Terra Terra Fotolog
Saudades do Rio - Luiz Darcy

Este "fotolog" não tem nenhum interesse comercial e propõe-se a divulgar imagens e fatos do Rio de Janeiro de antigamente.
<BR><BR>
<BR><BR>Caso haja algum item em desacordo com os direitos de propriedade intelectual, por favor, envie-nos um e-mail e retiraremos a respectiva parte ou indicaremos o devido crédito, conforme a sua preferência.
<BR><BR>
<BR><BR>Caso você tenha fotografias familiares sobre este tema e queira partilhá-las conosco, envie-as para luizd.rio@uol.com.br

Categoria: Adulto
Postado por SAUDADES DO RIO em 30/05/2006 07:22

ILHA DO FUNDÃO - CIDADE UNIVERSITÁRIA
.
Ilha do Fundão em 1957 em foto do Acervo de Jorge Machado Moreira.

Vêem-se os quatro únicos edifícios implantados na época: em primeiro plano o Instituto de Puericultura e Pediatria, junto do Hospital das Clínicas; ao fundo as faculdades de Engenharia (à direita) e Arquitetura.

O Instituto de Puericultura e Pediatria (1949/53) da Universidade do Brasil (hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro), localizado no atual campus do Fundão, que pode ser melhor visto na foto de hoje em http://www.fotolog.com/luiz_d , pode ser considerado a obra mais madura e bem-sucedida de Machado Moreira - recebeu em 1953 o primeiro prêmio na categoria edificações hospitalares, na 2ª Bienal de São Paulo.

Com sua horizontalidade, o prédio contrasta fortemente com a escala monumental dos outros edifícios da Cidade Universitária.

Nele, o autor teve a habilidade de articular seu repertório arquitetônico com as experiências dos colegas que, no final dos anos 1940, criavam os paradigmas do vocabulário da arquitetura moderna carioca: Oscar Niemeyer, no Banco Boavista (1946); Affonso Reidy, no conjunto de Pedregulho (1947); Lucio Costa, no Parque Guinle (1948); e os irmãos Roberto, no edifício Seguradoras (1949).

Devido à rígida composição ortogonal, estabelecida pelos três volumes paralelos que se articulam ao longo de um eixo perpendicular, a percepção do prédio se dá de modo diversificado, enriquecida pelo tratamento diferenciado das fachadas.

Em particular, isso acontece pelas variações de elementos por trás dos pilotis que sustentam a caixa purista, a qual, por sua vez, é definida pelas pequenas janelas quadradas, de proporções quase perfeitas.

A expressão mais bem-sucedida no edifício é a caracterização espacial e formal das diferentes funções - ambulatório e hospital -, mantendo a escala reduzida que representa o mundo percebido pelas crianças.

A identificação das atividades e a importância das circulações que interligam os volumes e os andares são estabelecidas pelas articulações das rampas e no sistema de transparências criadas pelas superfícies de vidro, pelas malhas dos cobogós cerâmicos e pela iluminação zenital.

A alternância de materiais e os painéis coloridos negam totalmente a tradicional frieza do ambiente hospitalar público.

O clímax familiar do prédio é obtido no pátio interior semi-aberto, ao qual se ligam as principais circulações horizontais.

Assim, dos três lados da caixa, visualiza-se um entorno natural com a escala de um pequeno parque de bairro, que resgata na memória dos pacientes as vivências dos seus espaços cotidianos ("apud"Roberto Segre).

Pena que todo o complexo da Cidade Universitária esteja quase que completamente abandonado por nossos governantes.



Comentários (61):

Em 22/08/1973, às 17:16:47, General Miranda disse:
Prezado Senhor Luiz D’,

Bela foto a de hoje, mostrando a Ilha do Fundão.

Aduziria que este local, onde hoje se encontra o campus da UFRJ, surgiu a partir de um pequeno arquipélago (ilhas do Fundão, das Cabras, do Catalão, do Ferreira, do França, de Bom Jesus, da Sapucaia).

O embasamento cristalino, que aflora na região, é formado por migmatitos heterogêneos e anfibolitos, da série inferior do Arqueano.

No local, esta unidade geológica é representada por bandas graníticas e anfibolíticas.

O intemperismo diferencial sofrido por esses materiais produziu um conjunto onde se destacam lentes de rochas graníticas fraturadas dentro de saprolitos.

Estas informações fazem parte de um estudo do qual participei e que coloco à disposição dos interessados no aspecto geofísico do local, bem como qualquer outra informação sobre o GPR (Ground Penetrating Radar), equipamento utilizado nestas pesquisas.

