Terra Terra Fotolog
Saudades do Rio - Luiz Darcy

Este "fotolog" não tem nenhum interesse comercial e propõe-se a divulgar imagens e fatos do Rio de Janeiro de antigamente.
<BR><BR>
<BR><BR>Caso haja algum item em desacordo com os direitos de propriedade intelectual, por favor, envie-nos um e-mail e retiraremos a respectiva parte ou indicaremos o devido crédito, conforme a sua preferência.
<BR><BR>
<BR><BR>Caso você tenha fotografias familiares sobre este tema e queira partilhá-las conosco, envie-as para luizd.rio@uol.com.br

Categoria: Adulto
Postado por SAUDADES DO RIO em 07/06/2006 06:26

IGREJA MATRIZ DE N. S. DA GLÓRIA - LARGO DO MACHADO
.
Este "fotolog" continua solidário ao nosso comentarista Rafael Netto e ficamos todos contentes com a informação, dada pela Ana Lucia, de que ele já saiu do CTI e continua sua recuperação em um quarto.

Nesta foto, da Coleção Klerman Wanderley Lopes, vemos a igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória, localizada no Largo do Machado.

Foi construída no período de 1842 a 1872, sendo a torre concluída em 1875.

O edifício é neoclássico, mas a torre prenuncia o estilo gótico.

O conjunto procura imitar a igreja de St. Martin em Trafalgar Square.

O interior é em estilo "barrochetto" ou rococó tardio.

Neste local existiu uma capelinha em 1720, que logo entrou em ruínas.

A Rainha Carlota Joaquina adquiriu o terreno em 1810 e reedificou a capela em 1818 ("apud" Milton Teixeira).



Comentários (92):

Em 23/08/1973, às 12:22:32, Evelyn disse:
Bom dia
Ainda sem as rampas laterais, de que data seria essa foto?
Nunca consegui entender o q e exatamente "rococo tardio", e um estilo rococo q chegou atrasado?
Bom dia a todos
Em 23/08/1973, às 12:28:07, Nana | fotolog disse:
Muito legal, a descrição dos estilos está certinha. Muito bem!
Evelyn, rococó tardio, porque o estilo resistiu ao início do barroco.
Em 23/08/1973, às 12:29:26, JBAN | página pessoal disse:
Esta Igreja é uma beleza de construção, que hoje fica meio perdida e sumida no meio de tantos edificios e tanta confusão e trânsito.

O melhor do Largo do Machado é a esfiha que se come na Galeria do antigo Cinema Condor. Aliás, uma perda irreparável para a praça. Eu adorava ir àquele cinema. O conforto era total.

Em 23/08/1973, às 12:29:56, Waldenir disse:
Luiz,pessoal,bom dia.
Bom saber da recuperação do Rafael,ainda não havia entrado nos sites de notícias e não sabia de nada.
Esta igreja é bem interessante,já estive algumas vezes lá.
A comparação com St.Martin in the Fields é curiosa,pois esta pertence ao estilo "colonial inglês",ou seja, quase todas as igrejas anglicanas construídas nas colônias do então Império Britânico,desde a África até a Austrália,eram neste estilo,com a torre logo atrás do frontão e no eixo da planta.E tudo exatamente nestes mesmos anos.
Em 23/08/1973, às 12:32:42, Bellatrix | página pessoal disse:
Edificado o templo sobre a rocha grega. Estranha mistura de crença e arquitetura.

*** solidária também.

Abraço.
Em 23/08/1973, às 12:39:03, Eusebius Sophronius disse:

A Casa do Senhor é sagrada ! Oremos !


Em 23/08/1973, às 12:39:54, Lucia disse:
Fiz primeira comunhão nessa igreja.
E nunca mais entrei aí.
Eu estudava no Santa Úrsula, que fica na Rua Gago Coutinho, á direita na foto.
Depois de conseguir convencer ao meu pai, que não precisava me levar e buscar no colégio, pegava o ônibus 574 e saltava na praça São Salvador e antes de ir pro colégio dava umas voltas pela Galeria Condor. Adorava uma loja de surfistas que tinha ali, a Ala Moana. A loja era de 3 irmãos. Não me lembro da esfirra citada pelo Jban.

Taí uma boa pedida prá fotografar.
Vou voltar aí.

:))

Em 23/08/1973, às 12:40:16, General Miranda disse:
O Largo do Machado, outrora, foi um dos lugares mais aprazíveis desta nossa cidade.

Em 23/08/1973, às 12:41:52, Luiz D' | página pessoal disse:

BOAS NOTÍCIAS: a Ana Lucia falou com uma amiga do Rafael no Hospital e soube que ele está bem melhor, reagindo bem dentro das circunstâncias e que talvez vá para casa na sexta-feira.
Eu, pessoalmente, preferi não visitá-lo por achar que ele gostaria de se manter em repouso e recolhimento.
Fico à disposição de ir no Hospital caso vocês achem que será legal para ele.
Em 23/08/1973, às 12:43:03, Lucia disse:
Soube por fontes fidedignas, que ontem o Raphael recebeu a visita de um simpático comentarista desse sitio internetico.
Parece que ele gostou muito de receber a visita, e o pai do Rafhael também ficou muito sensibilizado. Pelo que soube, o pai imprimiu os comentários dos flogs e levou para o Rafa ler.
Ele parece estar bem.

