Terra Terra Fotolog
Saudades do Rio - Luiz Darcy

Este "fotolog" não tem nenhum interesse comercial e propõe-se a divulgar imagens e fatos do Rio de Janeiro de antigamente.

Caso haja algum item em desacordo com os direitos de propriedade intelectual, por favor, envie-nos um e-mail e retiraremos a respectiva parte ou indicaremos o devido crédito, conforme a sua preferência.

Caso você tenha fotografias familiares sobre este tema e queira partilhá-las conosco, envie-as para luizd.rio@uol.com.br

Categoria: Adulto
Postado por SAUDADES DO RIO em 29/10/2009 06:30

HOTEL JOURDAIN
.
Um bom programa para o próximo fim de semana prolongado seria passar uns dias no Hotel Jourdain (Estrada da Cachoeira, no Alto da Tijuca), dirigido por Oscar Lecroq e cujo telefone tem o número 2010.

"Ce splendide hôtel donc la réputation est universelle, par sa situation au milieu des montagnes et des cascades de la Tijuca, offre aux voyageurs un séjour agréable des plus salutaires.

Cet établissement possède bains de natation, cascade, douches, bains chauds, ainsi qu´un Grand Caramanchon, pour restaurant champêtre.

La Cuisine française est soignée d´une façon toute particulière par un chef très habile.

La Cave est garnie des vins de tous pays et des meilleurs crûs. Le service est fait avec le plus grand soin. Déjeuners e Dîners à toute heure. Table d´hôte à 10 heures du matin et 5 heures du soir.

Voitures et chevaux à toute heure pour les excursions aux splendides sites des environs.

Au Largo S. Francisco de Paula on trouve les bonds (tranways) allant jusqu´au bas de la montagne de la Tijuca.

Un service de diligences conduit les voyageurs à la porte de l´hôtel Jourdain."

Era uma época em que a cultura francesa dominava o Rio, havendo muitos cariocas que falavam fluentemente o francês, Anatolo France era destaque na literatura, bem como todos os grandes pintores da transição do século XIX para o século XX.

A partir de meados do século XX o Rio teria a influência francesa substituída pela americana.

O anúncio do hotel diz mais ou menos o seguinte:

"Este esplêndido hotel cuja reputação é universal, por sua localização no meio das montanhas e cascatas da Tijuca, oferece aos viajantes uma estada agradável das mais saudáveis.

Este estabelecimento possui banhos de natação, cascata, duchas, banhos quentes, bem como um Grande Caramanchão, para restaurante campestre.

A cozinha francesa é cuidada de uma maneira toda particular por um "chef" muito hábil.

A adega é abastecida de vinhos de todos os países e dos melhores "crûs". O serviço é feito com o maior cuidado. Almoços e jantares a toda hora. Serviço para hóspedes às 10 horas da manhã e 5 horas da tarde.

Viaturas e cavalos a toda hora para as excursões aos esplêndidos locais dos arredores.

No Largo S. Francisco de Paula se encontram os bondes (tranways) que vão até à base da montanha da Tijuca.

Um serviço de diligências conduz os viajantes à porta do Hotel Jourdain.



Comentários (48):

Em 29/10/2009, às 07:07:11, Lavra disse:
Estou plenamente convencido a me hospedar nesse hote. Feito para pessoas exigentes como eu.
Em 29/10/2009, às 07:20:20, Plinio disse:
Onde seria exatamente esta estrada da Cachoeira?
A propaganda do hotel, se for verdadeira, é mesmo um convite a um bom programa no próximo feriadão.
Na minha opinião foi uma pena que a cultura francesa praticamente desaparecesse engolida pelo rolo compressor americano.
Em 29/10/2009, às 08:14:49, CIDINHA BUGANZA | fotolog disse:
adoro lugares assim.
Em 29/10/2009, às 08:31:52, Menezes disse:

Não conhecia nada sôbre este Hotal, mas fico preocupado pois os belos lugares lá no Alto estão ameaçados. Não sendo pessimista e já sendo:
Será que hoje é entrada de alguma favela lá no Alto da Boa Vista?
Vamos aguardar os demais comentários então.
Em 29/10/2009, às 09:09:34, Ze Rodrigo disse:

O Alto da Boa Vista ainda possui locais apraziveis para ser passar um bom fim de semana.
Vou passear por lá neste feriado, se der passarei no Hotel Jourdain para provar um seus vinhos.
:-)
Em 29/10/2009, às 09:22:42, JBAN disse:

Cidinha Buganza, ex-chacrete, adora lugares assim e faz parte do fan-clube D', O Dr. Kildare da Montenegro.

