Terra Terra Fotolog
Rio Hoje

Categoria: Bairros e Cidades
Postado por Rafael Netto em 28/04/2006 14:00

Quase Ontem, Quase Hoje (11)
Rua da Passagem e redondezas (Botafogo)
c.2004 (Google Earth)

Com a promulgação da APAC de Botafogo, as construtoras voltaram-se de forma violenta para as áreas não protegidas, em especial a rua Visconde de Silva e a região da Rua da Passagem. Diversas construções antigas destas áreas foram demolidas praticamente ao mesmo tempo, para dar lugar a edifícios.

O Google Earth serve de testemunha para a Rua da Passagem. Quando a foto foi tirada, as demolições ainda estavam no começo. A animação mostra em azul as áreas que já haviam sido demolidas na época da foto, e em vermelho aquelas que foram depois.

As áreas já demolidas/construídas são:
- no alto, o terreno onde hoje está o Botafogo Green Space, na Rua da Passagem 75.
- à direita, na Rua São Manuel 20, o Best Residence Service.
- entre os dois, o Botafogo One Flat, na Rua da Passagem 90, no lugar onde havia uma clínica.
- no pé da foto, na área arrasada pelo Metrô na Rua Fernandes Guimarães, hoje está sendo construído o Residencial Júlia.

As áreas ainda intactas na foto são:
- no alto, no lugar da série de 4 construções do 97 ao 101 da Rua da Passagem, onde havia a casa de madeiras Gales, e o Clube Alvorada do Rio de Janeiro, estão sendo construídos o Residencial Letícia e o Easyway.
- mais adiante, na altura do número 143, mais uma série de 4 construções foi posta abaixo. O terreno está vazio, sem nenhuma placa.
- em frente, duas casas foram demolidas e o terreno também permanece vazio.

Os edifícios Júlia e Letícia estão sendo construídos pela Balassiano Engenharia, que também pôs sua placa no último terreno vazio. O Easyway é obra da CHL.

________________________________________________________________
Esta "seção" esporádica do fotolog mostra lugares que deixaram de existir há pouco tempo, ou que estão prestes a deixar de existir.

Edições anteriores:
1 a 10: http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto:187



Comentários (17):

Em 28/04/2006, às 14:06:48, derani | fotolog disse:
Não sei não Rafael, mas como todo corredor de tráfego pesado, essa área sempre me pareceu já degradada.. desde a década de 70. Talvez a melhor opção seja essa mesmo.. refazer...
Em 28/04/2006, às 14:16:25, Roberto Tumminelli | página pessoal disse:

cada dia tenho mais nojo da "sopa de letrinhas"

:-((((((((
Em 28/04/2006, às 14:30:50, Rafael Netto | fotolog disse:
Tumminelli, citei as construtoras pra lembrar que tem um outro "ingrediente" importante nessa "sopa", que a gente estava esquecendo.

A propósito, a filha do dono da Balassiano foi minha colega no colégio. Era bem simplesinha. Mas quando ela se casou, há alguns anos, saiu até nota no jornal, sacudiu a comunidade judaica, teve até show do Celebrare.
Em 28/04/2006, às 14:32:13, Rafael Netto | fotolog disse:
E ficou faltando o quadrinho azul no lugar do Green Space.... mas tá dando pra ver o terreno devastado.
Em 28/04/2006, às 19:55:15, FlavioM | página pessoal disse:
Tendo a concordar com o derani, no caso da Rua da Passagem e da maioria das ruas adjacentes. Muitos galpões semi-industriais, oficinas ou afins por aí. Esta região destoa completamente do resto de Botafogo. Se ela puder ser revitalizada, como zona residencial de classe média, ficará muito mais agradável.

É claro que nonguém precisa de mais uma Morada do Sol. É preciso qualidade de vida e de arquitetura. E disso eu não sei se as sopas de letra são capazes.

Ainda existem, é claro, alguns prédios e casas que têm que ser preservados. Existia, por exemplo, até início dos 70, uma Padaria Cruzeiro (se não me engano) que era um daqueles sobrados típicos, ainda com as portas com arcos de pedra. Quando foi demolida, ouvi dizer que a fachada foi reconstruída em outro lugar. Ouvi falar, inclusive, que teria sido no sítio do Burle Marx, mas acho que isto é confusão com outra história parecida.

(Mas que as oficinas vão fazer falta, lá isso vão)
Em 28/04/2006, às 21:52:46, FlavioM | página pessoal disse:
Tendo a concordar com o derani, no caso da Rua da Passagem e da maioria das ruas adjacentes. Muitos galpões semi-industriais, oficinas ou afins por aí. Esta região destoa completamente do resto de Botafogo. Se ela puder ser revitalizada, como zona residencial de classe média, ficará muito mais agradável.

É claro que nonguém precisa de mais uma Morada do Sol. É preciso qualidade de vida e de arquitetura. E disso eu não sei se as sopas de letra são capazes.

Ainda existem, é claro, alguns prédios e casas que têm que ser preservados. Existia, por exemplo, até início dos 70, uma Padaria Cruzeiro (se não me engano) que era um daqueles sobrados típicos, ainda com as portas com arcos de pedra. Quando foi demolida, ouvi dizer que a fachada foi reconstruída em outro lugar. Ouvi falar, inclusive, que teria sido no sítio do Burle Marx, mas acho que isto é confusão com outra história parecida.

(Mas que as oficinas vão fazer falta, lá isso vão)
Em 28/04/2006, às 21:55:30, FlavioM | página pessoal disse:
Desculpem nossa falha. Problema de BIOS (Bicho Ignorante Operando o Sistema)
Em 29/04/2006, às 11:07:36, Nana | fotolog disse:
Olá Rafael, incrível essas fotos aéreas que você posta. Ao mesmo tempo que retratam o lugar, transformam-se em belas fotos de estrutura. Muito legal!
O telefone é verdadeiro, tenho diversas fotos dele, em outros ângulos, vou então postar mais para frente, em alguns outros "fundo do baú".
Em 29/04/2006, às 19:57:02, wss1938 disse:
Este � o cruzamento da Passagem com General Severiano. O X vermelho superior era a antiga farm�cia Franca e o pr�dio do lado o consult�rio do dono - Dr Alberto Euz�bio que dava consultas de gra�a para as pessoas pobres. Em frente a Gal Severiano est� a rua Arnaldo Quintela e entre esta e a S�o Manoel a travessa P�pe, ruela absolutamente residencial. No alto a direira, parte do arvoredo e pr�dio do antigo "convento das irm�s" que recebia mo�as pobres. N�o consigo localizar a igreja Presbitariana na cal�ada superior da Passagem. Ser� que demoliram tamb�m. Era um templo lindo cheio de vitr�s "comandada" pelo reverendo Est�lio. O reverendo era dentista (assim como o filho, se n�o me engano) e atendiam gratuitamente pessoas sem recursos. Perambulei muito por estas ruas. Se alguem tiver ender��os de fotos da Rua Gal Polidoro, em seu trecho inicial onde morei na minha inf�ncia, agradeceria muito. Se n�o me engano, no extremo direito da foto, ainda aparece a vila Abrunhosa (era este mesmo o nome?) cujas casas eram revestidas de "p� de cimento", acabamento considerado chique.
Em 29/04/2006, às 20:00:54, wss1938 disse:
Acho que me enquadro na sigla BIOS citada pelo Fl�vioM. