Terra Terra Fotolog
Saudades do Rio - Luiz Darcy

Este "fotolog" não tem nenhum interesse comercial e propõe-se a divulgar imagens e fatos do Rio de Janeiro de antigamente.

Caso haja algum item em desacordo com os direitos de propriedade intelectual, por favor, envie-nos um e-mail e retiraremos a respectiva parte ou indicaremos o devido crédito, conforme a sua preferência.

Caso você tenha fotografias familiares sobre este tema e queira partilhá-las conosco, envie-as para luizd.rio@uol.com.br

Categoria: Adulto
Postado por SAUDADES DO RIO em 17/05/2006 08:11

LAGOA RODRIGO DE FREITAS - POR VOLTA DE 1970
.
Nesta foto da Lagoa, vemos o trecho entre o Corte do Cantagalo e a Curva do Calombo, logo após a remoção da Favela da Catacumba.

O edifício perto da curva foi o primeiro a ser concluído.

A seguir a obra do edifício que, durante muitos anos, ficou inconcluído e acabou vindo abaixo para a construção de mais um edifício.

Por fim, as obras de construção do prédio mais alto da região.

À direita, ainda cercado por "outdoors", a área do morro, antes ocupada pela favela e que se transformaria no Parque da Catacumba.

Compare esta foto com a do nosso amigo Jayme, em http://www.fotolog.com/jaymelac/?pid=9449987 , que mostra a região nos dias atuais.

____________________________________________________________________________

Veja em http://www.fotolog.com/luiz_d uma foto da Favela da Catacumba sendo removida.



Comentários (40):

Em 17/05/2006, às 08:54:48, Nana | fotolog disse:
O Rio é mesmo a cidade maravilhosa! Falem o que quiserem os invejosos, né não!? Bom dia, querido.
Em 17/05/2006, às 09:25:57, Manolo Conde disse:
Que pena a construção de altos espigões nos dias de hoje nesta Lagoa que é um dos locais mais lindos do mundo, e o mais triste, e que continuam pouco a pouco ocupando os morros e de aquí a pouco surgirá uma nova favela. Os dias que dou a volta bem em bicicleta ou caminhando é uma delicia desfrutar da paisagem e de observar a fauna. O que me dá muita pena e que apesar de tantos projetos para sua conservação e limpeza, cada dia a situação piora. Vocês imaginam uma lagoa de águas cristalinas!!! Seria a antesala do paraiso.
Em 17/05/2006, às 09:30:54, Rafael Netto | fotolog disse:
Eu acho que o Luiz já republicou essas fotos mais de uma vez. Se não me engano foram tiradas da janela do apartamento onde ele morava na época.

Hoje em dia esse lugar está assim:
http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto:124
Em 17/05/2006, às 10:00:27, Luiz D' | página pessoal disse:
Rafael,
acho que esta é inédita mas muito parecida com outras já publicadas. Sempre que precisava acabar com as fotos de um filme, ía para a janela e dava uma clicada na paisagem...
Em 17/05/2006, às 10:04:58, Rafael Netto | fotolog disse:
Hoje a Cora Rónai mora num desses prédios. No Flickr dela tem umas fotos parecidas, qualquer hora dessas eu faço uma garimpada nas fotos suas e nas dela para fazer uns ontem&hoje...
Em 17/05/2006, às 10:11:43, JBAN | página pessoal disse:
Rafael,

Vai ser chato assim lá na China !!!! O Velhinho Carioca começou o dia azedo...

Realmente a construção dos espigões neste trecho da Lagoa matou a vista tão bonito do Morro. Uma pena.

O dia estava nublado...
Tirava uma foto do mesmo local para acabar com o filme da máquina ?? Eu hein... :-P

Em 17/05/2006, às 10:13:35, General Miranda disse:
Prezado Senhor Luiz D',
além da beleza do lugar esta fotografia nos remete a um tempo em que havia autoridade nesta cidade. Seja nos governos Carlos Lacerda ou Negrão de Lima desenvolviam-se projetos de melhoria urbana e exercia-se o poder democraticamente mas com firmeza.
A par de desvios como no caso do Esquadrão da Morte, regra geral a polícia se fazia respeitar e a bandidagem era mantida sob controle.
Bem diferente de nossos dias quando há uma relação espúria entre os políticos e o que há de pior na sociedade.
Em 17/05/2006, às 10:16:03, Luiz D' | página pessoal disse:
Prezado JBAN,
você comprava um filme de 36 poses, fazia diversas fotos de um determinado evento, ficava louco para ver as fotos, não tinha os recursos das digitais de hoje, sobravam 4 ou 5 fotos, o jeito era acabar logo para poder revelar o filme.
Simples assim...
Em 17/05/2006, às 10:18:52, AG disse:

Luizíssimo,
muito aqui já se falou de especulação imobiliária; até já perdeu a graça.
Mas essa tua foto de hoje nos faz pensar porque a Bastilha foi tomada aos gritos da turba enfurecida.
Veja a incoerência de nossa autoridades (autoridades ?).
O governo, pressionado por uma justa reclamação dos moradores da região, retiraram uma favela miserável e infecta que destoava da paisagem num dos locais, como diz nosso Manolo, mais lindos do mundo.
E nem bem a favela foi removida, estabeleceu-se a construção de nova favela, desta vez paga a peso de ouro.
É ou não é um mundo de loucos ? De loucos e safados, tome-se em boa nota.

A diferença dos favelados a antiga favela da Catacumba e a nova é só uma: a pose. Nessa favelona que ali se posta hoje, feita de cimento e vidro, fuma-se maconha, rouba-se combustível dos carros, joga-se lixo pelos respiradores internos, casais saem na porrada todos os dias, crianças são espancadas, enfim, nada diferente de uma Rocinha ou de um Vidigal.
Perdão, com uma difereça. Nessa favela de gente "bem", quando uma mulher apanha ou uma criança é abusada, a polícia não pode ir entrando e "pagando geral".
É isso.
Em 17/05/2006, às 10:36:03, Nana | fotolog disse:
Nisso tenho que concordar com o AG, foi uma das questões que me ajudaram a sair do Rio. Quando descobri que havia uma camada elitista, pseudo-moralista, preconceituosa e super capitalista... Desculpa me intrometer, mas realmente eu encherguei isso em 1997 e caí fora!...
Em 17/05/2006, às 10:54:04, Ana Lucia | página pessoal disse:
Luiz,
A Lagoa hoje está com tudo!
Tem lagoa aqui, lá e acolá!

Quanto às fotos em p&b, você tem razão. Há temas em que prefiro o colorido, ou porque a cor é o tema, em um detalhe como o azul do céu, as nuances do verde ou o tom de uma flor, mas, na maioria das paisagens, o p&b faz com que a paisagem seja o tema, como um todo, sem nenhuma cor para distrair os olhos e a atenção.

"Queimar" as últimas fotos em cliques da janela era procedimento comum, quando o filme, a revelação e a ampliação eram mais baratos. Também fizemos muito isso, aqui em casa.
Era a pressa de mandar logo para a revelação.

Quero ver quem é que faz isso hoje com um Ilford, raro e caro!

Em compensação, com as digitais, para fazer uma foto banal, se dispara dez vezes.


Pelo menos, é o conceito que uso para escolher entre cor ou p&b.

Manolo,

Mesmo levando em consideração que há lançamento de dejetos na Lagoa R.de Freitas, não esqueça que, por um lado, ela é oriunda de manguezal, de águas turvas e marron/esverdeadas.
Sua coloração é devida ao tipo de fundo, lama de manguezal.
Até mesmo o fenômeno da mortandade de peixes é sazonal e natural. Sua causa é muito complicada para explicar aqui, mas relaciona-se com as marés, com a ligação da lagoa com o mar, a temperatura, o crescimento de determinado tipo de organismos em suas águas e a baixa de oxigenação decorrente disso.
Os peixes não morrem envenenados por poluição química, embora muitos pensem isso.

No mais, é claro que o desejável seria que a CEDAE e a Prefeitura parassem com esse jogo de empurra e tampassem na marra todos os tubos que lançam dejetos na Lagoa. Ia ser interessante ver o efeito disso! (Desde que não fosse no meu prédio...)

Mas as águas ficariam turvas de vez em quando, de todo modo.
Nunca vi manguezal translúcido.


O AG acordou de mau humor, de novo? Mas nem olhando para tão bela paisagem?


beijos
Em 17/05/2006, às 10:59:08, Corretor Gramatical versão 2.0 disse:
enchergou ???? Ai !!! Essa doeu !
Em 17/05/2006, às 11:02:07, A Gerência disse:
Olha o foco !! Estamos falando da Lagoa e seu entorno !!

Foco e Seriedade !! Esse é o nosso lema !!

