Terra Terra Fotolog
Saudades do Rio - Luiz D´

Este "fotolog" não tem interesse comercial e propõe-se a divulgar imagens do Rio antigo.
<BR>Caso haja algum item em desacordo com os direitos de propriedade intelectual, envie-nos um e-mail e retiraremos a respectiva parte ou indicaremos o crédito.
<BR>As opiniões emitidas nos comentários são de exclusiva responsabilidade dos comentaristas.
<BR>Caso você tenha fotografias familiares sobre o Rio e queira partilhá-lhas envie-as para luizd.rio@uol.com.br

Categoria: Adulto
Postado por SAUDADES DO RIO em 17/01/2012 05:33

CONSTRUÇÃO DO "SHOPPING" RIO-SUL
.
A fotografia de hoje foi enviada pelo meu prezado colega Odone Bisaglia, a quem o "Saudades do Rio" mais uma vez agradece.

Embora haja controvérsias, alguns consideram o Rio-Sul como o primeiro "shopping" construído no Rio de Janeiro.

Abriu suas portas no dia 28 de abril de 1980, tendo sido construído onde antes existia o Solar da Fossa, ao lado da igreja de Santa Terezinha, em Botafogo.

_______________________________________________________________________

2º CONCURSO SHERLOCK HOLMES DO SAUDADES DO RIO:

Comunico que terá início na próxima segunda-feira, dia 23 de janeiro. O regulamento completo será publicado amanhã. Adianto que a participação será mediante inscrição através do e-mail do "Saudades do Rio".

Estão dispensados da inscrição os que participaram do último concurso: Afranio, Alcyone, Alex, Ana, Andre Decourt, Aurélio Guimarães, Beatrice Portinari, Candeias, Colaborador Anônimo, Conde di Lido, Daniel Brito, Evelyn, Francisco Amaral, JBAN, Laerte, Lino Coelho, Manitu, Marcelo Carioca, Marco de Yparraguirre, Mauro.Xara, Menezes, Milu, Nalu, PGomes, Rafael Netto, Ricardo Galeno, Rochacampos, Senna, Valeria Oliveira, Wagner Bahia e WHM.



Comentários (87):

Em 16/03/1974, às 15:14:55, Augusto disse:
Bom dia a todos.

Vou preparar a minha inscrição. Só acho que dessa vez, vou ficar no Bonde do Clouseau.

Fotos de Copacabana deverão ser proibidas, pois aí é covardia do Andre com os outros.

Quanto à "polêmica" do Rio Sul, conheço pelo menos 2 "shopping Centers" mais antigos, da década de 60, mas não do tamanho do Rio Sul. Como ficam no dito "subúrbio" (Méier e Madureira), não levam a fama.

Outros podem dizer que o CCC também é mais antigo que o Rio Sul (acho).
Em 16/03/1974, às 15:16:09, PauloZ disse:
O RIO-SUL é um dos marcos da cidade. Esta condição lhe foi atribuída, pelo que posso observar, pelos turistas e mesmo por muitos cariocas. Não sei o que o atual prefeito pensa disso já que a sua administração se baseia na criação de novos ícones para a cidade.
Já ouvi argumentação com apresentação de amplo material (no IBMEC), em que o palestrante provava por A+B que o RIO-SUL não é um shopping. Metade da audiência não concordou e houve muita discussão.
É curioso que o RIO-SUL foi erguido para solucionar uma relação político-bancária. Parece que conseguiu.

Em 16/03/1974, às 15:19:21, Mente | fotolog disse:

Bom Dia...

Acredito que deve ser ótimo o "Sherlock Holmes", porém difícil para mim que não sei nem por onde começar e nem em que parte do Google procurar informações. Porém, devo ficar apenas DE ÔLHO e espero que faça muito sucesso. Se, no desenrolar do concurso, eu descobrir que posso participar, faço minha inscrição.
Em 16/03/1974, às 15:19:50, Ciro disse:
Pensei que o terreno fosse maior.
Em 16/03/1974, às 15:20:41, Augusto disse:
Post duplo com o "Carioca da Gema":

http://fotolog.terra.com.br/delfos:209
Em 16/03/1974, às 15:21:18, Observador disse:
Tem uma porção de gente levando falta esta semana.
Em 16/03/1974, às 15:22:50, Alcyone disse:
Bom dia a todos!
A melhor notícia do dia, a volta do nosso concurso! Só peço que todos leiam com atenção o regulamento. Quem entrar, estará concordando com tudo que nele estiver escrito. O que não vale são as reclamações posteriores e que possam vir a estragar a nossa gostosíssima brincadeira.

Gostava do Rio Sul. Há muito tempo não o visito. Aliás, diferentemente das mulheres em geral, odeio Shoppings. Aí no Rio, quando é absolutamente necessário, vou ao Gávea Shopping, por ser mais perto de onde fico. Vou, mas danada da vida.
Em 16/03/1974, às 15:24:08, Marco de Yparraguirre disse:
Como ja disse a Alcyone ir ao shopping nos dias atuias é programa de indio, ainda mais nos fins de semana.Dizem que o Rio Sul
foi construido para quitar as dividas de seu empreendedor. A Caixa pagou pela construção o tal devedor vendeu-a teve um lucro fantastico e depois saldou sua divida com o banco.Imagina nós pobres mortais tentar-mos uma manobra desas,nem pensar.Parabens pela volta do concurso.
Em 16/03/1974, às 15:24:10, Docastelo disse:
Bom dia! O tema da postagem se nos afigura muito atraente não apenas pela questão levantada sobre sua importância para a cidade como pólo comercial mas também por suas origens e complexidade jurídica. Apesar de citações sobre sua longínqua origem no Grande Bazar de Isfahan, atual Irã, no distante século X, a.C., foi em 1898, nos EEUU, a criação do primeiro conjunto de estabelecimentos comerciais, no Estado de Rhode Island, com a configuração mais aproximada com os modernos conceitos. Seria oportuno mencionar também, apesar do termo "galeria", o conjunto denominado Galleria Vittorio Emanuele II, em Milão, em homenagem ao então rei da Itália. No Brasil este tipo de iniciativa comercial surgiu na década de '60 com a inauguração dos shoppings centers do Méier, no Rio de Janeiro, e o Shoppig Iguatemi, em São Paulo. Como curiosidade consta que a expressão "shopping center" foi uma adaptação no Brasil para "shopping mall", que em tradução livre significa reunião, conjunto ou união de lojas.
Costuma-se citar o conglomerado de lojas situadas em conhecido edifício da R. Siqueira Campos, em Copacabana, como sendo também um shopping center. Em princípio não vemos muita diferença mas há quem prefira enquadra-lo na categoria de "galeria".
Em 16/03/1974, às 15:24:16, Marco de Yparraguirre disse:
Corrindo: Tentarmos.
Em 16/03/1974, às 15:25:58, Andre Decourt disse:
O Shopping da Gávea e o de Nova Iguaçu (???) são mais antigos que o Rio-Sul, e se pensarmos na concepção do negócio, embora nunca tenha sido terminado até hoje, o Shopping Cidade de Copacabana, hoje Shopping dos Antiquários é o mais velho do país, tendo sua construção começada nos anos 50
Em 16/03/1974, às 15:25:59, Ana disse:
Excelente notícia, a volta do Sherlock. Diversão pura!
Em 16/03/1974, às 15:26:33, Conde di Lido | fotolog disse:
.
Andre,
O Centro Comercial de Copacabana ( que tem a filosofia de um shopping) não é mais antigo do que o dos antiquários?
Em 16/03/1974, às 15:26:55, PauloZ disse:
Teria sido o nosso comentarista DoCastelo o meu professor sobre shopping-centers no IBMEC?

Se foi meu professor, confesso que perdi algumas informações. Pois achava que a palavra Bazar era turca e também não sabia que o pequeno estado de Rhode Island tinha sido pioneiro quanto aos "malls".
Em 16/03/1974, às 15:27:29, RENATO disse:

O Rio Sul foi o primeiro grande centro de compras da cidade. Naquela ocasião as vendedoras eram garotas lindas, selecionadas pelo porte e trato com os clientes, mas brancas, poucos anos depois o movimento afro bateu vigorosamente neste aspecto, não haver jovens negras(os) atendendo nas lojas, salvo nos serviços braçal e as lojas timidamente começaram a admitir pessoas dessa etnia. As lojas de moda jovem típica dos anos 80 tinham preços elevados para a média, o público de menor renda evitava o centro comercial e por esse motivo, o que enchia mesmo eram as lojas âncora C&A e L&A e as 2 lanchonetes mais famosas da cidade. O tempo passou hoje em dia o Rio Sul se popularizou, nos dias de semana o público é mais restrito aos que trabalham na torre comercial, corredores mais vazios, nos fins de semana vai a turma do chover, que circulam pelos corredores, alugam os vendedores, “dexa io vê”, não levam nada e acabam o dia tomando uma casquinha de 2 real.
Marcante foi aquele dia 2000 em que um grupo de sem tetos, moradores de área de risco social, estudantes com tendências de extrema esquerda, fomentados por algum esquerdista socialista revolucionário, os levou em caravana para “invadir” o centro de compras. Estávamos almoçando no 2o andar quando se ouviu um forte ruído, era a tchurma que se aproximava da praça de alimentação. Isso é sacanagem que se faz aos mais pobres, principalmente as crianças que foram obrigadas a ver toda aquela comilança sem ter posses de adquiri-las isso sem falar nas lojas de brinquedos, os olhinhos brilhavam diante daqueles brinquedos importados tão distantes de suas mãos. As pessoas olhavam com descrença aquilo tudo que viam tão fora de suas realidades, longe do cheiro de esgoto a céu aberto, imaginando que jamais talvez pudessem ter Aquiles bens de consumo. Lojas baixaram portas, reforçaram a segurança nos corredores, a PM foi chamada e ficou de fora de prontidão, veio imprensa curiosamente pré-contatada pelos organizadores. algumas pessoas mais
Em 16/03/1974, às 15:27:31, RENATO disse:
assustadas bateram em retirada apressadamente, a memória dos arrastões era recente ainda naquela ocasião, o fato saiu em todos o telejornais naquela noite. A intenção daquele movimento era chocar a “classe dominante burguesa consumista” e chamar atenção para os menos afortunados, só que nesses casos o tiro sai pela culatra pois como saldo aumenta a frustração daquelas pessoas que sentem-se mais excluídas que antes e não tão conscientes de sua condição sócio econômica, talvez a maioria daqueles pobres coitados que lá estiveram inocentemente servindo de massa de manobra se prestando aos interesses daqueles malandros de plantão até hoje continuem em sua situação de penúria. No antigo posto de gasolina que funcionava ao lado e que devia ser um eterno pesadelo aos lojistas e a administração do complexo, estão fazendo um puxadinho, uma pequena extensão do centro comercial.
Em 16/03/1974, às 15:28:02, Rafael Netto disse:
Opa! O concurso vai voltar! Já vou fazer minha inscrição!