Em 29/10/2009, às 09:25:34, JBAN disse:
Fora do foco:

Faleceu na 3a. feira passada, o Sr. João Gomes da Silva, português de trás-os-montes, que a frente do Angú do Gomes, matou a fome de muitos madrugadores do Rio de outros tempos.

Salve o Gomes do Angú do Gomes !

Em 29/10/2009, às 09:47:05, RENATO disse:

O Alto de Boavista foi um local muito agradável até o início dos anos 80. Lembro-me das noitadas na praça do Alto nos PUBS e no Roller Blade. Nem bem havia chegado o meio da década e já não se podia mais aproveitar aquela região pois a violência promovida pelos marginalzinhos de classe média inviabilizaram quem queria ir lá para beber com moderação, conversar e paquerar e namorar nas estradas. Vendo a zorra instalada, rapidamente o favelê do redor tratou de ocupar a área e só restou jogar a pá de cal.Tem décadas que não passo por ali.


Até meados dos anos 70 ainda se ensinava o francês nas escolas públicas. Era opcional aos alunos escolher entre ele ou o inglês. Eu nunca gostei do idioma francês. Para os químicos que seguem a área de catálise, este idioma é fundamental uma vez que a França possui centros de pesquisas avançados nessa área. Não gosto da sonoridade, o parisiense é arrogante, só são simplezinhos fora da França e quando precisam de auxílio e não pense que ao viajar para lá somos olhados com bons olhos, mesmo balançando euros nos balcões e restaurantes. Por incrível que pareça o americano consegue ser nos EUA mais simpático ao turista que o francês na França. Acho que o termo sogra = bruxa foi criado à partir de uma sogra francesa. Não falo, não leio, não entendo, não quero aprender e não invejo quem sabe o francês. A esposa d eum primo com 9 anos de Aliança, fluente, fez os 2 últimos anos com professores nativos ao chegar na França foi destratada por ser turista, latina e falar com sotaque horrible o francês. Trabalhei na Michelin, conheço a corja e depois em outra empresa, trabalhei com um francês bem nojentinho. Ano passado numa visita técnica a uma indústria química onde estava um francês "espionando" o processo, com pretexto de intercâmbio, pra variar antipático. Uh-lala
Em 29/10/2009, às 10:07:01, JBAN disse:

RENATO acabou de ganhar um inimigo. Aliás, dois.

RENATO, discordo do estereótipo. Estive na França e não tive o menor problema com meu inglês e meu francês de Rendez-Vous da Lapa.

Aliás acho que a negatividade realmente só atrai coisa ruim. É incrível como as pessoas tem um "azar" danado. Saravá !

Em relação aos americanos, é verdade. São mesmo simpáticos, mas em geral superficiais.
Em 29/10/2009, às 10:15:47, Ciro disse:
Frances e italiano são as linguas mais bonitas do mundo.
Em 29/10/2009, às 10:39:20, BELLETTI disse:
Qual seria a diária?Vou tentar me aventurar se houver algum "pacote".Seguindo orientação, vou de bonde.
Em 29/10/2009, às 10:53:26, Derani | fotolog disse:

Cáspite!

Mais um sórdido estabelecimento francês oculto pelas folhagens das verdejantes matas da Tijuca!
Histórias tenebrosas correram de boca em boca sobre estes antros!

E não queiram saber o que é um "Grande Caramanchão" !