A Gerência

Em 17/05/2006, às 11:32:59, Ana Lucia | página pessoal disse:
Em todo lugar onde existem seres humanos, há camadas elitistas, preconceitos, pseudo-moralismo, hipocrisia, castas sociais, bolsões de pobreza e espigões de riqueza (em sentido literal ou figurado, tanto faz).
Para fugir disso, teríamos que fugir de nossos semelhantes. São características inerentes a seres humanos e não a locais. É um fenômeno sociológico e não geográfico.

Continuo achando que o Rio é o melhor lugar para (eu) morar. As outras cidades, mais desenvolvidas, menos desenvolvidas, parecidas, completamente diferentes, mais bonitas, menos bonitas, são todas ótimas para visitar, fazer turismo, passar uns tempos. Mas adoro voltar para a minha cidade.

Por enquanto, é aqui que prefiro morar, sem desmerecer os outros lugares do planeta.


Para não dizerem que eu saí do foco. A única coisa que eu acho é que a altura desses prédios deveria ter sido limitada. A falta de limites (e de planejamento) fez com que o Rio crescesse para cima. A Lagoa ficaria mais bonita com prédios mais baixos e com mais distância entre eles, construídos com mais terreno. Há apartamentos aí onde se abre a janela e se dá de cara com a pedreira.
(Antigamente se avistava passarinhos e macaquinhos, hoje eu não sei)



(Desculpem, hoje eu acordei otimista)
Em 17/05/2006, às 11:52:20, Nana | fotolog disse:
Fiquei em dúvida, aí pensei em "encher"... nada a ver, mas acontece! Desculpa
Em 17/05/2006, às 11:54:50, Rafael Netto | fotolog disse:
Azedo, eu???? Comparado com o AG....

ainda bem que temos a Ana Lucia para adoçar o dia!

Sobre o esquema de "queimar o resto do filme", é muito mais fácil e barato simplesmente ignorar o resto do rolo e rebobinar o filme no ponto em que estiver. Já fiz isso algumas vezes.
Em 17/05/2006, às 12:23:10, derani | fotolog disse:
Removeram as favelas e colocaram as pessoas em conjuntos construídos na Vila Kennedy, Cidade de Deus, etc., com estrutura melhores do que eles tinham nos barracos.
A primeira coisa que os favelados fizeram foi arrancar vasos sanitários, pias e etc das novas moradias, para vender!
Sem educação, saúde e renda (palavras gastas por tantas promessas mentirosas) ninguem consegue fazer nada direito, nem remover favelas..
Em 17/05/2006, às 12:45:57, Ana Lucia | página pessoal disse:
É, Derani, você consegue tirar o pobre da pobreza, mas não consegue tirar a pobreza do pobre.
O problema não é saúde, nem educação (no sentido informativo) nem renda.
È ganância mesmo. O indivíduo que nasce ganacioso, não dá valor a nada, nem mesmo a seu conforto.
Conheço um caso de uma família que está vendendo todo o acervo de uma mansão (herança de família) no Alto da Boa Vista. Têm educação, saúde e renda. Mas são pobres de espírito e gananciosos.


E que venham as pedras, que baterão no vazio, pois estou saindo, para almoçar.

:))))
Em 17/05/2006, às 12:52:48, Luiz D' | página pessoal disse:
Rafael,
não fazia diferença de preço não, já que era eu mesmo que revelava o filme e ampliava as fotos.
Ficava o registro da janela que, mal sabia eu, deveria tê-los feito em muito maior número, pois poderia estar aqui publicando mudanças incríveis na paisagem.

Ana Lucia,
falou e disse!
Em 17/05/2006, às 12:59:21, Wagner Bahia disse:

Como extensão ao comentário de Derani, sobre a retirada dos favelados da Zona Sul para criar favelas na Zona Oeste, digo que poucas favelas nesta região foram "espontâneas"; a maioria, como: Vila Kennedy e Vila Aliança (ambas construídas com os recursos da "Aliança para o Progresso"; programa criado pelo governo norte-americano para ajuda da América Latina, após a tomada de Cuba por Fidel) em Bangu; Sapo e Rebu, em Senador Camará; e Antares, em Campo Grande, foram "criadas" pelo próprio governo.
Como foi dito, sem educação e renda nunca resolveremos, infelizmente, este verdadeiro "câncer" de nossa cidade, que é a favela. Quando se remove uma (normalmente por força de especulação imobiliária) se criam outras...

Em 17/05/2006, às 13:07:42, AG disse:

Cara Aninha,
não acordei de mau humor não, palavra.
É que essa minha inteiração com o teclado resulta, às vezes, numa "espanção geral" que nem mesmo eu sei de onde vem.