O assunto "primeiro shopping center" é recorrente nos fotologs. O que parece ser um consenso é que o Rio Sul foi o primeiro estabelecimento inaugurado no Rio de Janeiro com o perfil e tamanho que hoje consideramos "shopping center". Mas antes disso já havia outros edifícios construídos com a mesma proposta, como os sempre lembrados Shopping da Gávea, do Méier e Centro Comercial do Catete.

Quanto ao Rio Sul, eu sempre relembro, na verdade é uma versão supercrescida das "galerias com edifício comercial em cima" como o CC Copacabana, o "Shopping dos Antiquários" e tantas outras construídas nos anos 60-70 entre Copa e Ipanema.

Essa foto é daquelas que merecia ser postada "em alta" pelo Decourt. Parece que o Solar da Fossa e o boliche ainda estavam de pé. Alguém arrisca a data? Eu diria que deve ser por volta de 1976.

Ah, e tem post.
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto:555
Em 16/03/1974, às 15:28:52, Mauroxará disse:
Bom Dia a todos!
Em 1958/9 quando terminou a construção do Centro Comercial do Meyer,( assim é como era chamado no início)diziam que era o primeiro do Brasil.
Logo virou ponto da galera,e muitos deixaram de ir para a S.Peña azarar as garotas.
Em 16/03/1974, às 15:29:34, Andre Decourt disse:
Rafa, o solar e o Boliche já tinham ido ao chão, amanhã post duplo
Em 16/03/1974, às 15:29:59, PGomes disse:

Bom Dia!
Rafael, você já está automaticamente inscrito, seu nome está lá em cima.

Achava que o Rio Sul fosse um pouco mais velho uns dois anos i inaugurado por volta de 78. O shopping da gávea certamente é um pouco omais velho, não tem as dimensões outros estabelecimentos construídos posteriormente, mas já tinha tal filalidade. Galerias muitas vezes não tem grandes estacionamentos, fundamental para a estrutura de um shopping.
Em 16/03/1974, às 15:30:30, Gustavo Lemos disse:

A torre Rio Sul é o prédio mais alto do Rio e o terceiro do Brasil. Nos próximos dois anos cairá para décimo.
O Shopping do Méier (1963) é não só o mais antigo do Rio, como do Brasil. Não confundir shopping center com centro comercial. Os primeiros possuem o conceito de lojas âncoras, administração centralizada e estacionamento. A ABRASCE, por razões políticas considera o Iguatemi (1966) de São Paulo como sendo o mais antigo.
Em 16/03/1974, às 15:30:36, Andre Decourt disse:
De nota curiosa é que a Torre do Rio Sul era até os naos 90 o maior, em altura, prédio de concreto armado do mundo. Como não é uma tecnologia muito usada para arranha-céus acredito que o título continue com ele, mas se bem que em termos de China hoje em dia tudo é possível..
Em 16/03/1974, às 15:30:38, rochacampos disse:
Bem-vindo Sherlock! Bem que a foto de hoje já poderia valer para o concurso, assim eu acertaria pela primeira (última?) vez...
Em 16/03/1974, às 15:33:19, Augusto disse:
O tema provoca polêmica pelo fato de nós querermos comparar duas coisas diferentes que, em épocas diferentes, ganharam o mesmo título. O conceito de shopping center mudou e muito de 50 anos para cá. Naquela época um centro comercial de um único andar e com poucas lojas era um "shopping center". Hoje, isso se aplica a mini-cidades como o Barra Shopping.
Em 16/03/1974, às 15:34:38, PauloZ disse:
Comentário em 09:3313: Perfeito!
Em 16/03/1974, às 15:36:22, Opinante disse:
Negativo!