Continuo torcendo pela sua recuperação rápida.

:)
Em 23/08/1973, às 12:44:08, JBAN | página pessoal disse:
Lucia,

Você está passando recibo de idade.... :-)))

Olha, a Esfiha do primo é famosa... e uma delícia !

Acho que a Ala Moana ainda existe... creio que havia outras filiais pela cidade.

574 - São Salvador-Leblon ??? Acho que nos encontramos muito neste ônibus .. Pegava no Leblon e saltava em Copa ou na Praia de Botafogo, em frente à Sears.

Em 23/08/1973, às 12:44:17, JBAN | página pessoal disse:
Luiz et al.

podemos marcar e irmos juntos visitar o Rafael. Hoje ou amanhã.

Em 23/08/1973, às 12:44:54, Lucia disse:
Jban,

Eu pegava o 574, na Dias Ferreira, que nessa época tinha a mão no sentido inverso de hoje. E ia até o ponto final.

Quanto ao recibo de idade, tem problema não.
Idade bem vivida e esqueleto conservado em Formol do Forever Living.

:))))))))))))
:))
Em 23/08/1973, às 12:45:50, Zé Rodrigo disse:
Esse negócio de "barrochetto" ou rococó tardio é coisa de JBAN.


:-)))

Em 23/08/1973, às 12:45:56, Ana Lucia disse:
Acho que o Largo do Machado é o logradouro que mais mudou de nome na história:

"Lago do Suruí”, "Lagoa da Carioca", "Campo das Pitangueiras", "Campo das Laranjeiras", e Campo (depois Largo) do Machado. Depois, passou a se chamar Praça da Glória, Praça Duque de Caxias, voltando a Lgo do Machado e Pça D.de Caxias de novo, até que desistiram de lutar contra o tradicionalismo do povo, que não o deixou de chamar de Largo do Machado. Ficou esse nome mesmo.

Além da Igreja, há outra construção histórica muito bonita na Praça: O Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, onde um tio meu deu aulas de Matemática. Foi construído a pedido de D.Pedro, que optou pelo Colégio ao invés de uma estátua na Praça do Largo do Machado.

O Largo do Machado já centralizou os melhores restaurantes, além dos dois cinemas. O Lamas começou aí. Se mudou depois da obra do Metrô.

Havia, no térreo da galeria, bem em frente à Praça, um restaurante árabe que eu freqüentei muito, o Mustapha.. (continua...ai...)
Em 23/08/1973, às 12:46:14, Ana Lucia | página pessoal disse:
(continuação)

Mas a esfiha do JBAN eu não conheço. (Ainda bem, deve ter formato de Zeppelin e o tempero carregado no Veedol!)

Também existia um galeto com um caldo verde muito bom, nas noites de inverno.
No verão, um choppinho com bolinho de bacalhau no Petisco, também era muito bom.
Eu falei em Bacalhau? O da Adega Portugalia e da Trattoria Gambino nem precisa falar...hummmm!

Quanto falta para a hora do almoço, hein?

beijos (vou até a geladeira e já volto)

P.S.-Perto de mim, a Lucia é uma criança!
Em 23/08/1973, às 12:46:31, Nana | fotolog disse:
Luiz, então você vai lá ver o Rafael? Estou um pouco aflita por notícias sobre o estado dele. Caso possa nos dar notícias concretas em breve, ficaria muito agradecida.
Em 23/08/1973, às 12:46:52, derani | fotolog disse:
Alvíssaras!
Fico contente pelo Rafael!
Essa igreja dá uma imponência toda especial ao Largo Do Machado, infelizmente não frequentei muito aí e pouco conheço. Agora que soube da esfirra vou frequentar mais...
Em 23/08/1973, às 12:47:59, Andre Decourt | página pessoal disse:
Essa igreja no final do sec. XIX início do XX era a igreja mais "socyet" da cidade, frequentada por todos os ricaços, e os que aparentavam ser.
Pos isso sofria com o excesso de doações, há uma estória que o pároco proíbiu que fosse doadas novas imagens de santos, pois a igreja estava superlotada delas, de fato, essa igreja possui um número absurdo de imagens de santos.

Quanto a sfirra dos "brimos" recomendo firmemente, com todas as forças. É uma das melhores sfirras da cidade e ainda por cima barratinha !!!

Quanto ao Condor, sempre fico revoltado quando um cinema acaba, no caso da IURD eles são tão pão duros que o cinema continua intocado, há até hoje o projetor, pois todos os sábados de manhã eles fazer "assista um bom filme de graça" certamente para capturar incautos e neles fazer uma básica lavagem cerebral !

Quanto a uma visita ao Rafael, adoraria, mas estou muito gripado já há 3 dias
Em 23/08/1973, às 12:48:28, Wagner Bahia disse:

Acho que conheço a tal esfiha daí... Realmente muito boa, a altura das que são feitas no SAARA.

Continuando a desejar melhoras e vibrando positivamente para a recuperação do Rafael.


