Terra Terra Fotolog
Saudades do Rio - Luiz Darcy

Este "fotolog" não tem nenhum interesse comercial e propõe-se a divulgar imagens e fatos do Rio de Janeiro de antigamente.

Caso haja algum item em desacordo com os direitos de propriedade intelectual, por favor, envie-nos um e-mail e retiraremos a respectiva parte ou indicaremos o devido crédito, conforme a sua preferência.

Caso você tenha fotografias familiares sobre este tema e queira partilhá-las conosco, envie-as para luizd.rio@uol.com.br

Categoria: Adulto
Postado por SAUDADES DO RIO em 06/06/2006 06:01

RECOLHIMENTO DE LIXO NA LAGOA
.
Este "fotolog" continua solidário ao nosso comentarista Rafael Netto, aguarda sua pronta recuperação, deseja seu rápido retorno a nosso convívio e, em sua homenagem, continua com suas postagens.

A foto mostra o recolhimento de lixo em prédio da Lagoa Rodrigo de Freitas, junto ao Viaduto Augusto Frederico Schmidt, por volta de 1970, por caminhão do DLU (Departamento de Limpeza Urbana).

Este serviço é hoje prestado pela COMLURB (Companhia de Limpeza Urbana), sendo um dos mais eficientes da cidade do Rio de Janeiro, numa evolução que deveria ter sido imitada por outros serviços públicos.

A sujeira da cidade sempre impressionou como Luiz Edmundo já nos contava sobre o tempo dos vice-reis: "a cidade, na alvorada do século XIX, é o que era há 200 anos atrás: uma estrumeira".

Escravos, ao final da tarde, despejavam os dejetos nas praias e valas fétidas corriam pelas ruas da cidade.

Já em meados do século XX, lixeiros mal vestidos recolhiam o lixo em caminhões abertos que, a caminho dos aterros sanitários, espalhavam lixo por todo o trajeto.

Mais tarde, como na foto, caminhões fechados e compactadores melhoraram o serviço.

Na década de 1960 os prédios tinham incineradores próprios (causando grande poluição).

Aos poucos a COMLURB deu um salto de qualidade e hoje presta um excelente serviço (haja vista a presteza com que limpa a cidade após grandes eventos como o "reveillon" ou após situações como a ressaca deste sábado - no domingo pela manhã já retirava toda a areia do calçadão de Copacabana e Ipanema).

Se a população ajudasse um pouquinho a cidade poderia ser muito mais limpa ainda.



Comentários (75):

Em 6/06/2006, às 06:44:51, Evelyn disse:
L-I-M-PE-Z-A!!!!!ampla e global
Em 6/06/2006, às 06:59:55, Vic | página pessoal disse:
Bom dia Luiz,
Concordo com vc a população( não só daí, aqui em Santos tbm)deveria ser mais consciente e educada.Jogar lixo no LIXO, é um ato tão simples e que que traria o prazer de viver numa cidade limpa.
Minha solidariedade à família do Rafael Netto.Desejo que ele se restabeleça rapidamente.
Abração,
Vic
Em 6/06/2006, às 07:45:43, EDUARDO BERTONI | fotolog disse:

A primeira vez que ví lixeira urbana de 4 cores foi em Toronto em 1991.
Na rua do Celso, em Cambuquira tem uma.
Aqui nunca ví.
Existe?

Em 6/06/2006, às 07:50:22, Wagner Bahia disse:

É isso aí. A COMLURB realmente é um dos melhores - senão o melhor - e mais eficiente órgão da prefeitura. Que continue com o excelente trabalho prestado ao Rio. Pena que grande parte da população não contribui...

Novos desejos de recuperação ao Rafael.

Em 6/06/2006, às 07:52:41, Waldenir disse:
Bom dia, Luiz.
Gostei do detalhe do gari levando a lata de lixo na cabeça.Nunca vi nenhum fazendo isso atualmente.
Dos sete carros que aparecem na foto, cinco são fuscas,tremendamente anos 70.
Oi Evelyn, você por aqui?
Em 6/06/2006, às 08:20:30, Nana | fotolog disse:
É verdade, Luiz. Se cada um fizesse a sua parte as cidades seriam muito mais limpas. Aqui, não se joga nada no chão, as cidades são bem mais limpas, independente do serviço de limpeza urbana, que faz um trabalho semelhante ao daí. Cada um fazendo a sua parte, todos se sentem no direito de fiscalizar o próximo e a coisa acaba tendo êxito, independente do que seja.
Ainda bastante abalada com o ocorrido ao Rafael, ontem preferi guardar o silêncio que a minha indignação me exigiu, mas fiquei por aqui até o 100o comente. Luiz querido, se cuida aí, heim!?...