Em 22/08/1973, às 17:21:49, Rafael Netto | fotolog disse:
Segundo Marcelo Almirante (e eu) a UFRJ hoje sucumbe ao "plano internacional" de burrificação do Brasil, para evitar que o país se desenvolva. Sucateiam-se as universidades e implantam-se políticas populistas (sistema de cotas) a fim de efetivar esta política.

Na prática, o Fundão foi um conjunto de planos não-realizados, tanto dentro quanto fora da universidade. Dentro, muitos prédios não foram concluídos, e os que o foram não são ocupados do jeito que deveriam. Fora, a cidade não se desenvolveu como esperado na região, e se favelizou.

Também contribui para o abandono da Ilha do Fundão o fato da área ser uma "propriedade particular" cujo dono é o Governo Federal. A Prefeitura não tem poder na ilha, não pode executar pavimentação de ruas, iluminação, coleta de lixo, etc. como faz (faria?) no restante da cidade.
Em 22/08/1973, às 17:23:43, Ana Lucia | página pessoal disse:
A foto está com uma nitidez sensacional! Não sei como se consegue escanear com essa imagem tão limpa! Muito boa mesmo! Parabéns!

Meu comentário seria, "ipsis litteris et ipsis verbis" o mesmo do Rafael.
Para não cansar todo mundo, usando um CtrC-CtrlV mental, para, no fim, dizer o mesmo que ele, só digo:

Idem!
Assino embaixo o comentário dele!

Não sabia que o General Miranda era geólogo!
:O

Esses seus posts mais recentes são um ótimo "cala-boca" em quem possa dizer que seu excelente fotolog não aborda senão bairros da zona sul da cidade.

Estou achando muito bom este passeio pela região insular da Guanabara. (Todas as duas fotos são da época em que o Rio (ai que saudade!) ainda se chamava Guanabara.)

Hoje estou com a agenda lotada, mas pretendo retornar ao boteco, ao menos para a saideira.

beijos
Em 22/08/1973, às 17:24:21, EDUARDO BERTONI | fotolog disse:

O Hospital das Clínicas da UFRJ foi projetado para ser um dos maiores e melhores hospitais do país.
Estrutura enorme, abrigaria todas as clínicas da faculdade de medicina e ainda seria o local de prática de nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos e demais paramédicos.
A falta de interesse dos governos na saúde pública e consequente falta de repasses financeiros, além de manobras de políticos inimigos do povo e amigos dos seus próprios interesses fez com que o HC fosse, por décadas, um esqueleto fantasma jogado ao tempo.
Praticamente apodrecido foi ocupado em cerca de 10 por cento pelas clínicas da faculdade de medicina.
90 por cento da sua construção está abandonada.
Dá pena!

Em 22/08/1973, às 17:26:36, MAriani disse:
Um grande beijo pra vc!!!!
É sempre muito bom ver que vc me visitou....melhor ainda passar por aqui.
Mariani
Em 22/08/1973, às 17:26:56, Waldenir disse:
O hospital do Fundão dava medo na minha época de graduação ( segunda metade dos anos 80,todo deserto, com boa parte da estrutura à mostra.Só passávamos lá para tomar uma cerveja em uma espécie de "bar" - e bota aspas nisso - que ficava entre duas lajes não-terminadas,e cujo acesso era por uma escada helicoidal sem corrimão nem revestimento. E no escuro.
Em 22/08/1973, às 17:27:32, Wagner Bahia disse:

Este site é uma aula diária... :o))

Em 22/08/1973, às 17:31:46, Celso Serqueira | página pessoal disse:

Gal Miranda,
Saudações! Venho acrescentar que, no fim do século 19, o arquipélago original tinha 26 ilhas grandes e pequenas e diversas pedras. Faltou relacionar a Ilha do Baiacú, em cuja praia, até a década passada, ao passar pela ponte velha, via-se uma pitoresca draga a vapor encalhada e enferrujada. Aqui tem um mapa onde se pode visualizar o aterramento da região:
http://serqueira.com.br\mapas\sapucaia.htm


Luiz,
Vale lembrar que há mais de 30 anos aí se situa o Argonauta, primeiro reator atômico brasileiro. E que foi nas imediações do Fundão, então chamada de Ilha dos Negros, que Araribóia morreu afogado, já velho e desiludido com os portugueses, em 1587. Consta que, pressentindo seu fim, dirigia-se à Ilha do Governador para morrer em sua terra natal. Pra variar: pode me enviar esta ótima foto em alta? Obrigado!
Em 22/08/1973, às 17:31:51, Celso Serqueira | página pessoal disse:
Sobre o post de ontem:

JBAN,
caieiras, sim, cerâmicas, não. A Ilha é (era) pródiga em sambaquis, um dos mais antigos e interessantes é o da Pixunas, que agora fica sob a favela Teles de Menezes. Coincidentemente, ali perto, no meio da floresta, ficava o maravilhoso solar do governador Salvador de Sá, com poço e pomar onde brinquei muito quando criança. Os Fuzileiros Navais derrubaram tudo e construíram alojamentos. Outro sambaqui importante está na área tomada pela Estação de Rádio da Marinha, no estuário do rio Jequiá.