Mas você tocou num dos pontos que eu acho que prova a sociedade de dementes em que vivemos. Falo do gabarito dos prédios que ali se permitiu construir.
Se a idéia de tirar a favela de lá, era reforçada com o argumento (também) de tornar a paisagem mais bonita, dançou com aquele paredão de edifícios, na maioria (para não dizer todos) cafonas, modernosos, estilo Humberto Saad, barra, Dijon.
É só isso.

Quanto à crítica do Derani aos "transferidos", concordo plenamente. Não foram todos, é verdade (conheci alguns que até melhoraram as casas) mas os que torraram as peças das casas mostraram que muito mais do que ser pobres, são burros.
O que não é diferente nas chamadas classes privilegiadas. É só sair pela zona sul e ver quanto "puxadinho", quanto "terracinho" quanta descaracterização de prédios, alguns considerados, patrimônios arquitetônicos da cidade.
Muito mais do que bem de vida, essas pessoas também mostram que são burras.

Desculpe, A Gerância, mas fui obrigado à resposta, baseado no artigo 3, parágrafo 12, inciso 4, caput 9, capítulo 10, versículo 12, do Código geral dos Bares, Botecos, Pé-Sujos, Biroscas, Tendinhas e afins.

Muito obrigado.
Em 17/05/2006, às 14:12:53, Roberto Tumminelli | página pessoal disse:

To de saida, depois volto e vejo tudo com calma.

:-))
Em 17/05/2006, às 14:40:04, derani | fotolog disse:
Ainda sobre a remoção das favelas: Agora nós é que somos os "removidos".
Estamos ficando dentro das favelas literalmente (pois estão nos cercando) e culturalmente, porque com essa cultura da favela que querem nos impor tais como os programas "periferia", não-sei-o-que e acerola, rap, funk, e outros de gênero, nada mais é do que nos impor a cultura da miséria, pra todo mundo achar que isso é normal e assim é que tem que ser o mundo.
Em lugar de trazer eles para nosso nível (cultural, de renda, etc..) nós é que temos que ir para lá!!
É.. vão acostumando...
(Desculpe Gerencia...)
Em 17/05/2006, às 15:31:41, JBAN | página pessoal disse:
Passo por aqui, apressado, suado, cansado, estressado, avoado, esfomeado porque o bicho está pegando e o trabalho é muito... depois leio com calma... e respondo...

:-(
Em 17/05/2006, às 15:46:09, EDUARDO BERTONI | fotolog disse:

O dia tá brabo!
Como mudou a Lagoa...
Depois eu volto com mais calma
Em 17/05/2006, às 16:05:56, Ana Lucia | página pessoal disse:
Esse comentário do Dr.B, dizendo que o dia está brabo, deve ser uma referência ao comentarista acima.

Fiquei esperando, paciententemente, alguém comentar primeiro, para evitar os respingos de suor. Obrigada, Bertoni.

Onde está a Gerência deste Boteco?
Tem que se colocar uma placa aqui: Proibido mau humor, subir nas mesas, dizer palavrão fora de contexto (dentro de contexto, pode?), batucar, jogar palitinho (o nome mesmo é muito feio...)entrar sem camisa e respingar suor nos outros comentaristas!


Removeram as favelas e com elas, a poesia de Ave Maria no Morro, de Chão de Estrelas...

Não é à toa que a Escola Pública que inauguraram ao mesmo tempo que o complexo habitacional da Vila Kennedy chamava-se Orestes Barbosa. Tentaram levar junto a poesia.

Em vão.


Foi arrancada e vendida, junto com as ferragens e louças sanitárias.


Mas,(no foco) a Lagoa continua linda, mesmo com o passar dos tempo. Perdeu o frescor da juventude, mas continuou elegante.

E, além do mais,
O sol brilha,
os passarinhos cantam,
a vida é bela!


beijos
:D
Em 17/05/2006, às 16:21:20, Ze Rodrigo disse:
Este é o Bodensse???
Se for, cadê o Bode Velho qua não aparece pastando?
Em 17/05/2006, às 17:22:37, Ana Lucia disse:
Zé Rodrigo,

Você sabia?

Bodensee (Immenstaad) é um município da Alemanha, no distrito de Bodenseekreis, na região administrativa de Tubinga , estado de Baden-Württemberg!

plim!

Neste momento, dezessete horas, dezoito minutos e trinta e dois segundos.

Rádio Relógio, cultura e informação...


Essa é a Lagoa Rodrigo de Freitas, Situa-se na Zona Sul do Município do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro (eu já ia dizer Guanabara).