Nem as mais amorais escórias humanas haveriam de aprovar.
Em 29/10/2009, às 11:07:11, Bia disse:
Uma amiga minha brasileira , casada com um francês e moraadora de Paris sempre reclama da grosseria dos parisienses. Disse-me ela que agora tem uma tática: quando eles dão uma "patada" ela responde com uma "patada" maior ainda. Diz ela que funciona....
Em 29/10/2009, às 11:15:13, NALU disse:
Bem-vindo, Dr. D'! Eu já estava apresentando os primeiros sintomas da síndrome da abstinência.
O hotel devia ser um charme. Seria perto da cascatinha do Taunay? Mas, à noite...todos deviam tremer de medo de ser atacados pelo "Grande Caramanchão", oh céus!
Em 29/10/2009, às 11:21:43, Candeias disse:
Há canalhas e nojentos em qualquer país, não se deve fazer generalizações. E, quanto à antipatia dos franceses, especialmente os parisienses, acho que a antipatia ou simpatia deles depende muito de nosotros. Quando estive por lá só tive um probleminha, resolvido com uma "patada" seguida de um sorriso. O monsieur, sem saber o que fazer, acabou sorrindo também.
Quanto ao hotel, tentei ligar para o 2010 mas não consegui completar a ligação. Será que precisaria da ajuda de uma operadora?
Em 29/10/2009, às 11:45:45, Derani | fotolog disse:

Os franceses de outras cidades que não Paris são, em geral, bem simpáticos, principalmente os mais velhos que até "puxam conversa".
Os de Paris, por razões históricas e culturais é que são mais ranzinzas.

Mas a "patada" de volta funciona que é uma maravilha.


Em 29/10/2009, às 12:11:36, JBAN disse:

Tinha gente que corria para lá pensando que o hotel tinha "um grande Cara Machão".

Em 29/10/2009, às 12:12:48, JBAN disse:

Beletti,

"pacote" e "bonde" nas matas da Tijuca ? É melhor tomar cuidado.

Em 29/10/2009, às 12:16:05, JBAN disse:

Os piores são os franceses de Rouen, mais conhecidos como os "calabreses da França". Não queira topar com um !

O Telefone 2010 somente é acessado através do aparelho que se encontra instalado na Mansão Pintáfona. Umas maniveladas vigorosas, um pedido educado à telefonista e voilá !

Em 29/10/2009, às 12:17:58, Marcelo ZS (fake) disse:
Há Renatos e nojentos em qualquer país, não se deve fazer generalizações. Sera que a vida útil depois dessa postagem? Vive la France mes enfants.
Em 29/10/2009, às 12:28:47, Conde di Lido | fotolog disse:
.
Existem algumas leis no planeta que, por mais que o tempo passe, permanecerão inabaláveis.

Em termos de cidades e povos também é assim.

1- "Que os parisienses são mal educados e arrogantes"...morei lá por dois anos e JAMAIS fui mal tratado por um parisiense. Fui sim maltratado por imigrantes em Paris: árabes, portugueses, russos, etc; que dominam os contatos mais próximos às pessoas como taxis, balcões, etc.
Conheço inúmeros franceses que moram aqui e todos são muito simpáticos e agradáveis. Inclusive a minha melhor amiga ( morta no vôo 477 da Air France) era adorada por todos.

O que acontece em Paris e mesmo em NYC é a quantidade de turistas que se renovam aos milhares dia a dia, sujando as cidades, pedindo informações de 5 em 5 minutos e, principalmente, desrespeitando os costumes locais.
Conhecí, quando morava lá, um dono de hotel que não aceitava brasileiros pois um grupo que lá tinha sido hospedado, pintou as paredes do hotel de FEZES durante a noite. Que reação esperar do dono do hotel? Simpatia?

Outra "lei" é brasileiro dizer que "Miami é uma merda"...Ficam lá 3 dias, em excursão da CVC, compram tênis e MP3 na Flagger St., comem no McDonald's e saem dizendo que a cidade é um lixo.
Ledo engano!
É uma cidade linda, segura, com os melhores hotéis, restaurantes, passeios, e mais barata do que o Rio de Janeiro.

Além do mais, o espanhol não é "grosso" e nem o português "burro", como estamos acostumados a ouvir.

Cada povo tem seus costumes. Temos que respeitá-los.


Em 29/10/2009, às 12:37:30, JBAN disse:

Concordo com o caríssimo Conde di Lido em gênero, número e grau.

Informação: A ausência de postagem do Barão de Montenegro no dia de ontem deveu-se ao trabalho demandado para a preparação do "post" bilíngüe de hoje.