André,
Pela ausência de obras de construção de hangares na foto, ela obrigatoriamente é anterior a 1923. Provavelmente, o Washington "inaugurou" uma reforma, ampliação ou coisa semelhante; talvez tenha colocado a placa inaugurando obra de outro? Os atracadouros sucederam-se neste local desde o século 17.

Em 22/08/1973, às 17:32:03, Celso Serqueira | página pessoal disse:
Sobre o post de ontem:

Tijucano Emperdenido,
O senhor é um mau-caráter. Todas as vezes que o Luiz postou imagens da Tijuca, sempre lhe fui solidário, acrescentei informações e estimulei a abordagem desse logradouro menor do Andaraí. Quando, pela primeira vez na história, este flog traz a Ilha do Governador, o senhor reclama e faz proselitismo da Barra da Tijuca. Com a licença do sr. TD: FRANCAMENTE!

PS Estou meio ausente da internet esta semana , na próxima volto ao normal. Abraço!
Em 22/08/1973, às 17:32:12, JBAN | página pessoal disse:
Belíssima foto aérea, certamente tirada de um Zeppelin, que extemporaneamente (salve Pintáfona !) visitou o Rio em 1957.

Tenho uma série de fotos em alta resolução sobre a construção do Fundão que acredito já haver enviado para o Dr. D´. A nitidez é impressionante.

Estudei no Fundão de 1978 a 1984. Depois disso passei por lá mais uma ou duas vezes. Não sei se quero voltar e descobrir que tudo continua a mesma m... que era naquela época. Aquilo era o Fim do Mundo. Arrependei-vos !!

O grande pecado foi deixar o entorno da Ilha chegar ao ponto que chegou... mas sinceramente estou cansado demais para abordar este tema e chover no molhado.
Quanto à recente cobertura off Zona Sul do Dr. D´, tenho apenas à comentar que o Rio de Janeiro é composto de Centro e Zona Sul. O resto é apenas figuração e área de apoio.. :-)))))

Em 22/08/1973, às 17:32:21, Rafael Netto | fotolog disse:
A Ilha do Fundão "original" era justamente esta parte onde fica o IPPMG. Aliás acho que a construção desse prédio é anterior ao aterro do arquipélago. A ponte do Galeão com certeza é.

Acho exagerada a estimativa do Bertoni. Tenho a impressão que cerca de 60&25 do prédio, talvez um pouco mais, estejam sendo usados. Corresponde à ala "horizontal" mais próxima, e a quase toda a "vertical", até pouco antes da outra ala, esta sim está abandonada, é só um esqueleto com revestimento externo.

A parte abandonada do hospital chegou a ter as janelas e "brises", como aparece na foto do Fotolog, mas tudo foi retirado (roubado?) na última década.

O bar que havia nos pilotis da "sobreloja", no limite da área inacabada, era chamado de "Grêmio" nos anos 90, e era bastante famoso. Só fui lá uma vez, e uma semana depois fechou, sob alegação de venda de drogas. (realmente fumavam maconha lá)

Então "HU" não é o nome original, e sim "Hospital das Clínicas"?
Em 22/08/1973, às 17:32:25, Celso Serqueira | página pessoal disse:
Se o link acima nãpo funcionar, use este:
http://serqueira.com.br/mapas/sapucaia.htm
Em 22/08/1973, às 17:32:44, Andre Decourt | página pessoal disse:
O Jibam me passou várias fotos da construção do Fundão, quero fazer uma série mas tenho medo dela ficar massante.

Quanto ao projeto de urbanização do aterrado, é um absurdo o que aconteceu com ele, e também com todo o entorno. O projeto previa criar uma unidade independente do resto da cidade, mas que também possuísse atrativos para que os residentes na "outra" cidade pudessem frequentar o campus universitário, estádio de futebol, estádio de atletismo, clubes náuticos, uma gigantesca marina, muitas áreas veres foram planejadas, mas nunca executadas, concomitantemente o poder público ia destruindo o entorno, deixando a favelização da região da maré e da velha enseada e Inhaúma fugir do controle, bem como através de aterros e da poluição das águas da baia transformarem aquele canto no canto mais poluído e mal cheiroso da baia da Guanabara.