Em 6/06/2006, às 09:52:36, analucia | fotolog disse:
Realmente, a Limpeza Urbana foi se tornando cada vez mais eficiente ao longo do tempo.

Mas, para quem acha que nos Estados Unidos a limpeza das ruas deve-se apenas ao fator educacional, engana-se. Nos cinemas, tropeça-se em papéis, copos vazios e embalagens de todo tipo.
A razão disso é que o cinema é um local onde não se paga multa por jogar lixo no chão, ao passo que em locais públicos como as ruas, calçadas e até mesmo estradas de rodagem, a multa é altíssima.
Mas se aqui tivéssemos multa para isso, veríamos o cidadão "molhar a mão do guarda" por jogar lixo na rua.

Mas multar os "sujismundos" seria uma boa idéia.

Nem me fale nos incineradores de lixo dos prédios. Aquilo fazia uma sujeira horrível, e "voadora", ainda por cima!

Notícias do Rafael:

Ele está passando bem e estava recebendo a visita dos médicos agora de manhã.


Ainda está no CTI sem previsão de alta até o momento.

beijos
Em 6/06/2006, às 10:01:51, Andre Decourt | página pessoal disse:
Nessa época esse tipo de caminhão compactador ainda era raro. Grande parte do que não era incinerado era colhetada em caminhões convencionais que possuiam tampas de correr no topo da caçamba !
Em 6/06/2006, às 10:16:08, RENATO disse:
ANO: 1989, LOCAL: Praia Vermelha, na orla tínhamos as lixeiras que eram caixas de concreto, vejo agora a imagem: uma jovem bem apessoada compra um picolé côco da Kibon, senta-se sobre a lixeira para ver o mar, desembrulha o produto, e delicadamente joga no chão o papel do sorvete. 1993, Pinheiro Machado sentido zona norte, em frente ao Ed Argentina, 16:50, numa Mercedes Benz preta se abre a janela, é descartado um saco daqueles de "viagem" do Bob's cheio de lixo e copos vazios dentro no pavimento da rua, Semana passada, Botafogo, rua ao lado da estação metrô quase esquina com Voluntários, para ao meu lado uma BMW cinza metálica senhora no carona tira embalagem de CD original põe pra tocar no aparelho, amassa o plástico da embalegm, abaixa o vidro eletrônico, joga na rua, fecha o vidro eletrônico. O sinal abre eles vão embora. Na minha humilde opinião, jogar lixo em qualquer lugar no Brasil é CULTURAL e não apenas falta de educação ou condição social. Haja visto o que narrei acima
Em 6/06/2006, às 10:24:41, RENATO disse:
Até antes de 13 MAIO DE 1889, o lixo era jogado no chão pelo sinhozinho ou sinhazinha e o escravo vinha atrás colendo este lixo. Acontece que a escravidão acabou e tem gente que ainda espera que um escravo venha atrás limpar a sujeira que deixa, ao mesmo temp, inconscientemente, aqueles que são descendentes dos escravos que eram obrigados a coletar o lixo, fazem o mesmo para afirmar que podem fazer o que o sinhô ou a sinhá faziam e ainda fazem e qu enão serão obrigados a se abaixar para coletar este lixo. É um ranço cultural que pode até ser acresido de falta de educação. Fiz 3 cursos em 2 universidades e na minha época de estudante lixeiras eram raridade em sala de aula, isso em cursos de área tecnológica que se gastam papéis resolvendo problemas e equações.
Em 6/06/2006, às 10:37:09, Milu | fotolog disse:
Aquelas milhares de caixas de lixo que penduraram nos postes há pouco tempo e que estão sumindo, sendo roubadas.

Luiz, se você tivesse esperado mais 5 minutos para postar, seria 06/06/06 ás 6 hs e 6 minutos.
Em 6/06/2006, às 10:48:22, Lucia disse:
Ora Renato, faça-me o favor!!
Cultural, uma ova!!
Cultural é nossa falta de educação, que já passou da hora de ser mudada!!
Somos extremanente mal educados, principalmente nós, cariocas!


Em 6/06/2006, às 10:50:38, Lua Nua | fotolog disse:
Não sei se aí no RJ já funciona a coleta seletiva do lixo. Aqui tem, duro é o povo separar o lixo direitinho, essa plebe ainda mistura tudo e alguns simplesmente não usam separar o lixo, o que é uma pena.