"Shopping center" é definido como uma reunião de lojas para comércio e apenas comércio. O Rio_SUL possui a torre de escritórios. Foge à definição
Em 16/03/1974, às 15:37:08, Opinante disse:
Renato,

As lojas dos shopping´s (principalmente os de luxo) procuram contratar vendedoras da mesma classe social que as compradoras. Fica facilitada a conversa sobre os produtos.
Em 16/03/1974, às 15:39:37, RENATO disse:

Quem trabalha numa concessionária de veículos de alto luxo, não o(s) dono(s), possui a mesma classe social de um cliente que pretende ter na sua garagem um Lamborghini, um Jaguar, um Mercedez ou uma Ferrari?

Quem trabalha num revendedor autorizado da Mont Blanc tem necessariamente uma caneta dessa marca em sua bolsa, mochila ou valise?

Quem trabalha numa adega, vinícola que vende Romaneé Conti bebe rotineiramente essa bebida?

Quem trabalha numa revendedora de jatinhos, iates de luxo, helicópteros, tem em seu poder um produto desses?

Corretores que vendem mansões de 20-30 milhões de dólares, moram numa mansão igual?

Marchand que negociam Picasso, Dali, Van Gogh... tem necessariamente nas suas paredes caseiras e quando as tem são de sua propriedade obras desses gênios da pintura?

Todo vendedor de Rolex ou Cartier tem obrigatoriamente um modelo que seja seu no seu pulso?

Acho que não, podem vir de classe média-média para média-alta-baixa, ter estudado em boas escolas sobre o assunto mas não necessariamente ter nascido naquele meio. Claro que há exceções dos milionários falidos que vão oferecer seus “préstimos” nesse mercado de luxo mas a grande maioria é forjada.

Em 16/03/1974, às 15:41:21, Ricardo Galeno | fotolog disse:
Muito bom saber da volta do concurso!
Já vou praticar no google maps! rs
Só peço um favor, ainda não li o regulamento, portanto não sei até quando irá, porém se for após o carnaval solicito que seja suspenso neste período! É só uma sugestão!

Sobre a foto, lemnbro do último post sobre o Rio Sul, fico pensando se acontecer algum incêndio no local.
Em 16/03/1974, às 15:42:03, Derani disse:

Que bom ter voltado o concurso...

Prefiro acompnahar do que participar, além de ser um fiasco para descobrir quais são os locais das fotos, não sou muito ligado em competições em geral.

Manias de velho chato. Fazer o que?

Boa sorte a todos.

Quanto ao Rio Sul, as obras começaram em 1980 e duram até hoje. Raramente o vi sem estar em obras.
Em 16/03/1974, às 15:42:06, Lino Coelho disse:
Bom dia hoje eu estou fora, a coisa mais chata que inventaram no século passado, não consigo imaginar este programa, vou passear no shopping, e o pior de tudo é que agora um dos programas que eu mais gostava que era ir ao cinema, também se concentra no tal de shopping, não tenho ido mais ao cinema por este motivo.
Em 16/03/1974, às 15:42:40, Eraldo (em edição extraordinária) disse:

Esta breve intervenção é para desejar a todos um bom dia. Voltarei ao ar provavelmente no final de semana.

Juízo, crianças!
Um abraço!
Em 16/03/1974, às 15:43:36, Opinante disse:

Renato,

As vendedoras da "DASLU" são todas filhas de "socialites". As meninas balconistas do Ri0-Sul são do mesmo meio social das clientes, mas geralmente não tão ricas no momento. Por um motivo o outro precisam do dinheiro para pagar (ou completar) a mensalidade da PUC. Conheci uma garota nesta situação. A moça da favela teria imensa dificuldade em vender.
Em 16/03/1974, às 15:44:12, PauloZ disse:
É curioso, mas na Livraria Saraiva do Rio Sul os vendedores não conhecem quase nada de livros.
Em 16/03/1974, às 15:44:47, JBAN disse:

Por outro lado, os vendedores da Travessa acham que sabem mais do que os próprios autores. Ô gente chata e pernóstica!

Por que será que todo o mané que usa piercing, tatuagem, camiseta preta e cabelo duro (de sujeira ou gel) se acha descolado e que "sabe das coisas"? Haja saco para aturar o modelito.

Em 16/03/1974, às 15:45:14, PauloZ disse:
A TRAVESSA tem esse problema grave.
Em 16/03/1974, às 15:48:05, RENATO disse:

Caramba!

então eu estou mesmo alienado de tudo! quando vou ao Rio Sul, Shopping Leblon e Shopping da Gávea, nas lojas que entrei e algo comprei, não vi ninguém que sequer de longe parecia ser de origem mais elitizada. Não verifiquei isso mas sim pessoas de classe média baixa com boa educação familiar e boa vontade de atendimento, repito treinamento bem aplicado, primeiro aço forjado depois peça lapidada mas não com berço.

Socialite antigamente não eram aqueles que nasciam em famílias já com bilhões na conta e só se preocupavam em gastar, gastar e gastar?