Eu tenho um post, bem antigo que mostra o hospital em construção nos anos 50, vou pegar o link e trazer prá cá.
Em 22/08/1973, às 17:33:41, Andre Decourt | página pessoal disse:
Pronto, aqui está: http://ubbibr.fotolog.com/andredecourt/?pid=7797750
Em 22/08/1973, às 17:34:11, JBAN | página pessoal disse:
Ahhh... então foi para o André dos Postes e Luminárias que eu enviei as fotos...

Dr. D´, se quiser as fotos estão à disposição.

Em 22/08/1973, às 17:36:43, Andre Decourt | página pessoal disse:
O "índio" está chamando a gente de racista lá no flog......essa turma fica morando na europa e se desconecta com a realidade da terras brasilis, vide reportagem hoje no jornal.

Só porque todos falaram que odeiam música baiana o cara acha que usamos uniforme das Waffen SS, e ele nem sabe que 90&25 dos assistentes dessas micaretas são riquinhos, de pele branca, ouvndo música comercial com marqueting de coisa genuinamente brasileira
Em 22/08/1973, às 17:36:54, Luiz D' | página pessoal disse:
O melhor das postagens "off-Rio" como diz o JBAN é a colaboração do Celso (aliás o "link" está ótimo).

O "link" indicado pelo André também mostra uma foto sensacional da construção do Hospital.

JBAN, exijo exclusividade (dispenso material de segunda mão)...

PS: após esta bravata para público externo, pode me mandar as fotos que serão muito apreciadas!

PS2: nosso TD acharia estes textos acima muito sérios, francamente!

PS3: e o General Miranda, quem diria...

PS$: que coincidência o barzinho do Fundão ter sido fechado logo após a visita do Rafael Netto...
Em 22/08/1973, às 17:38:50, Andre Decourt | página pessoal disse:
Aqui está nosso direito de resposta, não coloquei no post de hoje para nõa macular a bela Villa Marinha:

Caro Raoni, acho que seus 20 anos na Europa o deixaram desconectado com a realidade brasileira, vc sabe quanto custa o direito de correr atrás de um trio-elétrico num evento como esse fora da temporada carnavalesca....uns 100 reais, vamos então dolarizar.... 40 verdinhas....isso é muito dinheiro para um pober comprar... no carnaval da Bahia vai a 300/400 reais

Quem vai nesse evento é branco, rico, filhinho de papai, que ouve uma música de péssima qualidade, que é empurrada na mídia guela abaixo pela força do poder econômico das grandes gravadoras e empresários espertos, sem dó nem piedade.
Enquanto isso outros gêneros musicias agonizam por falta de espaço de divulgação, como a música instrumental (de ótima qualidade e muito mais brasileira que esses "chicletes da vida), o Jazz, o Rock e até o Samba de raiz, substituído pelo pagodinho ridículo e pasteurizado das gravadoras...
Em 22/08/1973, às 17:38:57, Andre Decourt | página pessoal disse:
...um pagodinho brega do nível de Alexandre Pires e Bello.

Fora que o marketing pró Bahia feita pela mídia de São Paulo no maior clima daquela rivalidade histórica entre as duas metrópoles.

Você se engana, mortos estão os que não reclamam, mortos estão o que se deixam seduzir com o que a mídia dominical lhe empurram pelas gargantas, mortos são aqueles que não são bairristas com a sua cidade e a deixam entrar em decadência com protestos pífios, mostos são aqueles que não enfrentam o problema de frente. Aqui cada um com o seu inconformismo com o que vem acontecendo está vivo, vivíssimo


Em 22/08/1973, às 17:39:47, A Gerência disse:
Direito de resposta?

Raoni?

Não macular a Villa Marinha?

FOCO! SERIEDADE!

Em 22/08/1973, às 17:42:13, Meiga | fotolog disse:
top aqui
seu guxo esta sensacional..amei..
Bela semana p/vc..
Quer conhecer meus amores de hje apareça em meu guxo bjcas e fica Deus..
Em 22/08/1973, às 17:43:20, JBAN | página pessoal disse:
Raoni ? Aquele que comia o Sting ??? hummmm.. tá.

Quer dizer que seu André não quer macular a Vila Marinha e traz o barraco para o bar do seu Luiz ?? Cadê a Gerência do estabelecimento. Briga só do lado de fora !!

Meiga ?? Seu Guxo ?? ihhhhh....

O Fim está próximo !!

Luiz,

As fotos seguirão via email.

O Bar do Fundão fechou após Rafinha e Giseli Loira tranformarem o recinto em point da tchurma do Funk da favela da Maré.

Em 22/08/1973, às 17:49:35, Tijucano Empedernido disse:
Amigo Luiz,

Mais uma vez perdemos tempo com esta perfieria desimportante e não nos concentramos na maravilhosa Tijuca, nosso bairro, nossa cidade e nosso país. Aqui somos felizes !!