Tenha um dia agradável.

bjs
Em 6/06/2006, às 10:59:23, RENATO disse:
E por que os cariocas são tidos como os mais "porquinhos" para quem se acha é claro, justamente pelo fato que escreví as 10:24:41. Aqui era sede do Império, mais urbanizado, aqui haviam mais escravos e aqui se jogava mais lixo na rua sim! escravos eram obrigados a coletar e se eles jogassem qualquer coisa na rua iriam para o tronco. Ao meu ver, jogar lixo na rua no Brasil é CULTURAL sim, ou será que aqueles bem educados que tinham boa situação sócio-econômica não poderiam guardar seus lixos nos seus importados e descartar depois? ah! o outros jogam eu jogo também, da mesma forma como é cultural na Turquia arrotar à mesa ao término da refeição, veríamos como falta de educação, ou apertar a mão no Japão. Assim como é cultural no Brasil falar alto, é do povo, é da formação latina (italianos espanhóis e portugueses falam alto sim) tem muito doutor falando besteias nas alturas, assim como a HIPOCRISIA é cultural neste país, temos hipócritas à quilo
Em 6/06/2006, às 10:59:33, derani | fotolog disse:
Esses caminhões fechados, desde os com tampa de fechar que o Andre mencionou, devemos ao Lacerda.
Foi mais um bem que ele fez à essa cidade. Antes era uma "caca" total.
Agora as "cacas" são outras...
Em 6/06/2006, às 11:05:18, Renato disse:
Qualquer bar ou restaurante (até os melhorzinhos !!!!) é uma gritaria generalizada, é um querendo falar mais alto que outro e se fazer notar (ou no popular aparecer mesmo!). Aqui no Brasil se fala alto até velório, missa, funeral.

Com relação a coleta seletiva ela até existem em alguns locais mas fui informados que os coletores pegam os rejeitos separados e depois e misturam tudo no caminhão, trabalho perdido.
Em 6/06/2006, às 11:18:49, JBAN | página pessoal disse:
Execelente post Luiz... Isso também era "resto de filme" ??

òtimo registro e depois eu volto... Agora vou sair para ganher o pão.

Em 6/06/2006, às 12:40:12, AG disse:

Luizíssimo,
o Rio, na minha opinião, é uma das cidades mais sujas que eu conheço.
basta dar uma voltinha no centro da cidade, a qualquer hora do dia (a noite então é insuportável) para caminhar-se por horas sobre um mar de sujeira. O cheiro então, é de cloaca a céu aberto.
Mas, engraçado, o recolhimento o lixo residencial, realmente funciona bem.
As estações do Metrô, tanto Linha 1 quanto Linha 2, estão sempre limpíssimas.
Já li a teoria que os ambulantes são os maiores contribuidores da sujeira da cidade; essa turma não repeita nada.
Quanto a "elite" não há dúvida que são os tais "sepúlcros caiados" que JC falou.
O que eu já vi de lixo ser jogado pela janela de Audis, Mercedes, BMW, dava para encher uma Sapucaia inteira.
Um dia me peguei com um jovem casal (ela com pinta de filha de banqueiro e ele formado em Harvard) que dentro do Rebouças jogou pela janela latas de cerveja. O carro ? Um daqueles "caminhões de feira" que custa igual a uma cobertura na Vieira Souto.
Em 6/06/2006, às 13:46:05, Roberto Tumminelli | página pessoal disse:

A cidade está imunda, sempre foi e não vejo melhoras.

Uma coisa que não tenho visto com frequencia é varredor de rua. Até pouco tempo a gente via aos montes hj poucos e nas ruas principais. E só
Em 6/06/2006, às 14:12:31, "Lacerdinha" | página pessoal disse:


VIVA CARLOS LACERDA!
VIVA A UDN!
VIVA A GUANABARA!
Em 6/06/2006, às 14:18:23, A Gerência disse:
A Gerência deseja a todos uma boa tarde, com Seriedade, no Foco, e com lixo dentro da lixeira !!

A Gerência

Em 6/06/2006, às 15:09:22, Ana Lucia | página pessoal disse:
Não querendo bancar o T.E., mas já bancando:

Aqui na Tijuca eu vejo varredor de rua o tempo todo. Chegam a atrapalhar a caminhada dos pedestres.

Varrem as calçadas de dia e à noite também, ao mesmo tempo em que passa ou o carro que lava o meio-fio (toda noite)ou o carro de recolhimento de lixo predial, às terças e sábados após a meia-noite.