Em 23/08/1973, às 12:49:56, Lua Nua | fotolog disse:
Se forem ao hospital, levem meus desejos de melhoras ao Rafael. Diga que nem todos puderam ir, mas estamos rezando por ele, ok?

tks
Em 23/08/1973, às 12:52:44, RENATO disse:
Bom, eu entrei de penetra neste site quinta passada pois sempre gostei muito de ver fotos do Rio antigo e imaginar o bom e ruim que deveria ser viver naquela ocasião. A princípio não lía os comentários até que na sexta lí alguns e me expressei mas eram de 2005 (demorou a cair a ficha que é diário). Bem nascido no Rio de família carioca, eu não concordo com quase nada que há neste país, não gosto de samba,de sol, de praia,de futebol. Hj tenho 46 e aos 8-9 anos já havia lido toda a obra de Monteiro Lobato, (col. Melhoramentos capa dura para quem lembra!) que foi fundamental para minha capacidade imaginativa. Entre 10-12 anos lí ma spouco entendi na ocasião sobre Allan Kardec,TV em casa era só após as 17:00 e ter feito e revisado todos so sdeveres de casa, sempre estudei em escolas públicas, aprendi inglês quase que de forma auto didata (paguei um curso expresso de 1 anos para dar uma orientação na gramática) fiz 2 cursos superior, mestrado ambos em eng. química, atualmente no doutorado
Em 23/08/1973, às 12:53:32, Francesinha Perfumada disse:
Monteiro Lobato deve estar se retorcendo no túmulo!!!
Em 23/08/1973, às 12:53:32, RENATO disse:
Não concordo com a Lei de Gerson, não aceito a máxima sou pobre mas sou limpinho, bem como a arrogância do sabe com quem ta falando. Educação vem de berço e não escola professoro não é pago para educar e sim para instruir, não aceito disse-me-disse nem provocação, peço licença e por favor, e digo muito obrigado. Para mim o silêncio vale ouro, digo o que acho, pois me sintoi livre para faze-lo, nunca usei drogas (use-as quem quer e arque com as consequências. Acredito na urbanidade, em UFOs, no coelhinho da da Páscoa, papai Noel e gnomo. PENETRA APRESENTADO !!!
Em 23/08/1973, às 12:54:44, Luiz D' | página pessoal disse:
Renato,
neste "fotolog" nos encontramos como num bar.
Sempre começa com conversa séria, sobre o "post", e no final do dia o pessoal relaxa.
Tem uma porção de gente boa por aqui, ninguém se conhecia até tempos atrás, alguns se encontraram para um chope, o grupo foi aumentando e a companhia é agradável.
Como você irá ver, às vezes saem umas brigas, mas há respeito e consideração.
Os mal-educados e grosseiros não se sentem bem por aqui.
Há muitas brincadeiras entre os participantes, às vezes a gente erra a mão e pede desculpas, vida que segue.
Seja bem-vindo.
Em 23/08/1973, às 12:57:38, Pobre Limpinho disse:
Ei !!! O que esse cara tem contra mim ???

Em 23/08/1973, às 12:57:51, Carioca Malcheiroso disse:
E ai Francesinha Pefumada ? Tudo bem ?

Quem é esse Monteiro Lobato ?

Em 23/08/1973, às 12:57:55, Sara disse:
Sou penetra também e já faz algum tempo. Entrava muda, olhava as fotos e saía calada.Todos os dias, dou uma olhada e leio os comentários. Adoro! Será que a gerência tem alguma foto do Colégio Amaro Cavalcanti.
Em 23/08/1973, às 12:58:20, Ze Rodrigo disse:
Renato,
Deixe de firulas é peça uma dose de Seleta que eu te acompanho.
Só uma coisa:
Tome cuidado com o JBAN. Se ele vier com uma conversa de te convidar para conhecer o Zeppelin dele, não vá!!!

:-)))
:-)))))
Em 23/08/1973, às 12:59:26, Tijucano Empedernido disse:
Amigo Luiz,

Vejo que o seu desprezo pela nossa querida e bela região Tijucana é proposital. A Guanabara é muito mais do que a Zona Sul da cidade e deixo aqui o meu protesto.
Convido o amigo a conhecer o aprazível e acolhedor bairro da Tijuca. Tenho certeza que seus preconceitos contra a Zona Norte terminarão.

Aqui somos felizes !!

Saudações Tiucanas

Em 23/08/1973, às 12:59:31, Tijucano Empedernido disse:
correção !

Saudações Tijucanas
Em 23/08/1973, às 12:59:53, Francesinha Perfumada disse:
Sara,

Vc também demorou a perceber que a postagem era diária e comentou primeiro numa foto de 2005???????

Carioca Malcheiroso, Monteiro Lobato era um cara que andava pelos montes procurando lobos e criava histórias incríveis de saci-pererê e mulas sem cabeça ( provavelmente comida pelos lobos...)


Gerência, desculpe a falta de foco...
Em 23/08/1973, às 13:00:23, Carioca Malcheiroso disse:
Francesinha Perfumada,

Quem acredita em Papai Noel, Coelho da Páscoa e Gnomo, também acredita em Sací-Pererê e Mula-sem-cabeça ?


Em 23/08/1973, às 13:00:46, JBAN | página pessoal disse:
Totalmente desfocado...

Eu só ouvi falar do AG-sem-cabeça. Como não tem cabeça, nunca conseguiram ver a cara dele. Sua atividade predileta é assombrar fotologs. Dizem que cospe fogo pelas ventas, mas também nunca conseguiram fotografar.

Já o Tutu-Pererê é um moleque peralta (salve Pintáfona!) que vive a pertubar a todos com suas reclamações e acha tudo um "horror" ...

Em 23/08/1973, às 13:02:15, Josafá Pederneiras disse:
Tenho acompanhado de perto este interessante fotolog sobre o Rio de Janeiro antigo e acho-o um dos melhores que já ví por aí. O nível dos comentários e dos comentaristas é excelente e o estoque de imagens parece inesgotável, apesar dos comentários chulos ou fora do tema.

Deixo aqui uma saudação respeitosa de um carioca que vive longe de sua terra.

Abraços
Em 23/08/1973, às 13:03:39, RENATO disse:
E eu que achava M.Lobato um bom escritor para crianças, bem Misses nos anos 50-60 tínham como livro de cabeceira O Peq. Príncipe, demorei so 24 hs para perceber que os comentários são diários!!!!!!! todos aqui carregaram as pesadas Telefunken Dominante, quiçá gramophone (ph) da sala para a garagem para fazer bailinhos de adolescentes regados a cuba libre e todas faziam diários e caderninhos respostas secretas para fazer bailinhos de adolescentes, então paciência com a adaptção à tecnologia da informática bem contemporânea: blogs, fotologs, downloads, uploads, strems, java (que para mim era uma ilha no Indico que quase explodiu em 1883 junto com Krakatoa).
Em 23/08/1973, às 13:04:04, RENATO disse:
Com relação a foto ainda não existia as rampas laterais que dão acesso aos automóveis, mas já tinha um tipo de gradeamento
Em 23/08/1973, às 13:29:00, Evelyn disse:
poxa, eu falei isso da ausencia das rampas laterais às 0645H...E NAO HOUVE NENHUM comentario em cima disso (((
EDUBT, nao estao dando os devidos creditos a nós...
Em 23/08/1973, às 13:29:28, Evelyn disse:
JBAN
Alem da esfiha o kibe tambem e muito bom, vc deve estar se referindo a loja que fica na parte central da galeria, grande, tradicional, porque tem outras 2 menores mas nao com essa fama!
se bem que o kibe da casa Pedro no saara nao perde nao, e comer sentadinha no banco na tome de souza acompanhado de um mineirinho...
Em 23/08/1973, às 13:33:33, Nana | fotolog disse:
Luiz querido, acabo de chegar do supermercado com aquele humor de sempre... Gostaria de saber se você foi ver o Rafael e se tem notícias, ou se por algum motivo não foi, mas sabe de alguma notícia "fresquinha"... Estou aqui esperando a sua resposta, depois vou guardar as "benditas compras", depois vou tomar um porre!No aguardo e inteiramente ao seu dispor...
Em 23/08/1973, às 13:33:59, Luiz D' | página pessoal disse:
Evelyn,
este EDUBT que você citou é o Eduardo Bertoni (Edu Bt) ou o Tutu que, numa história até hoje inexplicada, assumiu o Fotolog com este nome?

Aliás consta que há uma história sórdida por trás deste tal fotolog que só o AG conhece.

O JBAN já conversou com o Celso sobre isto mas preferiu não fazer nenhum comentário...
Em 23/08/1973, às 13:36:19, Ana Lucia disse:
8-)

AG,

quero saber todos os detalhes sórdidos desta história sórdida de Edu Bt!!!!

Serai algum tipo de fonte?Fonte Edu Bt?

Só conheço as fontes de Val D'Osne, as famosas Wallace.

Queremos detalhes, queremos detalhes, queremos detalhes!!!!!


Em 23/08/1973, às 13:38:04, EDUARDO BERTONI | fotolog disse:

Não sei como vcs. conseguiram fazer tantos comentários com o Terra fora do ar a tarde toda, pelo menos para mim, para o AG e para a Lúcia.

Casei ( o 1º casamento) nesta igreja. Não deu muita sorte...

O EDUBT foi feito pelo Celso para dar ( o flog) para mim. Eu tentei umas 400 vezes registrá-lo sem sucesso. O Tutu consegui mas teve que manter o nome.
Até que ficou charmoso, né?
Em 23/08/1973, às 13:39:03, Lucia disse:
Hummm.. quer dizer que você, Bertoni, é o famoso Edubt!!!
entendi!!

;))))))

:P
Em 23/08/1973, às 13:39:12, Evelyn disse:
Luiz,eu e que nao entendo porque tem EDuardo bertoni TUMINELLI Q E O MESMO QUE TUTU QUE E O MESMO QUE EDUBT
DEpois tem Roberto Tuminelli!!!!
Afinal quem e quem??eum caso de tripla personalidade?
Em 23/08/1973, às 13:40:10, Lucia disse:
Eu diria que o caso é outro... mas vou me calar para sempre!!

O fim está proxímo, como diria Eushebios!

Oremos!!

Em 23/08/1973, às 13:40:32, Celso Serqueira | página pessoal disse:
Chegando tarde, mas vim. Estudei no Franco Brasileiro quase ao lado dessa igreja. Nos fundos/lateral do templo, a diretora Eliane (um carrasco de saias!) estacionava o seu reluzente Gordini que, se não tivessem me expulsado do colégio rapidamente, teria sido devidamente colorido com Color Gin (spray).