Saudações Tijucanas

Em 22/08/1973, às 17:50:12, Rafael disse:
"plano internacional" de burrificação do Brasil????muito interessante essa expressão
o fundão tinha tudo pra ser um excelente lugar,mas acabou como está.Não vou ficar cansando todo mundo falando sobre como e porque isso tudo ocorreu,mas já ouvi algumas vezes que há areas la que são matagais que eram destinadas aos cursos da UFRJ de outras unidades que não quiseram se transferir pro fundão,tal qual a FND e o IFCS(que dentro do centro da cidade,têm bibliotecas e arquivos em grande número para pesquisas e consultas)e os cursos da praia vermelha que,claro,não iriam largar tudo pra trás pra ir pro fundão!!se isso que ouvi falar no ifcs tiver fundamento,ajuda a entender o porque de além de se ter prédios abandonados no fundão,haver também áreas abandonadas que hoje são matagais!
discordo quando falaram que o rio é centro e zona sul,e o resto da cidade seria complemento,mas não vou ficar fazendo polêmica com isso.
como diria um amigo que la estuda"é o fundão do poço" a situação da ufrj ali
Em 22/08/1973, às 17:50:17, Rafael disse:
isso com investimento da petrobras em 1 parte do fundão,imagine sem isso???
Em 22/08/1973, às 17:50:24, AG disse:

Luizíssimo, que me perdoe A Gerência --se é que ela existe -- cheguei aqui e quedei-me pálido de espanto.

Primeiro dei de cara com isso:

"Devido à rígida composição ortogonal, estabelecida pelos três volumes paralelos que se articulam ao longo de um eixo perpendicular, a percepção do prédio se dá de modo diversificado, enriquecida pelo tratamento diferenciado das fachadas."

Depois o General da Picareta mandou essa:
"O embasamento cristalino, que aflora na região, é formado por migmatitos heterogêneos e anfibolitos, da série inferior do Arqueano."

E agora aparece a Meiga falando do seu "guxo"; que pelo visto deve ter muitos admiradores.

E olha que o Raoni com sua borduna não apareceu, tacapeando a torto e a direito.

Vou dar uma beiçada numa Salinas, aqui mesmo no salão, e volto mais tarde.

Pergunta à Meiga: "escrever como você escreve é bossa ou analfabetismo mesmo ?"
Se não quiser responder com palavras não responda; apenas criptografe.

Vuuupt.






Em 22/08/1973, às 17:51:24, Roberto Tumminelli | página pessoal disse:

é deprimente ver o estado de todos os predios ai no Fundão.


Fora do foco:

Fui ver o flickr do tal Raoni. O cara assina mesmo raoni, o avatar dele é a cara de um indio. Se esconde atras desse pseudônimo. Não dá pra levar ele a serio. Coisda diferente dos personagens que andam por aqui (sabemos que é brincadeira). Mas o cara tem umas fotos bem legais por lá. Discutir com um sujeito que nem hombridade nem se assinar seu nome verdadeiro é perda de tempo.
Em 22/08/1973, às 17:53:52, Marisette | fotolog disse:
O bom daqui é que vc interage com vários blogs, fotologs, etc...ao mesmo tempo, não dá pra não acompanhar tudinho :)

//boa tarde :)//
Em 22/08/1973, às 17:54:34, Luiz D' | página pessoal disse:
Que me perdoe A Gerência mas "escrever como você escreve é bossa ou analfabetismo mesmo ?"
Se não quiser responder com palavras não responda; apenas criptografe" foi uma das coisas mais geniais que li nos últimos tempos.

Vou ter que usar em algumas situações, com "copyright", é claro!

Em 22/08/1973, às 17:54:43, Andre Decourt | página pessoal disse:
Fui lá ver o frique do cara, ele está envolvido com os movimentos contra o racismo na Europa, deve estar completamente desnorteado do que realmente acontece aqui e qual foi o nosso escopo......que volte para casa e tome noção da realidade brasileira !

Mais um paladino do PC
Em 22/08/1973, às 17:55:30, Wagner Bahia disse:

Pô, o negócio tá quente por aqui hoje.

Como diz o pessoal nos estádios:
porrada! porrada! porrada! :o))

Em 22/08/1973, às 17:56:49, derani | fotolog disse:
Só vim aqui no bar dar um alô e me mando que a barra tá pesada.
Daqui a pouco começa a voar cadeira ..
Êpa, tem um cara com gargalo de cerveja quebrada na mão!

Em 22/08/1973, às 17:59:33, Tertuliano Delacroix | e-mail disse:

Pelas barbas do Profeta!