Socialite hoje em dia não são aqueles que vieram de baixo e tem seu primeiro milhão na conta?

Em 16/03/1974, às 15:48:10, Gustavo Lemos disse:

O shopping inicialmente só tinha três andares de lojas. No final dos anos 90 resolveram ampliar e roubaram espaço no estacionamento do quarto andar. Acontece que existe uma postura municipal que determina a proporção de metragem de lojas e vagas de estacionamento. Moradores da região denunciaram a irregularidade e a prefeitura obrigou o shopping a repor as vagas ou demolir as lojas. Eles construíram um estacionamento vertical metálico no terraço das lojas, em que os carro ficam empoleirados. Há muito tempo que não vejo carros parados ali. Não gosto de shoppings, porque não gosto de ficar rodando lojas para fazer compras. Compro minhas roupas em apenas duas lojas e uma de sapatos e não perco tempo. Mas não sou contra os shopping centers. São opções confortáveis e práticas para os consumistas.
Em 16/03/1974, às 15:53:28, Euzinha, disse:
Renato,
O termo para quem tem seu primeiro milhão na conta é bem antigo: milionário. É do tempo que um milhão era muito dinheiro.
Endinheirado também já foi muito usado.
Em 16/03/1974, às 15:54:33, Eike Batista disse:
Milionário é todo aquele que tem mais de um milhão em ativos. Hoje em dia há muita gente nesta situação.
Já bilionários, há poucos...
Em 16/03/1974, às 15:56:13, Alcyone disse:
Lendo agora a lista dos inscritos no último concurso, verifiquei que Paulo Roberto Senna, sumiu. Valéria, então, nunca mais apareceu. Ambos fazem muita falta.
Lord Bellet, disse que estava voltando mas pelo visto se encantou com a terra da tia Beth e resolveu ficar mais um pouco. O rebanho anda perdido sem o seu pastor. Será que ele deixou alguém encarregado de recolher o dízimo? Não acredito que tenha abandonado o Templo, dessa maneira.
Em 16/03/1974, às 15:59:23, Marcelo Almirante disse:
Sem sombra de dúvida um marco na cidade.
Em 16/03/1974, às 15:59:52, Marco de Yparraguirre disse:
Aqueles predios em frente ao Rio Sul (esqueci o nome) foram construidos antes ou depois do shopping?
Em 16/03/1974, às 16:00:37, Roberto disse:
Eu acredito que os paulistanos não querem nem saber dos shoppings no Rio, certo? A não ser quando chove. Já em São Paulo eles são importantes para todos e até esvaziaram os aeroportos, no quesito atração de domingo. A capital paulista melhorou bastante com eles e mais o metrô.
Em 16/03/1974, às 16:04:15, JBAN disse:

Depois que acabaram com o terreço dos aeroportos, só resta o Shopping como opção de lazer dos habitantes daquela estranha cidade do sudeste...

Em Campinas há mais coisas para se fazer como, tiro ao cigano, arremesso de miojo à distância e degustação de coca-cola, entre outras modalidades esportivas.

Em 16/03/1974, às 16:05:02, Afranio disse:
Parabéns pela volta do concurso, é muito bem-vindo. Sugiro apenas que o regulamento seja bem simples e objetivo, para que não suscite controvérsias.
Conheci o shopping Iguatemi de São Paulo em 1969, e fiquei maravilhado pois até então não havia nada semelhante aqui no Rio. Sem dúvida o Rio-Sul foi o precursor de shopping com o perfil que conhecemos atualmente. Grande diversidade de lojas, lanchonetes, cinemas, exposições, mini creches, banheiros limpos, serviço de fraldário, atendimento médico, amplo estacionamento e segurança. Com o passar do tempo, e a falta de segurança no Rio aumentando, principalmente após o governo do senhor LB, o povo sentiu cada vez mais a necessidade de se refugiar em shopping para fazer suas compras ou para simples lazer. O sucesso foi absoluto e o surgimento de outros shoppings foram acontecendo e continua, dado a praticidade de se encontrar quase tudo em um só local, com conforto, refrigerado e seguro. Hoje encontramos em shoppings até cartório, que antes eram exclusivos ao Centro da cidade e poucos bairros. Particularmente gosto muito do Downtown, na Barra, embora seja um estilo americano, mas inegavelmente é um shopping bonito, arejado, com menos lojas comerciais, mas com vários serviços como: banco, correio, cartório, faculdade, cursos, clínicas e escritórios. É um lugar gostoso para depois do cinema, comer uma pizza ao ar livre vendo gente bonita passar.
Em 16/03/1974, às 16:10:16, Lavra disse:
Estou animado para fazer a minha inscrição.
Em 16/03/1974, às 16:12:53, Derani disse:

A animação do Lavra é contagiante.

