes dá se a coisa for feia ou bonita. A única coisa que interessa é que os royaltys sejam mandados para a matriz religiosamente. Já pensou quanto dá uma Catedral de Apareceida, por exemplo ?; com aquelas barraquinhas todas vendendo de água benta a um pedacinho sagrado das cuecas de São Pedro ?

Enquanto isso, em nome sei lá de que fé, somos obrigados a aguentar essas afrontas à nossa cidade. Por isso é que eu digo em latim vernaculo " Papemus Papa"
Em 4/11/2005, às 12:24:33, Roberto Tumminelli | página pessoal disse:

Vcs j abem do que acho dessa construção, pois ja falei varias vezes no meu fotolog. Mas repito:

UM HORROR!! Temos muita construção medonha aqui no Rio, mas essa COISA é insuperável.

:-)))
Em 4/11/2005, às 12:37:17, Andre Decourt | página pessoal disse:
Esse prédio é um aborto, eu acho ele horrível prá mim punha abaixo sem dó nem piedade
Em 4/11/2005, às 13:01:00, Luiz D´ | página pessoal disse:
Para quem não conhece, vale a pena ver o "post" de hoje da Ana Lucia, em http://fotolog.terra.com.br/anlufrusca:602

Quanto à aprovação de Roma, soube que quem deu o "nihil obstat" final foi aquele cardeal, Dom Bertoni (ou seria Don Bertoni?), tio do próprio...
Em 4/11/2005, às 13:02:12, ana lucia | fotolog disse:
Voltei, agora com mais tempo e mais calma para dizer que concordo plenamente com os epítetos "feiosa" e "monstrengo".
O prédio, de estilo modernoso, não combina, em absoluto com outros das cercanias, sobrados remanescentes ainda da época da ocupação da cidade, tombados pelo patrimônio historico.
Por outro lado, concordo que combinaria imensamente com o "clima arquitetônico" da Barra da Tijuca, entre espigões e estátuas da Liberdade.

O post duplo já está lá, só foi difícil achar um texto para ele, uma vez que o seu já abordou competentemente o assunto. (para variar!)
E a foto da Catedral em meu post não está lá essas coisas, porque (também para variar) foi feita de dentro do carro em parada de um segundo, se tanto.

beijos


Em 4/11/2005, às 13:09:56, Flávio | página pessoal disse:
Muito interressante em conjugação com o post da Ana...
Abraços!
Em 4/11/2005, às 13:46:38, analuciafrusca disse:

Ahá!

Dessa vez você errou, não é esquina de Domingos Ferreira com Figueiredo Magalhães...
Conheço bem Copacabana, passei minha infância aí, mas não moro em Copa!
Valeu a tentativa!
Realmente o visual é muito parecido.

beijos
Em 4/11/2005, às 14:27:17, AG disse:

(transcrito sem a devida licença do flog incrível do Rafael Netto)

Luizíssimo,
minha carreira de crítico cinematográfico começou no Caihers du Cinéma, ainda muito criança.
Minha saída de lá deveu-se a uns cachações que andei distribuido pela cara do Godard quando ele sentava na mesa ao lado da minha. Jean-Luc gostava de afanar às escondidas os meus Galoises e eu não gostava disso. Um dia dei-lhe um repelão e o francesinho esquálido e enfermiço, rolou sobre a velha Underwood e estabacou-se todo. Como vingança me retratou no filme Pierrot Le Fou, que aliás, como tudo do Godard, é chato pra caramba. Verdade seja dita, qualquer filme do francezinho desequilibrado é um pé no saco.
Portanto, meu caro Luiz, foi assim que tudo se passou.
O cinema em Paris que mais me agrada fica na rue Saint-Andres des Arts e a sala (misto cinema e teatro) chama-se La Chochotte; que antes que algum engraçadinho de mente suja queira fazer piada, trata-se, numa tradição livre, de "coisa confortável". Mas também pode ser traduzido como "coisa assustadora"
Em 4/11/2005, às 15:21:25, ELKA | página pessoal disse:
em termos urbanos...imagino que sim
e ainda teriamos olhinhos azuis ...rssss
Em 4/11/2005, às 15:28:03, analuciafrusca | página pessoal disse:
Luiz
não consigo comentar no flickr, deixo portanto, pedindo a devida licença a você, um recado ao Tuminelli:

Concordo e assino embaixo. Quando quiser demolir todas aqueles "Delírios de Arquitetos Loucos" que citou no meu post da Catedral, pode me chamar para fazer parte da equipe, desde que com a devida autorização dos órgãos competentes e da Prefeitura, é óbvio!