Curioso que fiquei ao ler respostas dadas pelo Sr. Decourt ao codinominado Raoni, fui procurar o óvulo do problema e localizei-o no fotolog do Sr Decourt.
Macacos me mordam, Sr. Raoni e Sra. Evelyn!
Onde foi que os senhores viram alguma apologia ao racismo?
Ou o Sr., caro Raoni, fugiu da escola ( hipótese mais provável) ou não sabe o que é racismo.
O Sr. sim é um racista extremado a ponto de esconder-se sob um apocrifismo silvícola por vergonha de ser da raça que é seja ela qual for.
Quanto a estar morando na Europa há 20 anos existem duas opções: ou a sua Europa se restringe ao bairro Europa, sub-distrito de Vilar dos Telles ou, a ser verdadeira a afirmação,resta-nos lamentar este tempo que o Sr.poderia ter aproveitado de uma maneira mais inteligente dedicando-se por exemplo, a catar cogumelos na floresta.
Francamente!
TD
Em 22/08/1973, às 18:02:43, JBAN | página pessoal disse:
Morar na Europa faz de alguém melhor do que o seu semelhante. Hitler viveu e morreu na Europa. Os Anti-semitas europeus são terriveis. O Racismo na Europa é um problema sério. Afinal, morar na Europa enobrece o currículo ? So se for nestas terras de ninguém Tupiniquins, que o camarada passa dez anos fazendo um cursinho e lavando pratos e quando volta é incensado por que estudou e trabalhou na Europa.

Em 22/08/1973, às 18:05:01, Ze Rodrigo disse:
Pelo que estou vendo, o foco foi parar no Xingú....
:-)))
Em 22/08/1973, às 18:05:01, FlavioM | página pessoal disse:
Já disse lá no Decourt's que não ia mais "tertuliar" com o índio.

Só aqui entre nós, então, lembro que, durante um bom tempo, brasileiro morando em Paris era associado, por lá, aos travestis da prostituição (qualifiquei não por preconceito, mas para distinguir dos travestis do teatro). Que, aliás, ficaram conhecidos por sua organização e mobilização.

Taí, morar na Europa não eleva ninguém, necessariamente, exceto no bolso. Mas pode rebaixar o nome do Brasil a níveis incríveis.
Em 22/08/1973, às 18:17:18, A Gerência disse:
Senhores !! Vamos manter o Foco !! Com Seriedade !!

A Gerência
Em 22/08/1973, às 18:19:47, Manolo Conde disse:
Fiquei impressionado com a informação dos colegas sobre a degradação da Universidade que eu achava funcionava ao 100% no que se refere a área construida. Para que fazer então um conjunto de edificios tão imponentes?. Hoje no Globo o Jabor está terrível.
Em 22/08/1973, às 18:21:12, Tom | página pessoal disse:
Pela propriedade e riqueza de detalhes com que você escreveu aqui, mestre, devo concluir: o grande D' é arquiteto ou jornalista.
Um abraço, figura!
Em 22/08/1973, às 18:23:20, Hermelindo Pintáfona | fotolog disse:
Afundadíssimo Governador do Arquipélago do Conhecimento Guanabarino, Aerofotografante Prócer de nossa História Iconográfica, Vívido Descritor de nossas Obras Arquitetônicas, Pueril e Pediátrico Dr. D´,

É com jubilo que regresso a este selecto convívio entre os seus incontáveis discípulos, pupilos, aprendizes, visitantes, agregados, afeiçoados, apaixonados, freqüentadores furtivos, incorpóreos e extemporâneos. A eles me agrego e externo minha infinda admiração pelo nobre Doutor, baluarte intransponível na defesa da cultura Carioca e nos valores da Familia Brasileira. Em seu incomparável e magnifico sitio internético de convívio virtual, arguimos, discutimos e debatemos temas da mais alta importância sobre nossa Sebastiana Urbe.

Obrigações profissionais da mais alta importância me ocuparam estes últimos 4 dias. Como sempre, sou consultado sobre os mais diversos assuntos, da Religião à Filosofia, da Mecânica Celeste ao processo de fabricação dos vinhos Bordeaux.
Em 22/08/1973, às 18:23:23, Hermelindo Pintáfona | fotolog disse:
A todos tento atender na medida do possível e de acordo com as limitações de minha avançada idade. Minha dedicada assistente, a magnânima Mme Simmons, cuida da minha agenda e de minha instável saúde. Considero-a como uma filha.