Em 29/10/2009, às 12:42:35, AD disse:

Choque de Ordem em Cascadura há 53 anos !
http://fotolog.terra.com.br/sdorio:1601
Em 29/10/2009, às 12:43:38, Candeias disse:
O nosso nobre Conde, um sobrevivente da guilhotina, matou a pau.
Em 29/10/2009, às 12:48:30, RENATO disse:


Turistas estrangeiros fazem cada coisa aqui também! eu mesmo já cada coisa em restaurantes pela cidade! Conversem um dia com uma camareira de hotel, elas não mordem, não precisa ter medo! e saberão do que suíços, franceses, americanos, canadenses e principalmente orientais e africanos fazem nos quartos de hotéis aqui no Brasil. Gente casca grossa e aqui entram até astros internacionais que faturam milhões mas vem de um raíz podre, e raízes podres não podem dar bons frutos, é igual em qualquer lugar do mundo mas que o francês é grosseiro, isso eles são!
Em 29/10/2009, às 12:50:35, JBAN disse:

Candeias, O Conde escapou da guilhotina, mas com seqüelas...
Em 29/10/2009, às 12:57:18, BELLETTI disse:
JBAN,
Será que o Hotel não contratou a milícia? De qualquer forma valeu o lembrete.
Também concordo com o Conde.Minhas experiencias são similares.
Em 29/10/2009, às 13:06:44, Alcyone disse:
Um hotel muito charmoso que passa uma imagem bucólica de muita tranquilidade. Se inspirar mais profundamente, sente-se o cheiro da mata.

Em 29/10/2009, às 13:26:22, Marginalzinho da classe média. disse:

RENATO, pelo que você escreveu acima faço uma pergunta:

Quem ia a noite para o Alto beber "moderadamente" e paquerar?
Aquilo lá sempre foi esconderijo noturno de quem estava na contramão ou na infração. O lazer passava longe.
Agora não me venha dizer que foi a favelização que afugentou os "nobres" freqüentadores do alto.
Quanto ao resto...não falo francês, portanto não opino.
Ora bolas!

Obs: Ô CONDE, quer dizer que êles são umas pérolas quando estão no BRAZIL?
Em 29/10/2009, às 13:49:39, JBAN disse:

Hotel onde a camareira morde é mais caro... A procura é enorme.

Alcyone, Não inspire profundamente se o bonde passar e o pacote estiver aberto. O barato vai ser grande.

Afinal, onde é a Estrada da Cachoeira ? Até o Lord Zé, que foi criado nas matas da Tijuca, tal como um Mogli tupiniquim, não conseguiu localizar. Ficaria dentro do atual Parque da Tijuca ?

Em 29/10/2009, às 15:23:43, Alcyone disse:
JBAN, estava sonhando com a beleza que era naquela época. Garanto que não haveria nenhum problema com uma inspiração mais profunda.
Em 29/10/2009, às 15:34:10, Evelyn disse:
Nanatoooo

Acho que você está passando por um período que em astrologia chama-se "inferno astral", precede alguns dias da data do aniversário.

Existe uma tendência, digamos assim,de cultura, de costumes, de temperamento: o baiano é calllllmoooo, o paulista mais "estressado", o carioca é mais gozador, o inglês, solícito mas com uma certa reserva e por aí vai.

Daí a rotular, generalizar, nem todos são assim," sempre, nunca, todos e ninguém" são palavras que devem ser usadas com cuidado e reservas


Quanto à arruaças em hotéis, acho que vai muito mais longe que nacionalidade, é educação, é berço e quem não tem não devia nem ir à birosca da esquina, já diziam os antigos: "Não sabe se comportar? Fique em casa!".
Em 29/10/2009, às 15:44:52, Etiel | e-mail disse:
Sr. Luiz,
pemita-me este "fora de foco" para lembrar o falecimento de Seu João Gomes.

Ícone (não é assim que dizem hoje) dos anos 50 e 60 em nosso Rio.

Seu angu, com a barraca-base na Praça XV, era parada obrigatória
dos notívagos e trabalhadores que voltavam/vinham para/de Niterói.

Gomes e o camelô das canetas, um tal de Sylvio Santos, eram a dupla folclórica em frente às Barcas, nos anos 50.

