Comentários (31):
Em 23/10/2009, às 06:08:46,
Lavra
disse:
Seria, esse fotologueiro, um dos meninos que aparecem na foto?
Em 23/10/2009, às 06:13:46,
JBAN
disse:
Cruzeiros ? Em 1905 ? Não estaríamos falando em Réis ? O Cruzeiro foi instituído em 1942.
Sempre gostei de olhar aqueles quadros de formaturas pendurados nos corredores do Colégio.
Em 23/10/2009, às 07:19:58,
Plinio
disse:
Luiz, acho que esta fotografia já foi publicada. Acho que a vi outro dia quando via postagens antigas no seu fotolog.
A fotografia 1/2 é daquelas que nos fazem pensar como somos transitórios. Provavelmente nenhum dos que ali aparecem está vivo.
Este prédio desapareceu quando? E não está faltando a parte superior de um dos ornamentos do telhado do prédio?
Em 23/10/2009, às 07:35:00,
Ciro
disse:
Em que local ficaria exatamente este prédio? Onde hoje está o edifício do colégio, ao lado da igreja?
Em 23/10/2009, às 07:43:43,
JBAN
disse:
Vale foto repetida desde que o texto e o contexto sejam diferentes. Esse regra já foi amplamente discutida aqui nos fotologs.
Esse casarão lembra a Casa de Rui Barbosa, na mesma rua.
Se a foto 1/2 é de 1905, ninguém ali está vivo.
Em 23/10/2009, às 08:25:09,
Andre Decourt
|
página pessoal
disse:
Arquitetura de fato muito parecida com a casa de Ruy Barbosa, como também deveria ser de outras boas casas desse período que possivelmente foram sofrendo reformas ao ongo dos anos 20 e 30 até caírem a partir dos 40.
Me lembro de um dos quadros mais antigos de formandos, se não me engano era de 1909 ou 1911 e tinha uns 12 alunos, no máximo
Em 23/10/2009, às 08:35:53,
RENATO
disse:
Proporcionalmente, me parece que antigamente quem possuía ostentava muito mais que hoje.
Morar atualmente num condomínio mesmo que seja de alto luxo não é tão impactante quanto morar em mansões ou em casarões como antigamente.
Prédios, por mais confortáveis que sejam é de certa forma muito informal além do que viver em condomínios, mesmo os mais ricos é sempre muito complicado. A descarga sanitária do milionário de cima quando vaza sujara o imóvel do milionário que mora abaixo sempre causará dor de cabeça, a diferença que o reparo virá bem mais rápido.
O ensino em poucas escola particulares atualmente de longe superam a proposta falida do governo de promover educação, salvo raríssimas exceções deste. Na maioria dos casos, escolas privadas competem pau a pau com as publicas no quesito não ensinar.
Imagino como deve ser complicado a um professor lecionar numa escola privada de elite. Deve entrar em sala de aula se borrando de medo de falar algo e "ofender" um filinho do papai e levar um pé no traseiro perdendo o emprego. Por outro lado, via de regra, espera-se que os alunos dessas escolas por terem tido a princípio, uma educação de base em casa sejam educados e comprometidos com os valores de uma Escola.
Não é fácil ser professor no Brasil. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!
Em 23/10/2009, às 09:23:07,
BELLETTI
disse:
Os meninos da foto 1/2 parecem formar um time britânico.Não levam pinta de moleque brasileiro para jogar bola.
Renato falou e disse.
Em 23/10/2009, às 09:33:25,
NALU
disse:
Um primo da mamãe, Fábio, era um dos mais antigos alunos do Santo Inácio ainda vivos. Faleceu, aos 101 anos, há cerca de dois anos, acho.
Em 23/10/2009, às 10:19:29,
JBAN
disse:
Escola sozinha não faz milagres. Tem que haver um ambiente propício à educação e à cultura em casa. Os pais não podem se eximir de responsabilidade porque colocaram os filhos em um colégio, seja ele particular ou público. As famílias têm a responsabilidade de criar cidadãos. Dar carinho, amor, respeito ao outro e responsabilidade. Caso contrário criam os monstrinhos anti-sociais que vemos circulando em seus carros com insufilme preto por aí, ou pichando muros, ou ultrapassando o sinal ou estacionando em qualquer lugar ou enchendo o saco da vizinhança ou levando o seu cachorrinho para fazer cocô na calçada do vizinho ou batendo em uma mulher no ponto do ônibus ou incendiando um pobre coitado dormindo em uma marquise ou aceitando um cargo comissionado para não fazer nada ou fraudando a previdência ou, ou, ou, ou...
Em 23/10/2009, às 10:44:17,
Alcyone
disse:
Calma JBAN.
Um bom colégio, entre outras coisas nos ajuda a levar por toda a vida, boas amizades.