Êpa! Não tenho conversas particulares com o JBAN, não! A história do EDUBT também não tem nada de sórdida, isso é intriga do Luiz. Foi assim: como eu acessava a internet muitas horas e entrava pela madrugada, ofereci-me para abrir um flog para o Bertoni lá no fotolog.net, uma missão quase impossível. Terminou que fiz tantas inscrições seguidas, já que o sistema deles não dava retorno, que sai com dois flogs. Peguei, então, o Edubt e ofereci (com senha e tudo) pra quem quisesse pegar, o que foi feito pelo Tutu, que não sabia de nada disso. Agora, a história do flog do Luiz...

RENATO, bem-vindo. Vão fazer gracinhas com você até que perca a paciência. Se não perder, desistem fácil.
Em 23/08/1973, às 13:40:40, Luiz D' | página pessoal disse:
Nana, as últimas notícias que tenho do Rafael (não fui visitá-lo pois tive uma série de reuniões no trabalho) são de que se recupera bem, faz fisioterapia respiratória e deve ter alta na sexta-feira.

Muito estranha esta história do Celso querer dar para o Bertoni (o flog já não estaria registrado?), o Bertoni não conseguir registrar algo que já estava em seu nome e o Sr. Tutu se apropriar e tascar lá um tal de "Reclames" (por que não "Anúncios"?).

Aí tem coisa!

Pois a Lucia me deu o fotolog.net/luiz_d sem nenhum problema: pude mudar o nome, a senha, etc, sem dificuldade.
Em 23/08/1973, às 13:40:52, Lucia disse:
Celso, que flog do Luiz vc está se referindo???

:P

:)
Em 23/08/1973, às 13:40:53, Luiz D' | página pessoal disse:
Ih, escrevi isto tudo ao mesmo tempo que o Celso.

Celsão, deixa o Bertoni se explicar com o Tutu, ou vice-versa...
Em 23/08/1973, às 13:41:41, Lucia disse:
Tá engraçado essa hitória de flogs aqui!
Aguardo os proxímos capitulos que vem por aí!!

:)))

>>Por onde andam o Professor Pintáfona e Tertuliano Delacroix????

:))

Vou lanchar. Volto mais tarde para ver as novidades!

:P
Em 23/08/1973, às 13:41:46, Mauro_AZ disse:
Hoje o dia e' para ficar confuso a respeito de nomes... Entao, voltando ao tema da foto. A Ana Lucia citou todos os nomes anteriores do Largo do Machado. Muito interessante, mas... afinal, quem foi o Machado? Deve ter sido muito famoso, para o povo ter se apegado tanto ao nome. Hmm, sera' que a popularidade desse Machado se devia ao fato dele ser largo?
Em 23/08/1973, às 13:43:37, Rua Gago Coutinho disse:
Que-quem sa-so-su-sabe qu-como o Ma-ma-cha-d-do fi-ca-cou la-largo e' a a Ru-rua d-do C-ca-cet-te.
Em 23/08/1973, às 13:45:04, Luiz D' | página pessoal disse:
EM TEMPO: Tertuliano Delacroix, Professor Pintáfona, Frei Henrique Boaventura, Mme.Simmons, Tijucano Empedernido, A Gerência, Eusebius Sophronius, Finolia Piaberelina, Giseli Loira, Empena-Cega, Dona Gramática, Observador Anônimo, Crítico Implacável, General Miranda, Rei da Abissínia, Cardeal Bertoni, Deus, ETs de Cambuquira e Lavras, Ivor Novello, Anta Copacabanensis, Boto Cor-de-rosa, Creusa, Claudionor, Gatão Sarado e Carente, todas as Madames, Doutora Psicóloga, Conde de Santa Teresa, D. Eugenio, Barão de São Luiz e todos os outros freqüentadores deste bar enviaram e-mails se solidarizando com o Velho Carioca, o Menino Rafael.
Em 23/08/1973, às 13:45:07, Ana Lucia | página pessoal disse:
hahahaha, só me faltava um Gago pra dizer que o Celso "De-deu o fo-flog pa-para o Be Be Ber-to-toni e e e o Tu tu tu tu tuminelli é que é que é que re-re-gistro-trou a cri-cri... criança".

Quero distância destas doações de vocês, hein!

Esse negócio de Largo(epa) do Machado dá(epa) uma confusão!!!!!

Tem gente que pensa que é em homenagem ao Machado de Assis, mas não procede, porque ele era um bebê quando chamaram o local assim pela primeira vez e já se chamava assim quando morou na C.Velho.

Há duas histórias pouco confiáveis:

Uma diz que havia no local um açougue e junto ao letreiro com o nome do açougue havia um machado gigantesco (não devia ser um cutelo? Aí ia ficar Largo do Cutelo)
Acho que essa história não deve ser verdadeira.

A outra conta que um tropeiro vinha com suas mulas e as amarrava ali no Largo para ir vender suas mercadorias, de porta em porta nos arredores próximos. O nome dele seria Joaquim Machado alguma coisa.
(pregui...de pesqui...)

beijos
Em 23/08/1973, às 13:45:33, Ana Lucia | página pessoal disse:
Em tempo:

Eu também fiquei sem conexão, sem mato e sem cachorro até umas seis horas.


Mas o Velox estava operante, o Terra é que estava fazendo manutenção e não reconhecia os seus usuários.

Provedor com Alzheimer é fogo!Não reconhece ninguém!

Luiz, como é que você ficou sabendo desses emails todos?

hummmmmm...

:)


Em 23/08/1973, às 13:47:44, EDUARDO BERTONI | fotolog disse:

Mauro,

O Machado era uma bichona que tinha um açougue na praça. Seu nome não era Machado. Chamava-se Serqueira, com "S" mesmo. O apelido "machado" derivou do cutelo que usava para fraccionar os quartos do boi, um cutelo afiado dos dois lados. Como "cortava dos dois lados" o apelido do baitola passou a ser "machado". O 'largo" você pode deduzir de onde veio...
Em 23/08/1973, às 13:48:55, FlavioM | página pessoal disse:
Pensava que o Dr B' tinha dado o edubt para o Tutu, mas agora entendi que, sabendo que a Lucia tinha dado o dela para o Dr D', o Celso quis dar um para o Dr B, mas, como Al Guém já tinha dado para o Dr B, Celso deu para o Tutu que, afinal de contas, também é Carioca da Gema. Agora ficou simples e claro.

Renato, acredite no aviso. A Evelyn perdeu a paciência em tempo recorde, e nunca mais largaram do pé dela.

E não estranhe se começarem a te chamar de "personagem", hein? Pode acontecer a qualquer um...

Chegando ao foco (Largo do Machado): já ouvi esta história de açougue com Machado enorme na porta, mas a mesma fonte disse que o nome do Largo (com maiúscula) era mais antigo que o machado (da porta do açougue).
Em 23/08/1973, às 13:49:11, Andre Decourt | página pessoal disse:
Pois é Ana Lúcia o nome Largo do Machado vem mesmo do letreiro do açouque, que exibia um belo exemplar ampliado feito de madeira a fim de chamar a atenção da freguesia.

Vários historiadores confirmam essa versão, alguns vão ainda mais a fundo dizendo que o primeiro dono do açouque também era Machado.

O açouque chegou até o sec. XX entre o Lamas e a estação de bondes, ou seja, ele ficava na rua do Catete de fronte ao largo
Em 23/08/1973, às 13:50:09, Nana | fotolog disse:
Luiz querido, obrigada pelas notícias do Rafael, você é muito gentil. Estou aqui bebendo um vinho, peguei um dvd e vou ver um filminho. Boa noite a todos os presentes, boa noite Luiz querido, queridíssimo!...
Em 23/08/1973, às 13:55:45, FlavioM | página pessoal disse:
Sara, visitante silenciosa

Seu pedido foi registrado e atendido. Escola Amaro Cavalcanti no "Rio Antigo, e outras mais..."

http://www.flaviorio.globolog.com.br

Em 23/08/1973, às 13:56:13, FlavioM | página pessoal disse:
Luiz ou Ana lucia ou JBAN

Passo para vocês, como portadores, toda força positiva que eu puder transmitir ao Rafael. Deus ilumine vocês.
Em 23/08/1973, às 13:57:03, Sara, a silenciosa disse:
Obrigada!!!!!Boa noite. Até amanhã.
Em 23/08/1973, às 13:59:24, JBAN | página pessoal disse:

EDUBT = EDuardo BaiTola

Pronto. Tá explicado.

Daí a ele ter dado para o Le Tutu Minelli, o cabeleireiro bicha da Galeria Alaska é outra história.

Acho que a parada do terra foi castigo da Gerência.

Podemos ir em caravana visitar o nosso Velho Carioca. A turma Ipanema/Leblon pode se reunir e sair juntos daqui de Ipanema. Que tal ? Melhor pegar um táxi, por que estacionar em Copacabana, só de Zeppelin.

Essa Evelyn aí é a mesma do flog do Decourt ??? Ai meu Deus.... O Fim está próximo !

Renato. Bem Vindo. Telefunken Dominante é algum modelo de carro alemão ?


Em 23/08/1973, às 14:02:05, Lua Nua | fotolog disse:
Luiz

Obrigada pelas notícias do Rafael.

Já fiz fisioterapia respiratória numa época que furaram minha pleura numa cirurgia, e isso dói pra caramba!!! Principalmente se ele estiver (e deve estar) com dreno de tórax. É deprimente a gente ver aquele RX com um pulmão inflado e o outro murchinho.

Agora mesmo que vou rezar mais pelo bichinho...
Em 23/08/1973, às 14:03:26, Francisco Muniz | e-mail disse:
Conheçoa igreja, mas esta da foto está no nível da praça, enquanto aquela onde estive semana passada está no alto, precisa-se de escada ou rampa para alcança-la.Como se explica?
Em 23/08/1973, às 14:04:49, Sara disse:
Fancesinha perfumada,
ma chérie, desculpe!Eu pulei a sua pergunta. Não comecei respondendo numa foto de 2005, não, mas seria perfeitamente possível.
Em 23/08/1973, às 14:05:18, Celso Serqueira disse:
Ô,gente, vocês não tem mais nada pra brincar que não seja pederastia, não?

Fica feio esse tric-tric de moleque ginasiano para um bando de senhores vetustos que já passaram dos 40 ou 50 anos. Tá parecendo que alguém aí tem mesmo fixação anal. Que coisa!

E, Bertoni, não entendi a grossura gratuita, nunca lhe dei motivo pra isso. Não gostei.
Em 23/08/1973, às 14:06:11, Ze Rodrigo disse:
É tudo JBAN!!!!
Em 23/08/1973, às 14:11:48, FlavioM | página pessoal disse:
Telefunken Dominante não é carro alemão, não. Carro alemão é mais leve.

Lá em casa tinha uma Dominante Ed. Pode ser clasificada como uma rádio-vitrola. Só que era um baita móvel, com 2 portas, sei lá quantas faixas no rádio a válvulas, FM (apesar de que isso não existia aqui), controles de graves e agudos, 2 "olhos mágicos", antena interna, de "ferrite", toca-discos automático, em gaveta, para até 8 discos, de 16, 33 1/3, 45 e 78 RPM, compacto, médium ou long play. O nosso era mono, mas foi lançado um adaptador para stereo. O mono tinha 5 alto-falantes. Também tinha espaço para guardar discos ou adaptar um gravador (de rolo, é claro, importado).
Em 23/08/1973, às 14:12:53, Evelyn disse:
JBAN
Como sempre o senhor recebendo com palavras desgentis, nao e a toa q o RAONI sumiu e quem sabe outros tb
RECEPTIVIDADE da sua parte realmente e palavra q nao existe no seu dicionario...(((
Em 23/08/1973, às 14:13:42, Evelyn disse:
FLAVIO M
vc viu, ne, nao da...!(((
Em 23/08/1973, às 14:13:42, Admiradora do JBAN disse:
Evelyn,
O JBAN tem a mente mais hilária e brilhante entre todas neste fotolg. Considere uma honra ele ter reparado na sua existência....
Em 23/08/1973, às 14:14:28, Evelyn disse:
ADMIRADORA "DESSE" JBAN ele sempre vem com pitacos, fora o pronome demonstrativo"essa" antes do meu nome, isso e para se sentir honrada?uma palavra de gentileza ou de boa receptividade passou lonnnngeeee
Em 23/08/1973, às 14:14:38, Evelyn disse:
Isso se nao for o proprio se fazendo passar por admiradora de si mesmo!!!!
Em 23/08/1973, às 14:17:13, Evelyn disse:
boa quinta e e fds a todos!
Em 23/08/1973, às 14:18:40, A (sub)Gerência disse:
.

O Fim está próximo !!

E OUTUBRO também :-)))))))))))))

Mas a mortadela está podre e diz o Bertoni que o JBANdi FM é viado!!!

E que todos perderam o foco, até os novatos... que dirá os "stafs"

A (sub)Gerência
Em 23/08/1973, às 14:28:48, FlavioM | página pessoal disse:
Lembrei da marca do toca-discos da Telefunken Dominante Ed: era Collaro Conquest.

Vocês não sabem como poderiam continuar sem saber isto, não é mesmo?
Em 30/08/1973, às 15:15:37, joana | página pessoal | e-mail disse:
nosssa! moro bem pertinho desta igreja! todo dia q passo fico admirado! e qdo vi essa foto,me impressionei! hj em dia fachada pichada,mendigos dormindo em frente, e agora penso, como as antigas construçoes sao deixadas de lado! um marco do bairro q um dia foi assim,merece cuidados!
outro dia, eu estava no meu curso q é do lado, da janela vi uma briga de policias c/ pivetes bem em frente!
acho q a populaçao do rio devia cuidar mais do seu patrimonio ao inves de fica so criticando oos politicos q nao fazem nada! vamos fazer a nossa parte! q é ajuda a preserva coisas lindas como essa!