Mesmo sem ponto de exclamação!
Em 16/03/1974, às 16:12:59, COGEFA disse:
Sr. Lavra
Para a inscrição é necessário levar a seguinte relação de documentos a um dos postos autorizados dos FRA.
1- fotografia 3 x 4 P&B tirada com uma Rolleiflex.
2- cópia heliográfica da identidade, CPF e dispensa militar.
3- formulário de inscrição preenchido à máquina em 3 vias carbonadas.
4- autorização por escrito do cônjuge.
Em 16/03/1974, às 16:14:44, Alcyone disse:
Meu queridíssimo JBAN, você esqueceu da principal modalidade esportiva da cidade de Campinas. É o "Encontre uma rua, usando um GPS". É fantástico e poucos conseguem. É mais fácil eu acertar um "Gipsy".
Em 16/03/1974, às 16:17:51, Lino Coelho disse:
Eu realmente sou da turma do contra, acho shopping center um porre. Sou do tempo que para fazer compras eu andava pela N.S. de Copacabana, na Visc. de Piraja, Pça Saens Pena, Cde. Bonfim, Sto Afonso e no Saara e encontrava de tudo, e até mais do que se encontra em um shopping e pagava tudo mais barato, e não precisava ir de carro.
Em 16/03/1974, às 16:19:15, Juquinha disse:
GPS - Gipsy Positioning System
A tia usa para localizar os ciganos.
Em 16/03/1974, às 16:19:41, NALU disse:
Não frequento esses "templos" que consomem as pessoas. O único que ainda me vê por ali é o Escada Shopping, numa frequência de uma vez por ano.
Nada contra, nada radical, apenas muita preguiça e pouquíssima grana.
Em 16/03/1974, às 16:20:28, Alcyone disse:
Juquinha, você tem tiradas fantásticas! Sempre me lembra um boneco de ventríloquo. Posso até ver o seu dono, comandando o espetáculo e rindo das coisas que bola, sempre com muita... ah, não vou jogar confete nele, não.
Em 16/03/1974, às 16:24:08, Wagner Bahia disse:

Fiz uma visita ao RS assim que o mesmo foi inaugurado. Achei coisa de primeiro mundo.

Quanto ao concurso, não sei se todos concordam, mas seria interessante se fosse estipulado um horário para o início dos envios dos palpites, tipo 08:30. Com isso eliminaríamos a figura do madrugador de plantão...

Em 16/03/1974, às 16:25:36, Luiz D´ disse:

Wagner,
esta questão do horário é um problemão. Muitos têm horário de trabalho cedo e não conseguem acesso do local de trabalho, tal como eu.
É certo que os madrugadores levam alguma vantagem, mas por outro lado podem errar o palpite e dar boas idéias aos outros. Enfim, já foram propostas várias maneiras de dar o palpite mas nenhuma foi prática o suficiente.
Em 16/03/1974, às 16:26:03, Helio Ribeiro disse:

O conjunto de prédios quase em frente ao Rio Sul é o Morada do Sol. Foi de lá que tiraram a foto, como se vê pelas sombras. O prédio da Lauro Müller que é visto na foto é (ou era) o de número 16.
Em 16/03/1974, às 16:26:21, Mauroxará disse:
Já que falaram de milionários, comunico aos frequentadores deste espaço que amanhã começo a juntar o meu segundo milhão.
Como o primeiro está muito difícil desisti.
Vou começar pelo segundo.
Em 16/03/1974, às 16:27:14, Helio Ribeiro disse:

Antigamente eu ficava com dor de cabeça ao ir a shoppings. Acho que por causa do barulho e da confusão. Hoje em dia não me incomodo com isso.

Os shoppings passaram a ser um lugar onde se desfrutava do conforto de comprar tudo no mesmo lugar, com segurança, ar condicionado, limpeza, variedade de lojas. No quesito de segurança, já não estão com essa bola toda. Mas ainda é melhor do que andar pelas ruas da Dodge City tropical, encontrando um Jesse James em cada esquina, um Billy The Kid em cada vão de loja, sem nenhum Wyatt Earp à vista.
Em 16/03/1974, às 16:27:28, Belletti disse:
Tô chegando junto com a nova edição do Concurso.Não vou me inscrever porque o Bispo disse que este concurso tem muita gente "local" e que intrusos bem recebidos são aqueles que fizeram estágio na "Cidade Maravilhosa",exemplos de Alcyone,Muller e DoCastelo,além do Pgomes,salvo engano.O Bispo também falou que não vou sair do bonde e que o melhor é ficar atazanando a vida da Alcyone.O Bispo mandou e eu vou obedecer.Quero ver o concurso de camarote e vou apresentar ainda esta semana a lista dos favoritos.Já mandei o Tristão fazer uns calculos e a resposta será breve.Pule de dez....
Alcyone,
Depois vou comentar uma grande "sacada" que vou inserir na igreja.Estou meio barro e meio tijolo...Efeito das 10 hs de vôo com "comissários" de borde.Vá ser azarado assim lá em Arapiraca....
Se fosse JBAN tava lá uma dezena de aeromoças de antanho,inclusive a Taís..
Grande espanto!!!!!
Em 16/03/1974, às 16:27:39, Beatrice Portinari disse:

Eu acho que vou acabar empurrando o bonde.
Em 16/03/1974, às 16:27:42, Helio Ribeiro disse:

Luiz D', com relação ao horário de postagem das fotos do Sherlock, não poderia ser à noite, por volta das 21 horas? Aí a maioria dos participantes já estaria em casa, comidos, de banho tomado e bem fresquinhos (ui!!).