O gari "Renato", conhecido por todos, por sua simpatia, é um dos varredores de rua da Tijuca.

Seu ponto de trabalho é a Praça Cmte Xavier de Brito, conhecida como Praça dos Cavalinhos (e também das charretes de Bode-Velho).
Em 6/06/2006, às 15:18:57, JBAN | página pessoal disse:
o "gari" Renato é o que cmentou acima e estava completamente revoltado com quem joga lixo na rua ????

Ahhhhhh... agora eu entendi.

Charretes de Bode Velho não estão com nada. O quente é o Bode Velho sem charrete !!!

:-))))

Em 6/06/2006, às 15:21:05, Tijucano Empedernido disse:
Amiga Ana,

Aqui na nossa amada Tijuca, a limpeza urbana é impecável. Graças à educação superior da população tijucana e do trabalho perfeito da ComTijulurb, podemos dizer que temos uma limpeza da primeiro mundo !!
Aqui somos felizes !!

Saudações Tijucanas

Em 6/06/2006, às 15:21:48, Celso Serqueira | página pessoal disse:

O caminhão da foto já era (ou ainda era) daqueles pintados de cinza, com um faixa horizontal amarela.

Pena que a elogiada limpeza do Rio custa grande parte da Baía de Guanabara (manguezais da Enseada de Inhaúma, aterro da Sapucaia, arquipélogo do Fundão e Complexo da Maré) onde até a década de 1980 foram descarregadas as 5 mil toneladas diárias de lixo produzidas pelos cariocas. Hoje, os detritos são despejado na foz do rio Sarapuí, mais ao fundo da baía, em Gramacho, onde já destruiram mais de 1.000.000 m² de manguezal. E continuam destruindo.

Não concordo que uma empresa que apenas transfere os detritos das zonas mais nobres para outras ao fundo da cidade - esconde a sujeira sob o tapete - possa merecer elogios. Além disso, existe uma postura hipócrita da sociedade e das autoridades, que fazem vista grossa à destruição diária dos manguezais, um ecossistema de enorme biodiversidade, teoricamente protegido pela Constituição. A ação dela é Gramacho é absolutamente criminosa.
Em 6/06/2006, às 15:29:23, derani | fotolog disse:
Ana Lucia:
Meu carro também é conhecido como "Charrete de Bode Velho" e eu hoje não estou morando na Tijuca... como é que pode?
Em 6/06/2006, às 15:30:22, Celso Serqueira | página pessoal disse:

Flavio M,

Ninguém aqui ficou zangado, não. Discussão é assim mesmo, tem emoção, xingamento, grito, etc. Não fosse isso, seria papo de madames. Só não vale xingar a mãe nem sair sem pagar a conta, porque aí o pessoal fica aborrecido. Tá tudo bem, vou até ali abraçar a Ilha de Paquetá (PI!!!!) e já volto.Um grande abraço!
;)))))))
Em 6/06/2006, às 15:33:04, Renato disse:
Os carros do metrô já foram limpos. Areia, pipoquinhas, papéis de bala, panfletos diversos são vistos no chão dos carros. E o odor interno também, é um misto de urina, suor, falta de banho e creme dental. Aliás eu não entendo num país tropical, numa cidade quente, em pleno verão o povo sai de casa sem banho, não chego ao desplante de exigir desodorante e ou perfume, mas o povo no geral fede e isso por que somos um país tropical imagine se isso aqui fosse a Europa ma scom a mentalidade do povo daqui!
Com relação a sujeira na rua ao meu ver passa pela falta de compromisso do povo que aqui vive com sua própria cidade. Vou mexer num vespeiro, mas no fundo um migrante não se sente um cidadão responsável e inserido na cidade que resolveu migrar. Ele se acha um eterno intruso e ao seu ver não tem obrigação nenhuma para com aquele local e com o todo afinal eu não sou carioca, eu sou X. Quer um exemplo? caminhar pelo Aterro nos fins de semana de sol, é a visão do inferno, lixo pra todo lado
Em 6/06/2006, às 15:39:20, Renato disse:
Não, é apena suma coincidência de nomes, eu sou outro Renato, e do fundo do meu ser não acho que varredor de rua seja uma profissão que desmeraça o cidadão, pelo contrário é graças eles que não sujo a sola dos meus sapatos quando ando pelas ruas.

E os garis são revoltados sim e com razão com o binômio falta de educação/cultura de se jogar o lixo em qualquer lugar do povo deste país.