Em 23/10/2009, às 11:39:54,
Pgomes
|
página pessoal
disse:
Da primeira foto não deve haver alguém vivo, mas filhos ainda deve ter vários. Pena que são poucas pessoas que tem curiosidade em pesquisar o passado familiar.
Em 23/10/2009, às 11:54:10,
JBAN
disse:
Tia Alcyone,
O que eu disse não se contrapõe à sua afirmação. Não entendi.
O nervoso aqui é o Renato.
Em 23/10/2009, às 12:03:08,
Economista
disse:
O valor do aluguel era três vezes mais baixo do que o 1 porcento do valor da venda.
Há alguma coisa estranha por aí...
Em 23/10/2009, às 12:07:04,
BELLETTI
disse:
Esta discussão da formação de carater e conceito de bandidagem é muito interessante.Vi uma materia mostrando que em Vitória (ES) existe um galpão com mais de 50 super carretas apreendidas pela Polícia Federal e que o preço médios delas variam de 500 mil a 1 milhão de reais.Estas carretas foram importadas por empresários inescrupulosos e seriam todas vendidas a bacanas de São Paulo, que também levam vantagem comprando abaixo do preço.Os empresários e os compradores naturalmente não vieram de familias ralés.
Em 23/10/2009, às 12:56:07,
Alcyone
disse:
JBAN, você esta certíssimo no seu comentário das 10.19. O meu calma JBAN, foi porque já tinha muito ou, ou, ou e temi pela sua pressão.
Preocupações de matriarca. Só isso.
Em 23/10/2009, às 13:19:45,
Lexotan
disse:
O Sr. JBAN só toma tarja preta. Eu sou tarja vermelha.
Estou reservado parao Nanato.
Em 23/10/2009, às 13:21:13,
Wagner Bahia
disse:
O Brasil, apesar dos avanços, ainda privilegia as elites. A vergonhosa distribuição de renda que mostramos é um reflexo disso. E o reacionarismo resiste,,,
Em 23/10/2009, às 13:45:31,
Luiz D´
|
página pessoal
disse:
O Plinio tem razão. A fotografia já tinha sido publicada em 2006. E falta mesmo uma parte de um dos vasos da cobertura.
O JBAN tem razão. Não havia cruzeiros na época (copiei o texto de onde tirei a foto). E também no comentário das 10 horas.
Ciro, imagino que o prédio ficasse no terreno bem em frente aonde é hoje o prédio novo. Não sei a data da demolição deste prédio, mas durou pouco, acho eu.
NALU, por acaso o primo de sua mãe seria o Fabio Penna da Veiga, pai do Edmundo?
Em 23/10/2009, às 13:52:07,
Derani
|
fotolog
disse:
Puro estilo Neo-Clássico, provávelmente construído por algum nobre da Corte.
Os porões altos deviam servir de senzala.
Em 23/10/2009, às 13:56:45,
Maria Inês
disse:
Botafogo era um bairro nobre com mansões e mais mansões.Vocês repararam que ainda não tinha a imagem do Cristo no Corcovado?
Em 23/10/2009, às 14:11:47,
Comentarista de Botafogo
disse:
A Estátua só apareceria 26 anos depois desta foto.
Em 23/10/2009, às 14:31:21,
NALU
disse:
Dr. Luiz D': Sim, é Fábio Penna da Veiga, exemplo do que é uma boa formação.
Em 23/10/2009, às 16:15:42,
Observador Atento e antenado
disse:
A Maria Inês descobriu a pólvora. Nessa época Cristo ainda pregava na Galiléia. Só depois que morreu e virou estátua no terceiro dia é que foi vendido pelos romanos e foi colocado alí em cima daquele morro da corcova.
Em 23/10/2009, às 16:54:57,
Intelectual
disse:
Padre deve rezar para que acredita e não se intrometer nas atribuições exclusivas do estado.
Religião é lixo.
Em 23/10/2009, às 17:01:20,
Richard
disse:
Com licença JBAN.
Meu comentário é: idem às 10:19:29 JBAN disse.
Em 23/10/2009, às 18:19:00,
JBAN
disse:
Vou começar a cobrar copyrights.
Eu tomo remádio tarja preta, mas é aquele escocês que tem um camaradinha andando no rótulo.
Em 23/10/2009, às 18:27:18,
Richard
disse:
Joãozinho Andarilho é um dos melhores tarja preta.
Em 23/10/2009, às 19:26:43,
Marcelo Almirante
disse:
Uai, nessa era não eram Réis em vez de cruzeiros ? A bagunça começou em 1942 ...
Em 23/10/2009, às 20:58:49,
Observador Monetário
disse:
Acorda Almirante !! Isso já foi dito às 6 da manhã. Está atrasado.
Em 24/10/2009, às 01:36:17,
JBAN
disse:
Bar vazio. Vou voltar para o meu "tarja preta".