A pedido de meu dileto amigo, o Visconde de Cambuquira, nos deslocamos em carris até a próspera e progressista localidade de onde comanda seu pequeno império de fazendas, plantações e engenhos. Homem letrado, estudou em Paris e Lisboa à mando de seu pai, o temido Conde de Cambuquira. Ligado às ciências desde tenra idade, ao meu caro amigo Visconde sempre lhe agradou a observação dos fenômenos extraordinários ligados ao Cosmos. Amante de Julio Verne, tem teorias questionáveis sobre aparições de seres intergalácticos nas paragens Cambuquirenses.
Em 22/08/1973, às 18:23:28, Hermelindo Pintáfona | fotolog disse:
De acordo com seus relatos, que recebo regularmente, vez por outra recebe visitantes estranhos, que emitem ruídos estridentes, como um apito de locomotiva. Estas misteriosas criaturas, meio homem e meio anta, ocupam seu amplo solar por semanas, alimentam-se de quantidades colossais de comida e por pouco não colocam a produção da fazenda em risco. Apavorado com tais aparições implorou por meu auxílio.

Minha estada em suas terras foi sobremaneira amena. Em busca dos tais homens-anta, eu e minha inquisidora assistente, a detetivesca Mme Simmons, fazíamos longas andanças em lombo de burro. Apesar de nossos esforços investigativos e dos relatos apavorados dos aldeões, nada foi comprovado nem descoberto. Eis um mistério a ser decifrado.

Em 22/08/1973, às 18:23:29, Hermelindo Pintáfona | fotolog disse:

Após quatro dias de trabalhos intensos, que aproveitei para trocar estudos e impressões com meu prezado colega de ciências, tomamos o trem de volta à Capital Federal, e retornamos à nossa mansão na Pedreira da Candelária, guiados pelo fiel Álvaro em nossa velha caleça.

Minha irriquieta assistente, a galhofeira Mme Simmons convoca-me para um pequeno lanche de sequilhos e biscoitos de polvilhos, acompanhados de um copo de leite morno.

Despeço-me Aterrado, Alagado e Afundado,

Seu Criado,

Dr. Hermelindo Pintáfona
Em 22/08/1973, às 18:24:00, Portuga Indignado disse:
O Raoni é, provávelmente, mais um daqueles enganadores de Ongs que ficam aproveitando a "consciência pesada" dos Europeus (principalmente dos Alemães) para tirar proveito financeiro - o MST pratica isso com maestria. Até aí tudo bem, (como dizia aquele famoso empresário circense, P.T. Barnum - "nasce um otário a cada minuto") você é um espertalhão! Só que ...ao que parece, o terreno por estas bandas não é favorável ás suas "balelas".
Fundamentado em fatos facilmente comprovados lhe digo: nunca conheci nenhum país cuja maioria da população fosse de origem indigena, negra ou da religião muçulmana, que fosse considerado de "Primeiro Mundo", apesar de grande parte deles possuirem enormes riquezas naturais. Aproveito, igualmente para lhe dizer que os portugueses nunca escravizaram os indios, até porque todos sabem que esta etnia nunca gostou de trabalhar pesado.
Palavra de português.

ps- Sua expulsão de Portugal não foi por acaso - por detrás desse seu "papo de indio"...
Em 22/08/1973, às 18:25:34, Tom disse:
Esforçado e bom de prosa.
Em 22/08/1973, às 18:26:32, Luiz D' | página pessoal disse:
Caramba, este encontro do Professor Pintáfona com o gigante de Cambuquira deve ter abalado a Mantiqueira.

E como é que A Gerência deixou esta confusão do "fotolog" do André vir para aqui - não entendo mais nada!

Quer dizer, como já bem observou o JBAN, que a Villa Marinha não pode ser maculada e a pobre ilha do Fundão, talvez por chafurdar na lama, é que leva as sobras?

PS: comportem-se pois vou ali e volto para a saideira...
Em 22/08/1973, às 18:26:37, Meiga | página pessoal disse:
Puxa AGezinho, fico mto contentinha de vc curtir uma cripto!!!
Minha resposta pra cezinho:
Iq{azfi?mheyi>dasq}g(~yg|u$-ù,vhomk$keyv "hk~,vu}iwos5

(pra decodificar é algoritmo sha1 e a chavinha pública RSA(512bits) tá aqui, ó:
3048 0241 00AD 829F AD07 79ED AE26 BB48 18C9 C8AB A2C1 F35B 8EBB 9DF8 B6AD 6452 9CDC 8553 8D23 3F67 3C4E E557 2353 E6F2 D124 AB1A 3BBB 3B2A D4FF 720C CA24 E49C C2C8 0AFB 2F02 0301 0001

Se amarra numa esteganografia tbem? Vamo trocar uns programinhas de Blowfish meu guxo-guxo-guxo??? Bjocas
Em 22/08/1973, às 18:26:57, JBAN | página pessoal disse:
Essa eu quero assistir de camarote ...