Em tempo aquele Renato gari está viajando o MUNDO divulgando a arte dele, com tudo pago e ainda ganha para isso
Em 6/06/2006, às 15:47:05, JBAN | página pessoal disse:
O fedor nos trens do metrô de Paris é de arder os olhos !!!!!!

Essa gente sabe o que é tomar um banho !!!

Em 6/06/2006, às 15:51:11, JBAN | página pessoal disse:
Mudando de assunto e saindo do foco... sorry Gerência !!

Ontem assiti a um filme nacinal no Canal Brasil... Dona Xepa, filmado em 1959, tem cenas deliciosas de um Rio de Janeiro de outras épocas. Cenas da Niemyer, do Leblon sómente de casa, no Campo do Flamengo com a Lagoa nos fundos, do Mercado Municipal da Praça XV, de São Conrado com a Pedra da Gávea ao fundo, fora o desfile de automóveis de época, Cadillacs, De Sotos, Chevrolets e Fords. Um deleite para os olhos.
A trama é simplória, explorando o humor através da performances de Colé, Zezé Macedo, e outros....
Valeu a pena.

Em 6/06/2006, às 15:52:23, JBAN | página pessoal disse:
corrigindo

"Cenas da Niemeyer, do Leblon somente de casas.."

sorry !
Em 6/06/2006, às 16:02:19, Palacio Monroe disse:

Além de derrubarem tudo, os cariocas são porcalhões.
Em 6/06/2006, às 16:10:40, Sovaco disse:
Sou carioca da gema!
Em 6/06/2006, às 16:18:44, Andre Decourt | página pessoal disse:
A sujeira dos trens do Metrô na minha opiniãoi é outra...são os frequentadores "central"que começam a a usar o sistema e que querem transferir a bandalha dos ônibus e trens prá dentro do metrô, se ninguém fizer nada eles vão conseguir....
Sexta passada saindo de uma agradável noite em Botafogo, retorno para minha casa as 8 da manhã, na estação de botafogo uns espertalhões, velhos e mulheres inclusive, quiseram sair pela porta de embarque para peqar as escadas vazias.
Logicamente abri os braços fiquei ali no meio do camiho embarreirando todo mundo, um senhor meio gordinho, começou a me xingar e a me empurrar, levou uma espetada de chave 4 voltas na barriga, conseguiu sair do trem mas saiu com a mão na barriga e subiu as escadas com a mão na barriga, espero que tenha ficado roxo.
Um dos caras percebeu e resolveu sair pelo lado certo, das 3 mulheres uma consegui passar por debaixo dos meus braços e sair pelo lado errado, as outras duas fizeram um tour até Copacabana, me xingando...
Em 6/06/2006, às 16:23:32, Andre Decourt | página pessoal disse:
E ouviram que ser esperto as vezes é ser otário....devem ter ficado furibundas o dia inteiro.

Se outra pessoa fizesse o mesmo com elas na próxima vez que as espertinhas tentassem isso, certamente não haveria uma terceira tentativa....falta punição, mesmo que apenas moral ao povo para eles terem uma conduta civilizada.

Tenho um amigo que ao ver um porcalhão e seu cachorro na rua, espera o cara ir embora, arruma um jornal ou um saco plástico recolhe a m...a do totó e sai correndo atrás do cara.."ei ei ei, o Sr ou Sra esqueceu isso lá atrás".. e entrega o "pertence" já vi essa cena duas vezes..a cara dos porcalhões é ótima
Em 6/06/2006, às 16:27:36, Geisel | página pessoal disse:
Demoli este Monroe e demoliria de novo !!!

Palácio desaforado esse !

Em 6/06/2006, às 16:36:02, JBAN | página pessoal disse:
André,

Estávamos ontem procurando a saída do buraco em que nos metemos. A saída é por aí. È cada um fazer a pressão para a sociedade mudar. É fácil ? NÃO ! É agradável ? NÃO ! É simples ? NÃO ! Vai passar por maluco ? SIM !

Mas é o que nós podemos fazer.

Você compra em camelô ?
Paga mercadoria sem nota ?
Molha a mão do guarda ?
Não reclama seus direitos ?
Faz barulho no Cinema ?
Grita no restaurante ?
Joga papel no chão ?

Está deixando a bandalheira tomar conta.

Alguém dirá: É pouco !!

É pouco, mas é o que cada um pode fazer e multiplicado por milhões farão a diferença. Não dá para ficar parado e reclamando. É utópico ? Com certeza ! Mas é o caminho.
E não basta apenas fazer e dar o exemplo. Tem que ensinar os seus para que façam o mesmo.