O resultado sairia 24 horas depois.
No dia do concurso, não haveria postagem pela manhã. A foto de domingo ficaria ativa até a hora da postagem do Sherlock.
Em 16/03/1974, às 16:27:55, Helio Ribeiro disse:

Se assim for, em vez de o pessoal ficar pedindo petiscos e cerveja, ficaria pesquisando o local e discutindo a respeito.
Em 16/03/1974, às 16:28:09, Euzinha, disse:
Mauro,
Muitos donos de milhões comprariam o seu bom humor, sua força diante da vida, seu renascer diário no cuidado com sua família, suas plantas, suas aves.
Vc sim vale milhões.
Deixa o segundinho prá lá.
Em 16/03/1974, às 16:28:33, Helio Ribeiro disse:

Concordo plenamente com você, Euzinha. Tive a honra de conhecer pessoalmente o Mauroxará.
Gente finíssima. CB.
Em 16/03/1974, às 16:30:28, Mauroxará disse:
Como dizia um caseiro que tive:
A noite é cheia "di sumbrancelhas i lubizonhus".
Em 16/03/1974, às 16:31:08, PGomes disse:

O pastor voltou! Viu as jóias da coroa (o título, não a dona)?
Já fui muito a shopping, é o que não falta por aqui. Conheço uns 15, talvez mais. Nos últimos 5 anos a frequência caiu bastante. Fui duas ou três vezes ao Rio Sul, acho que foi logo que abriu, por isso a impressão de achar que abriu antes de 80.
Em 16/03/1974, às 16:33:29, Alcyone disse:
Belletti is back! Que bom, meu amigo! Como não vai entrar no concurso? Se aparecer alguma foto do Ed.Manhattan no Leme, você acerta.
"Welcome back", já que agora é o mais novo súdito de H.R.M., Queen Elizabeth.
Em 16/03/1974, às 16:33:59, Euzinha, disse:
Mas chega a Aurora e as 'sumbrancelhas i lubizonhus" desaparecem ao cantar dos sabiás.
Em 16/03/1974, às 16:34:23, Euzinha. disse:
Corrigindo,
aurora.

Dá que vc fique esperando a Aurora chegar. rsrs
Em 16/03/1974, às 16:38:59, RENATO disse:


A prefeitura recuperou todo o balcão da amurada da Glória. Estão re-colocados, os 2 que foram arrancados pela queda de uma árvore e o que foi arrancado pelos caça metais das ruas pra vender nos ferros-velho. Foram recuperados também as luminárias, cópias menores dos postes clássicos, estavam, colocando a última luminária. Fiquei curioso pra perguntar se o corpo é plástico ou vidro e se a estrutura é de um tipo de metal ou plástico mas me contive. Ao voltar pra casa não as vi acesas, mas que deu um toque muito bonito ao local é inquestionável, resta saber quanto tempo durarão.
Em 16/03/1974, às 16:39:05, JBAN disse:

Well come Belletti!

O único que fica comido e fresquinho em casa é o Conde di Lido.

O Juquinha é boneco de "ventrílouco".

Ao invés de aeromoças, o pastor pegou umas aeromonstras. É o que mais tem hoje em dia. A noite a bordo parece mais a "Hora do Espanto"!

Shopping Center, passo.

Em 16/03/1974, às 16:39:16, Mauroxará disse:
Helio,eu tambem me senti honrado com a tua presença.
No sabado teve um churrasco lá.
Pensei em te chamar, mas eu mesmo não tinha certeza se poderia ir(por recomendação médica ela não pode ficar sózinha),não tendo quem fique,não posso sair.
Em 16/03/1974, às 16:46:43, Belletti disse:
Este tal de Well é um brincalhão.Não respeita nem bispo,imagina pastor.O cara é de arrebentar.Aqui em Vix tem o Benvindo,mas este é mais devagar...
O pior é que a hora do "espanto" já vem em série:o retorno, a missão e o apocalipse...
Alcyone,
Queen Elizabeth que conheço é navio de turista e no momento isto é um perigo...Tô fora!!!!
Quando vou ao shopping aqui em Vix existe edição extraordinária do jornal local...Loucura,Doideira,Zueira!!!!!
Em 16/03/1974, às 16:49:31, WHM disse:
Acho a idéia do Hélio excelente !
Também acho, que essa turma anda bebendo demais. Tôda santa noite se encontram aqui no bar, e sempre a mesma turminha, enchendo a cara. Pelamordedeus ! Passo pelo bar, regularmente, e fico só observando...É demais ! É bem verdade que costumam beber, sempre com um acompanhamento comestível, o que já minora, um pouco, as conseqüências. Mas convenhamos que tudo, tudo mesmo, inclusive Coca-Cola, em demasia faz mal à saúde e, ainda por cima, dá azia.
Com essa idéia do Hélio, certamente, os beberrões iriam se conter um pouco, com a finalidade de obterem algum bom resultado, mesmo porque, não perigariam tanto em cair do bonde...
Em 16/03/1974, às 16:50:13, Luiz D´ disse:

Este papo deu sede. Um caipira de limão, com açúcar.
Em 16/03/1974, às 16:51:26, Alcyone disse:
Como sou fiel aos meus princípios, vou de Coca-Cola com bastante gelo e croquetes de carne.
Müller, pode me tirar da lista dos bebuns porque só bebo Coca.
Ora, ora, que desaforo! Vou queixar-me ao Conselho Supremo dos FRA's.

Em 16/03/1974, às 16:51:46, Helio Ribeiro disse:

Se o Luiz topar a ideia da hora da postagem, só precisa alterar no regulamento o trecho que fala sobre o encerramento dos palpites, mudando de "19 horas" para "19 horas do dia seguinte".
Em 16/03/1974, às 16:52:37, NALU disse:
Cadeiras todas em seus lugares, noite abafada, o verão chegou.
Vamos esquentar os motores para o 2º Sherlock Holmes. Se no anterior, uma mísera resposta me deixou fora do Bonde, quem sabe neste eu consigo um prêmio? Pretensão e água benta...
E por falar em água: Garçom, por favor, mais um refrescante gazpacho e uma garrafa de água mineral geladíssima!
Amanhã vai ser um dia difícil.
Em 16/03/1974, às 16:53:44, Gazpacho disse:
Quem sou eu? Uma bebida mexicana? Um drink Neo-Zelandês? Um sabor especial de empada? Uma marca de ar condicionado?

Oh, dúvida cruel!

Em 16/03/1974, às 16:54:38, PGomes disse:

Pesquisar à noite pode ter outras consequências. Nada como um aperitivo para acompanhar uma navegação noturna. Pode ser refrigerante, destilados, fermentados, chás ou cafés. E aí mais alguma coisa para mastigar e já viu o acréscimo de calorias. E não será virtual.

O Luiz poderia fazer um teste antes do concurso para tentar adaptar o horário noturno.
Em 16/03/1974, às 16:56:14, Lino Coelho disse:
A idéia do mestre Hélio é muito boa, gostei, porém desde que não tenha postagem de foto na sexta-feira, esse dia é sagrado. E o início do concurso seja depois do carnaval, já que a partir da sábado já começa o desfile de blocos na cidade, e aí eu vou atrás. O pastor voltou, o pastor voltou, a boa ironia está de volta, e até a tia Alcyone já o cumprimentou. Agora por favor garçon está muito quente, vou fazer um pedido para matar esta sede, que está me matando, por favor tráz uma garrafa de água mineral Prata.
Em 16/03/1974, às 17:01:47, Lino Coelho disse:
Acho que o pessoal está esperando o carnaval chegar, pois está todo mundo indo dormir cedo. Como não apareceu ninguem e já estou bebado com esta água mineral, vou pagar a conta e vou dormir.
Espero que amanhã o happy hour seja regado a scoth do mestre Belletti.
Em 16/03/1974, às 17:04:02, Gazpacho disse:
Certamente um purgante espanhol..
Em 16/03/1974, às 17:51:54, Carlos Eduardo de Castro Neves | e-mail disse:
Adoro as fotos do Blog, e especialmente esse post duplo com http://www.rioquepassou.com.br. E uma coisa realmente me surpreendeu lá no site irmão, e que gostaria de ver aqui: Fotos em Alta Resolução! Suas fotos são incríveis Luiz, mas ficam muito pequenas frente aos detalhes que essas imagens guardam!!!
Em 16/03/1974, às 17:54:02, Euzinha, disse:
Uma receita de gazpacho:
500 gr de tomate picado(s), sem pele(s), sem sementes
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
1/4 de um pimentão vermelho em pedaços pequenos
100 gr de croûtons
gelo a vontade
Acrescentar 01 ou meio pepino se gostar, gotas de vinagre, de preferência branco e sal.
Amasse os dentes de alho e bata com os demais ingredientes no liqui. Passe na peneira e coloque o gelo.
Ótimo refrescante no calor e ótimo para regime. Varie as proporções de acordo com o seu gosto.
Esta é a receita original, simples. No google mil variações sofisticadas. (kani, camarões, etc).




Em 16/03/1974, às 17:57:55, Euzinha, disse:
Obs. Deve ser colocado sobre a sopa gelada um punhado de croutons.
Faça o seu em casa a seu gosto.
Nome:
Mensagem:
caracteres disponíveis
E-mail (opcional):
URL (opcional):