AGuxo X Meiga !!


Em 22/08/1973, às 18:30:22, Celso Serqueira | página pessoal disse:

Com a narrativa do Dr. Hermelindo Pintáfona ficou clara a razão de meu pouco tempo para acessar a internet nos últimos dias. Personagem ímpar, agradabilíssima companhia e muito educado. Apesar da avançada idade e ao contrário de nosso último visitante, não deixou poças ao lado da privada, não limpou a boca na cortina nem esvaziou o cachimbo no vasinho da orquídea.

Embora ele não tenha testemunhado a aparição do homem-anta, outrossim, esclareceu o "mistério do apito agudo", que não era emitido por chupacabras nem pela fábrica de tecidos - o ridículo guinchado pííí pííí é produzido, segundo explicou o professor, pelo deslocamento aerodinâmico da nave alienígena que transporta o humanóide.

Ô André e demais revoltados com o Raoni de Madureira, por favor recomendem a ele a frugal e ecológica leitura de meu artigo "Nosso Índio é Um Bobão", que enaltece as qualidades de nossos nativos, em http://serqueira.com.br/mapas/diaindio.htm Manda ele ir ordenhar peix-boi que é mais negócio!
Em 22/08/1973, às 18:33:43, Eusebius Sophronius disse:

O Homem-anta é a encarnação do Demônio !!

Arrependei-vos ! O Fim está próximo !!

Em 22/08/1973, às 18:34:25, Mauro_AZ disse:
Ilha do Fundao era minha segunda casa. Ou talvez terceira, depois do Maracana. Foi ai' que eu fui burrificado, na EE, de 1975 a 1979, e depois fui mestre-burrificado na COPPE, de 1981 a 1984, alem de ter trabalhado no CEPEL de 1978 a 1985. Boas e mas lembrancas.

Por falar em burrificado, manifesto minha curiosidade deficientemente educada: O guxo da Meiga e' com cabelo ou sem cabelo?
Em 22/08/1973, às 18:38:13, EDUARDO BERTONI | fotolog disse:

VOCÊS ESTÃO MEXENDO COM QUEM ESTÁ QUIETO...
NÃO IRÃO APRECIAR OS MEUS MÉTODOS DE RESPOSTA!

:^((((((((((((((((
Em 22/08/1973, às 18:41:10, FlavioM | página pessoal disse:
Pequenas surpresas do Fundão no "Rio Antigo, e outras mais..."

Celso, você quis dizer "ordenhar peixe-vaca" ou é peixe-boi (macho) mesmo?
Em 22/08/1973, às 18:42:08, Celso Serqueira | página pessoal disse:
Flavio,
Peixe-boi fêmea, não existe peixe-vaca!

Bertoni,
Não estou inteindeindo...

Em 22/08/1973, às 18:48:49, JBAN | página pessoal disse:
O que se passa com Duduco ?? Porque a ira ?

Dá pra sair uma coca pequena e um sanduba de mortadela ?

Em 22/08/1973, às 18:49:09, JBAN | página pessoal disse:
Uma bela maquete do Monroe...

http://www.flickr.com/photos/glaucia1/41976753/
Em 22/08/1973, às 18:50:29, Celso Serqueira disse:

JBAN,
Depois não se sabe porque muitos estudantes tornam-se profissionais medíocres. Começando com um tema desses, tendo tanta coisa mais importante e produtiva, não pode dar coisa boa. Nota zero.

Em 22/08/1973, às 18:50:46, Luiz D' | página pessoal disse:
O Celso vi adorar a maquete do Monroe...

E não é que o Dr. B'passou recibo...
Em 22/08/1973, às 19:01:38, FlavioM | página pessoal disse:
Celso, independente das regras do "vernáculo", vem cá no Norte prá ver como os ribeirinhos chamam a fêmea. É peixe-vaca, mesmo.

Você vai ter qu passar mais tempo abrindo o globolog, porque tem mais coisa lá...
Em 22/08/1973, às 19:03:08, Ana Lucia | página pessoal disse:

Cheguei tarde, não vejo ninguém, foram todos dormir, coisa que eu deveria estar fazendo.

Vou pegar só uma coca-cola ali na geladeira.
É só anotar na conta, "please".

Direito de Resposta, Raoni, peixe-boi (em Cambuquira tem mar?), Monroe, Marinha, guxo,(guxo??????)!!!

alguém viu o foco por aí?
8-O

Espero poder ajudar a procurá-lo amanhã, quer dizer, daqui a pouco.


beijos
Nome:
Mensagem:
caracteres disponíveis
E-mail (opcional):
URL (opcional):