Em 6/06/2006, às 16:43:51, Evelyn disse:
oi WALDENIR, vim dar um passeio por essas bandas se o LUIZ D permitir...
Em 6/06/2006, às 16:48:28, Evelyn disse:
RENATO
acho q estamos falando de metrôs diferentes,uso quase todos os dias e a limpeza e de chamar a atençao, seja nas estaçoes seja dentro dos vagoes!

Em 6/06/2006, às 16:50:40, derani | fotolog disse:
JBAN:
Concordo inteiramente contigo.. mas a m... é que os milhões que vamos multiplicar significa só uns 10% da população que é quem tem ou teve alguma educação... é fogo!
Em 6/06/2006, às 16:55:23, Marisette | fotolog disse:
Vcs no RJ tb separam o lixo que não é lixo?

Esse sistema ajuda muito na preservação da natureza, além de ajudar a somar uma graninha para os catadores de papel e etc.

//bom final de tarde Dr//
Em 6/06/2006, às 17:06:03, Luiz D' | página pessoal disse:
Tô com o Decourt e o JBAN. Sou chato mesmo, nestas situações.

Evelyn, bem-vinda!

O metrô já foi mais limpo mas ainda está num nível bastante aceitável.

E por Ipanema também vejo os garis diariamente varrendo as ruas.

Quem sabe o Manolo não aparece mais tarde por aqui e conta sua experiência ao dirigir um firma de coleta de lixo em Lisboa: vi lá coisas muito interessantes em reciclagem e coleta.
Em 6/06/2006, às 17:26:58, Creusa disse:
o seu dotô Luiz enxuto, tudo bem seu dotô ? Aqui é eu a Creusa, faxinera e varredera do seu jiban dos Zé pelinhos. Sabe seu dotô, aqui na casa de seu jiban nóis separa o lixo tudinho antis de jogá fora. As lata vidol fica de um lado e as de hemo-kole fica de otro. Si misturá dá probrema. Nós separa o lixo organco dos prástico e papelão. Depois eu levo lá pra coperativa dos catadô e faturo uma graninha. É facinho, facinho seu dotô. Seu dotô, otro dia ligô prá cá um tar de Duduco, o sinhô conhece o duduco ? O cara tava invocado cuma vozinha esganiçada quereno falá com seu jiban e xingano ele di montão. Mas aquela vozinha num minganô não seu dotô.... hahahahahaha. Esses rico são assim mermo. Faz tudo pose de machão, mas afina a voz quano tá nervoso. Inté falei com meu noivo o Craudionô, qui si essi Duduco cismá de aparice puraqui nós vai embulachá ele. O mais chato mermo era um barulhinho piiiiii, piiiiiii, piiiiiii parecia inté apito de fábrica..

Tchau seu dotô.. seu jiban tá chegano,
Em 6/06/2006, às 17:50:41, derani | fotolog disse:
Estão quebrando o Congresso. Não respeitam mais nada .. pelo menos como Instituição deviam... estão com medo de chamar a polícia! Não há mais autoridade, não há mais Estado!
Em 6/06/2006, às 18:11:48, Luiz D' | página pessoal disse:
Creusa,
não se meta com o Duduco que ele fica nervoso e sobra prá você...

Derani,
a falta de autoridade é geral, o que leva a estes absurdos.
Em 6/06/2006, às 18:13:23, JBAN | página pessoal disse:
Duduco quando fica nervoso é uma fera !!! Se rasga todinho.

:-P

Em 6/06/2006, às 18:41:22, Francesinha Perfumada disse:
Caraca!!!
Que mala é esse, que aportou por aqui
hoje??
Em 6/06/2006, às 18:47:49, Carioca Malcheiroso disse:
Bota mala nisso...