Lembro-me da versão light do angu, preparado p/ paladares frescos como o meu: lingüiça fina mineira em vez do bofe e miúdos da receita original.

Os que vínhamos, tresnoitados, dos salões de sinuca da Lapa (Azul, Indígena) ou cinelândia (Palácio), caminhávamossôfregos até o angu do Gomes.

Que bons tempos eram aqueles nossos maus tempos!

Não havia MacDonalds, lei seca, tevê globo etc etc.

Mas a gente andava pelas ruas do centro do Rio a qualquer hora, sem medo de ser feliz.

Sr. Luiz,dá p/ homenagear, neste fotolog indispensável, o tramontino João Gomes?

Ficarei emocionado e grato.

Em 29/10/2009, às 15:55:47, JBAN disse:

O único Baiano que morreu de enfarto virou nome de aeroporto.


Em 29/10/2009, às 16:00:00, Marcelo ZS (fake) disse:
Haja camareira e guilhotina para aguentar o Conde.
Evelyn tem razão Nanatoo cadê a galochxa?

Em 29/10/2009, às 16:08:00, Evelino disse:

Como será o Mineirinho ?
Em 29/10/2009, às 16:15:48, Ze Rodrigo disse:

Descobri que José de Alencar, em seu romance Sonhos D'Oro, faz menção ao Hotel Jourdain quando um de seus personagens vai fazer um piquenique a cavalo na "Vista dos Chins".
Em 29/10/2009, às 16:42:33, Marron disse:
Linguiça fina mineira é com a Evryn mesmo.
Em 29/10/2009, às 17:03:11, Evelyn disse:

Evelino, que deve ser = Urubulino, que deve ser = Marron ( = J--N?)

Você está bem?

Ah, bom!
Em 29/10/2009, às 17:10:53, Praxedes disse:

Soube que o dono do fotolog é Urubulino (com o perdão da má palavra).

Evelyn navega por águas perigosas.

Em 29/10/2009, às 17:17:47, Luiz D´ | página pessoal disse:

Etiel,
o Angu do Gomes já foi tema de uma série num dos "fotologs do coração". Salvo engano, no do Derani, aliás freguês assíduo.
Talvez ela possa colocar o "link" por aqui.
Em 29/10/2009, às 17:22:42, Derani | fotolog disse:

Perfeitamente Dr D' !

Etiel,

Sobre o Angu do Gomes, foi postado em:

http://fotolog.terra.com.br/nder:971
e
http://fotolog.terra.com.br/nder:972
Em 29/10/2009, às 18:27:54, Perguntador Desorientado disse:

O Angú do Gomes era servido no Hotel Jourdain ?
Como á Angú do Gomes em francês ?
Angú francês é mal humorado ?
O Angú francês leva Urubu ?
O Baiano do Angú morreu de enfarte ?
O que será que a Guilhotina levou do Conde ?

hein ? hein ? hein ?
Em 29/10/2009, às 19:42:00, NALU disse:
No Hotel Jourdain, graças ao habilidoso chef, em vez de "ragou" era servido o "angou" du Gomes, recheado de "saucisson".
Em 29/10/2009, às 20:15:28, Guia Rex disse:

Onde ficava a Estrada da Cachoeira ?
Em 30/10/2009, às 00:03:01, Funério disse:
Dona Evryn, como estamos perto do 2 de novembro faço minha estreia.

Meu sonho é te levar para meu esquife para a eternidade.
Em 30/10/2009, às 00:16:47, Evelyn disse:

Conforme bem disse o ALEX, CERTOS COMENTÁRIOS em NADA ACRESCENTAM.

E devem ser totalmente IGNORADOS.

Cuidado para não tropeçar e cair no seu próprio cadafalso!

(FUNÉRIO = A--E?)
Em 30/10/2009, às 02:27:31, M.C disse:

Renato,

Quais seriam os "astros internacionais" que faturam milhões, mas "vem de um raíz podre", conforme você disse acima?

Evelyn,

O Evelino seria sinônimo de Urubulino e Marrom? Eu presumo que o JN seja o Jornal Nacional e o AE seja a Agência Estado.
Nome:
Mensagem:
caracteres disponíveis
E-mail (opcional):
URL (opcional):