Assim não dá, querem apagar meu sol...
O passarinho ficou até de cabeça para baixo na árvore.

Quem é o Bode Velho?
Não entendi essa...

:-!
Em 17/05/2006, às 17:26:48, derani | fotolog disse:
Ana Lucia:
Tubinga não é na Alemanha e sim em Minas e fica próximo à Ipatinga...
Em 17/05/2006, às 17:33:54, Ana Lucia disse:
Pensei que Tubinga fosse em homenagem à bela praia de Tubiacanga, na praia do Governador.
O nome Tubiacanga é derivado do traje que as indígenas enrolavam nos corpos bronzeados:Canga em forma de tubo.

......................................
Em off:

(O pior é que eu tenho um monte de coisas para fazer, mas não consigo resistir! Fico aqui, escrevendo bobagem).
.......................................


Em 17/05/2006, às 18:01:33, Tertuliano Delacroix | e-mail disse:
É difícil crer que, no meio de tantas pessoas inteligentes, não surja uma de bom gosto que se rebele contra esta ladainha de achar a Lagoa mais bonita antes do que hoje com os lindíssimos prédios que a cercam.
Francamente!
TD
Em 17/05/2006, às 18:13:27, Ze Rodrigo disse:
Ana Lrucia,
Sim, Bodensee fica naquela teutônica região germanica da Alemanha.
Mas há controversias que tangem o ex-expert em Zepellins desta mesa.
O nosso coleguinha Jibão possui um raro exemplar de um carro norte americano fabricado nos Estados Unidos, um de Dodge Velho, que foi apelidado pelo Bertoni de Bode Velho, e dai a relação existente entre o Bodensee e a nossa Lagoa, que é perto do atual habitat do tal Bode Velho.
:-))
Em 17/05/2006, às 18:16:06, Zé Rodrigo disse:
Ana,
Voce esqueceu de mencionar que a Galeria Silvestre, a galeria da luz, era quem informava a hora certa na Rádio Relógio.

:-))))))))))))))
Em 17/05/2006, às 18:27:39, Rafael Netto | fotolog disse:
Ana Lucia tá inspirada hoje...

Saudades da Rádio Relógio, e do 130. Hoje pra acertar o relógio, é preciso recorrer aos "time servers" da internet. O 130 atual só diz a hora e o minuto. Em SP também é assim (acabei de conferir).

A propósito, na época da Guanabara não existia "município do Rio de Janeiro", não é?
Em 17/05/2006, às 19:31:49, Rouen | fotolog disse:
Luiz D` minha ex mulher tinha um apartamento no primeiro edificio da D p. E. Ele é terrível, mas a vista era fantástica. Ainda sobre a Lagoa eu teria que fazer uma pesquisa, mas se não me falha a memória nos anos 60 chegou-se a falar em aterro total dela. Eu sei que é uma loucura insana total e incabível, mas me parece que chegou a rolar algo nesse sentido. Vc sabe algo ?
Em 17/05/2006, às 19:57:33, Luiz D' | página pessoal disse:
Quiseram fazer uma universidade sobre palafitas na Lagoa...

O Tertuliano é um provocador mas que a Lagoa continua linda continua. Voltando da zona norte, saindo do Rebouças no final da tarde, fiquei admirando o dourado do sol desta época do ano, espetacular, sobre os morros e a lagoa.

Se os edifícios fossem todos mais baixos seria muito mais bonito ainda.
Em 17/05/2006, às 22:08:56, Eusebius Sophronius disse:
A Lagoa é bela !! A obra de Deus é bela !!

Por onde anda minha Finólia ??

O Fim está próximo !!

Em 17/05/2006, às 22:11:20, JBAN | página pessoal disse:
Retornado, acalmado e relaxado (salve Pintáfona !), passo por aqui para dar o meu pitaco tardio (salve Pintáfona !)

Passem em http://ubbibr.fotolog.com/rioantigo/?pid=12622310 para ver uma bela foto da área do Passeio Público !!
Em 17/05/2006, às 22:21:08, Marcelo Almirante disse:
Por falar na Lagoa. Lembras quando foi inaugurada a ciclovia no trecho Cantagalo - Caiçaras ?

1978 ou 1979 ?

Parece ser 79, mas não tenho certeza.

Em 17/05/2006, às 22:26:03, Marcelo Almirante disse:
DERANI,

Com certeza estão querendo nivelar o país por baixo.


Nome:
Mensagem:
caracteres disponíveis
E-mail (opcional):
URL (opcional):