Em 6/06/2006, às 19:29:18, Manolo Conde disse:
Bom eu não queria entrar no tema de hoje porque tenho receio de que me considerem um chato fazendo críticas e alguns me chamen de estrangeiro volte para sua terra.
Ainda bem que o AG comentou sobre a sujeira do Rio. Como comenta Luiz acima, durante 15 anos dirigí a principal empresa hispano-portuguesa em Portugal dedicada a recolha, limpeza, tratamento, reciclagem, tanto de Resíduos Sólidos Urbanos como Resíduos Industriais perigosos, hospitalares e banais.
Acho Rio muito sujo e a pouca limpeza que se faz, é feita com meios muito rudimentários. A limpeza das praias por exemplo é somente recolher o lixo deixado pelos frequentadores. Não há desinfeção da areia nem ela é removida. As ruas e calçadas não são lavadas periódicamente, ainda bem que chove bastante. Recolha selectiva domiciliar, também não existe, como não há contentores na rua para que a gente deposite selectivamente os resíduos. Há muito a fazer para que a cidade se possa considerar razoavelmente limpa, e Rio não (continua
Em 6/06/2006, às 19:42:10, Manolo Conde disse:
(continuação)... é somente a Zona Sul. Outra das coisas que me deixam doido e a falta de tratamento adequado dos Resíduos nos Aterros (aquí chamados de lixeiras). Aterros sem tratamento controlado contamiman o nível freático das águas, dos acuíferos, etc. As pilhas são um dos elementos mais contaminantes para a saude humana. Elas tem que ter um tratamento muito especial.
Nos aterros controlados o lixo que entra, imediatamente e compactado e coberto com uma capa de terra com o qual se elima imediatamente os maus odores. Na Europa funcionam também instalações específicas para a queima do lixo producendo ao mesmo tempo eletricidade. Com isso se eliminam e ainda há uma mas valia acrescentada com a venda da eletricidade. Estas Centrais de Incineração requerem um sistema de filtros caríssimos para eliminar qualquer tipo de dioxina prejudical para a saude humana.
Bom, não quero cansar aos colegas comentaristas.
Em 6/06/2006, às 19:47:03, Luiz D' | página pessoal disse:
Excelentes os comentários do Manolo: pode-se ver que há muito o que fazer neste ramo.

E sem necessidade de instalar um Governo tipo Khomeini, como ele sugeriu ontem...
Em 6/06/2006, às 20:03:15, Evelyn disse:
LUIZ, obrigada, vc gentil como sempre, à proposito, aonde foi parar o post de sabado da serie "Fundo do bau" sobre refrigerantes? Nao encontrei mais e apareceram seu avô, avó e mãe,sera q eles beberam os refrig ?!
Em 6/06/2006, às 20:03:25, EDUARDO BERTONI | fotolog disse:

Não gostaria de ser epetitivo prém a ocasião assim o exige:

JBAN É VIADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E tem mais: a tal de Creuza é FANCHONA!




Em 6/06/2006, às 20:05:05, EDUARDO BERTONI | fotolog disse:

Repetitivo e porém :^)
Em 6/06/2006, às 20:37:22, Luiz D' | página pessoal disse:
Evelyn, os refrigerantes estão no outro fotolog: http://www.fotolog.com/luiz_d/?pid=17694312
Em 6/06/2006, às 21:39:40, ABL disse:
vIado ou vEado?creio que a grafia correta é a última, com a palavra os gramáticos!
Em 6/06/2006, às 21:56:38, RENATO disse:
Evelyn

realemente se comparado com outros meios de transporte de massas o metrô pode até ser considerado limpinho mas se você pega-lo as 17:30 no sentido Copacabana-Estácio ele é sujo sim. Deu no JB em 1982 uma matéria que relacionava a postura do povo que tomava trens e ao embarcar no metrô agiam absolutamente diferente (quietos, discretos). Sim isto ocorria na época em que os trens faziam a linha BTFG-Saens Peña, e para o povão o metrô era algo distante no sentido de possuir o serviço, além do que tínham d epagar outra passagem mais cara. Com a chegada da linha 2 (vejam o itinerário) eles sentem como se o metrô fosse de cada um , "tá na minha área" ou "tá dominado" como eles gostam de dizer e então aquele choque cultural trem/metrô deixou de existir. Já embarquei em vários carros do metrô as 17:00 sentido UERJ, absolutamente sujo, gritaria, seguram, porta. O mesmo vem acontecendo nas estações de Copa, no verão os moradores da Duvivier, Figueredo e Siqueira Campso vivem o inferno
Em 6/06/2006, às 21:59:50, RENATO disse:
Só um comentário: quem e o que motivou fotografar da janela um caminhão recolhendo o lixo?
Em 6/06/2006, às 22:06:14, esclarecendo disse:
Eduardo Bertoni
Creusa e nome de guerra do JBAN???
Parecia um homem tao serio!
Em 6/06/2006, às 22:41:10, RENATO disse:
Para fechar a noite, procurando ser politicamente correto, trato muito bem mas com distância os funcionários de limpeza do meu trabalho. Pois bem, uma delas a mais eficiente confundiu bom trato com o amiguinho que dá tapinhas nas costas e depositou num vão num cantinho do corredor, uma saco preto de lixo repleto de latinhas de alumínio (refri) que segundo ela irá para recicragi. Pedi que retirasse aquilo dali pois não era local para isso. Precisaria dizer a uma faxineira que sua limpando para não deixar o lixo num corredor por onde todos andam (inclusive a diretoria). Isso reflete o que foi discutido aqui à partir da foto do dia. Infelizmente, o convívio do brasileiro com o lixo e a sujeira é uma questão CULTURAL e até mesmo os politicamente corretos quando jogam um papelzinho na rua alegam: eu sei que isso é errado mas não costumo fazer, além do que aqui não há latas de lixo! Isso quando tentam jogar na lixeira erram e são incapazes de se abaixar, pegar e introduzir na lixeira
Em 6/06/2006, às 23:50:49, Ana Lucia | página pessoal disse:
Notícias do Rafael:
Ele teve alta do CTI e está em um quarto, desde agora à noite.
O projétil no ombro não será removido.
Ele passa bem.