(louca, mas nem tanto!)


Em 4/11/2005, às 15:59:55, Ze Rodrigo | página pessoal disse:
Certamente o arquiteto não acreditava em Deus...
Em 4/11/2005, às 16:12:20, Mauro_AZ disse:
Sempre que vejo esse predio, tenho uma inevitavel sensacao que se trata de um monumento representando uma enorme capsula espacial pousada na Terra.

E faco questao de esclarecer que sou um cetico racional, que considera que os escritos de Erik von Daneken (Eram os Deuses Astronautas?) sao, na melhor das hipoteses, apenas uma fantasia sem evidencia factual.
Em 4/11/2005, às 18:18:55, analuciafrusca | página pessoal disse:

Luiz, já que todo mundo brinca com meu nome, antes disso, brinco eu mesma! Desse modo, ninguém fica constrangido.

Obrigadíssima!Uma mísera estrela de milionésima quinta categoria receber tal comentário do resplandecente Cruzeiro do Sul é uma glória celeste!

beijos
Em 4/11/2005, às 19:40:53, Vic | página pessoal disse:
Luiz,

Hoje, excepcionalmente o meu cantinho tá um pouquinho carioca...Sendo este o mais carioca fotolog que conheço,queria poder ter a honra da sua visita.Se puder, ficaria feliz.Obrigada e um grande abraço.Vic
Em 4/11/2005, às 23:30:48, Karen | fotolog disse:
oi, luiz

gostei da explicação..
quem olha a igreja, na sua maioria, não sabe o significado dessa forma meio diferente.

tenha um bom final de semana.

bj, karen
Em 18/09/2006, às 17:39:39, Thaís | e-mail disse:
A catedral foi construída basicamente com arrecadação dos fiéis.

Depois de ter sido expulsa da última de suas moradias (se não me engano da igreja de São benedito dos homens pretos), o governo doou o terreno para a igreja com a condição dela ser contruída e manter serviços sociais. Utilizaram o Slogan: "Meu presente de natal à Catedral" para arrecadação dos donativos.

Ela pode ser um prédio exteriormente feio, mas provoca o arrebatamento dos fiéis no seu interior - o que pode ter sido um bom motivo para sua aprovação pela capital.

Algumas igrejas hoje mantém um estilo mais modernoso, como a Sangue de Cristo, na tijuca.

Ótimo post, luiz!
Interessante essa referência aos maias.
Em 28/12/2006, às 17:25:27, Luiz Henriques Neto disse:
A igreja é horrorosa e parece mais a Torre de Babel! E o pior é que quando você pensava que não poderiam fazer nada mais feio, lá nos anos 80 começaram a construir o campanário, que parece uma caixa d´água!!!!
Em 3/05/2008, às 17:20:16, palladio disse:
Olha, a informação que tenho é que a inspiração foi a cápsula da Apollo XI, numa referência à uma nova era (o terceiro milênio), que se aproximava. Também é originária das mudanças nos ritos da igreja, a partir do Concílio Vaticano II, que aconteceu nos anos 60 e, entre outras mudanças (como o fim da missa em latim e do padre virado de costas aos fiéis, também se propôs a forma circular das igrejas para dar uma melhor visão e participação de todos (não custa lembrar que têm a mesma forma a catedral de Brasília e a Igreja São José na Lagoa).
Mas concordo que é uma forma muito bruta e infeliz (embora, no interior, os 4 painéis verticais fiquem belíssimos iluminados).
Nome:
Mensagem:
caracteres disponíveis
E-mail (opcional):
URL (opcional):