Em 5/09/1973, às 05:56:51, Giselle Siqueira. | e-mail disse:
oi pessoal,

eu estou preocurando a internete toda para encontrar o endereco completo e telefone da Igreja do Largo do Machado mais conhecida como Igreja de Nossa Senhora da Gloria. Eu cresci indo todo domingo na missa das criancas agora vivo longe mas a cada dia me lembro dos bons tempos da igrja e o grupo Perseverance que fiz parte uns mais ou menos uns 17 anos atras. Essa Igreja para mim sempre foi considerada minha segunda casa. Eu amo essa igraja!!!
Em 5/09/1973, às 05:57:05, Giselle Siqueira. | e-mail disse:
Gostaria tambem de ter uma foto recente da Igreja.
Obrigada.
Em 26/09/1973, às 04:04:31, Jose Augusto Alves disse:
Deve ser dificil nao gostar de samba sol praia e futebol... e morar no brasil... sera que o renato esta pedindo ajuda???
Em 7/10/1973, às 17:46:43, alexandre chiesa | e-mail disse:
conheço a lj ala moana ainda existe sou de laranjeira a muito tempo tempo que nem exitia o metro a igreja sofreu 12 reformas duas delas geral desde a parte eletricas a limpeza das escadas me lembro que um dia de missa eu fugi e fui atew ao sino chengo la tinha muito ovo de bombo e ficamos jogando ovo de bombo nas pessaos foi divertido ate nos acharem
Em 8/10/1973, às 13:46:20, Floriano Bispo | e-mail disse:
Foi emocionante ler todas referencias ao Largo do Machado e a Escola Amaro Cavalcanti, onde fiz e conclui o curso de Comércio Básico (comparado ao ginásio) e de Técnico em Contabilidade e posteriormente, nesse mesmo prédio, cursei a cadeira de Ciencias Contábeis na Universidade do Estado da Guanabara, não citada no arti. Relembrei a construção do chafariz no meio do largo; as vezes que faltavamos as aulas para ir assistir um filme no São Luiz ou no "pulgueiro" do Politheama. Lembrei das vezes que fizemos ou sofremos trotes com os estudantes do Educandário Rui Barbosa (Na Rua Gago Coutinho). Relembrei também do mendigo que se tornou popular no largo do Machado chamado de "Rato" que vivia numa carroça no Largo do Machado. Quantas saudades dos campeonatos interescolares, principalmente das nossas "birras e rixas esportivas" com o pessoal do Colégio Souza Aguiar. Bem que eu gostaria de reencontrar todos os colegas de turma (de 1958 a 1966). Bela reportagem sobre o Largo do Machado.
Em 22/10/1973, às 00:49:43, roberto andrade | e-mail disse:
Passei minha infãncia e adolescencia no Flamengo e Largo do Machado, assitia missa aos domingos na igreja da Glória, que considero uma das igrejas mais bonitas do Rio, construida na sua época. Acho que seu estilo lembra mais a Igreja da Madeleinne em Paris. Todas as vezes que vou ao Rio, não deixo de visitar a Matriz da GLÓRIA
Em 28/10/1973, às 06:30:52, Felipe Mendonça disse:
Estou me formando em arqutetura e meu trabalho final é a revitalização do Largo.
Essa foto mostra a tranquilidade q imperava , frente ao caos urbano atual, bem como falta de segurança no local.
Em 7/11/1973, às 13:38:28, Nando Lua | e-mail disse:
O Floriano, é mais dinossauro que eu, mas eu tb conheci o Largo do Machado, muito antigamente. Estudei no C.E.Amaro Cavalcanti (ginásio) de 65 a 69. Frequentei a Igreja N.Sa.Gloria até os 18 anos. Hoje, qdo dá, volto lá e viajo no tempo. É um baratão. Apresentações noturnas de peças sacras, eram encenadas na escadaria da igreja, iluminadas por holofotes. Um show, que infelizmente não se vê mais. Havia o cinema Politheama (poeira), o Rato, a que Floriano se refere, era, na verdade conhecido como Camundongo.hehehee... Tinha tb, não lembro exatamente qtas vezes, travessia de um louco, de motocicleta, a uns 30 metros de altura, entre 2 prédios de lados opostos da praça (lembra disso Floriano?). Onde há o metrô, hoje, ficava o ponto final de várias linhas de bonde, bastante amplo, onde eles manobravam.
Que riqueza foi essa praça! Que saudade! Verdadeiramente uma viagem !!!

Em 13/11/1973, às 13:24:20, Maria Lucia Queiróz disse:
Oi Pessoal!! Gostaria de marcar meu casamento para o ano q vem aí na igreja. Aguardo retorno. Mil beijos!!
Lucia e Francisco
Em 28/11/1973, às 07:56:34, roberto andrade | e-mail disse:
Passei minha infancia e adolescencia, frequentando a Igreja da Glória, onde me sentia como se fosse minha segunda casa.Lembro-me que nos tempos do saudoso Mons.Franca, as celebrações eram suntiosas e com toda liturgia que a igreja pede, principalmnete, as cerimõnias da Semana Santa e a Coroação de Nossa Senhora em maio.Lembro-me que a imagem de Nossa Senhora da Conceição era retirada do seu altar, o segundo à direita de quem entra, e trazida até a porta de entrada da igreja aonde havia uma representação teatral, e no final a coroação da imagem.Lembro-me que o Largo do Machado ficava lotado de pessoas. Hoje em moro em outro estado e sempre que vou ao Rio, procuro ir até a Matriz da Glória, para rever esta joia da arquiteura carioca que já deveria ser tombada pelo IPHAN, principalmente pelas suas lindas imagens, quase todas em tamanho natural e de rara beleza.
Em 29/11/1973, às 13:29:06, Joao Divany | e-mail disse:
Estive no Rio de Janeiro agora em final de janeiro de 2009. Moro no Rio Grande do Sul em Porto Alegre, mas tenho um irmão que mora proximo da praça do largo do Machado. Sou catolico e assistia a missa aos domingos equanto estive lá na igreja da Gloria no largo do Machado. Ali tive a impressão de respirar historia e vislumbrar vidas. Quantas tiverem suas referencias e seu desenvolvimento naquela região. Quantas almas ainda vagam em torno daquele lugar de pessoas que já se foram e de outras que ainda vivem mas que ficaram presas ao lugar como eu.
Em 29/11/1973, às 13:30:39, Ana Carolina | e-mail disse:
Estive no Rio de Janeiro e assisti a missa da igreja Glória. Tenho 11 anos e gostei muito daquele lugar, moro em Porto Alegre e gostei das estátuas que lá haviam, e fiquei espantada com a "Nossa Senhora das cabeças".
Em 30/11/1973, às 01:20:33, Geni Cabral | e-mail disse:
Eu amo a Igreja da Glória, portanto gostaria de saber tudo a seu respeito.
Curiosidade - O Rio Carioca passa por baixo da Igreja?
Nome:
Mensagem:
caracteres disponíveis
E-mail (opcional):
URL (opcional):