Mudando de assunto, ninguém respondeu à indagação da ABL (Associação brasileira de lepidópteros, ui!)

O animal também conhecido como gamo, marido da corça, que é adaga, é grafado com E.

Já o termo usado diáriamente pelo Bertoni como predicativo do sujeito JBAN é com I mesmo.

Apenas uma letrinha faz a diferença entre um termo normal e um chulo, vejam só!

beijos




Em 7/06/2006, às 00:06:46, ABL disse:
kd o prof paschalle??
Em 7/06/2006, às 00:12:09, Zé Rodrigo disse:
Boa noite.

:-))
Em 7/06/2006, às 00:19:59, vejo tudo disse:
vc e o jro
Em 7/06/2006, às 00:21:31, FlavioM | página pessoal disse:
Só pra discordar do RENATO. Esse comportamento CULTURAL não dura 2 dias em qualquer cidade onde exista multa ou onde os outros chamem a atenção dos uns.

Brasil já teve o Khomeini do Manolo, mas não durou. Chamava-se Jânio (da Silva tb) Quadros.

Só que em SP ele mudou o comportamento do paulista. Os paulistas não fecham cruzamento, não param em cima de faixa. Começou com o JQ (prefeito). Fizeram piada, riram, mas, como a multa comeu, pararam de fazer. E, como viram que deu certo, mantiveram. Eu já vi paulista esculachar outro por parar em cruzamento. A CULTURA acabou em meses.
Em 7/06/2006, às 00:24:08, JBAN | página pessoal disse:
Como sempre sou xingado e vilipendiado por este meliante virtual chamado Duduco. Quanta Infâmia, quanta injustiça !! Até quando meu Deus, até quando !!!
Em 7/06/2006, às 00:27:28, etica e boas maneiras disse:
fomos informados que palavras jocosas, de baixo calao, chulas, baixas, comumente pronunciadas em botequins de quinta categoria para baixo, estariam sendo proferidas neste recinto outrora familiar, pedimos que o(s) responsavel(is)tomem as devidas providencias em nome da moral e bons costumes, ou isso tambem e reliquia do rio antigo?
francamente, senhores!
Em 7/06/2006, às 00:28:57, JBAN | página pessoal disse:
De tudo o que li acima, o que mais me impressionou foi "introduzir na lixeira" ... Não tinha lugar melhor para fazer isso ???

Ainda dá para uma saideira ? Então um Chopp e um sanduba de mortadela.

Em 7/06/2006, às 00:40:51, Lua Nua | fotolog disse:
eca...
mortadela é coisa de pobre...
ou de grana, ou de espírito
Em 7/06/2006, às 00:46:03, Lua Nua | fotolog disse:
E como diz o Eusebius Sophronius:

O Fim está próximo !!




E OUTUBRO também :-)))))))))))))
Em 7/06/2006, às 00:54:37, A Gerência disse:

Mas que esculhambação !! Assim teremos que retirar os infratores do Ar !

A Gerência
Em 7/06/2006, às 01:08:37, A (sub)Gerência disse:
O BERTONI DIZ QUE O JIBANdi FM é VIADO!!!!

A (sub)Gerência
Em 22/09/2007, às 03:33:27, aline | e-mail disse:
Gostaria de receber fotos do rio sarapui obrigada!
Em 17/09/2008, às 17:20:13, franciele | e-mail disse:
hj o dismatamento cresceu muito
pois , estão desvalorizando a natureza e isto mostra que o mundo vai acabar antes da hora é esta minha opinião bjssss e obrigada pela chance
Nome:
Mensagem:
caracteres disponíveis
E-mail (opcional):
URL (opcional):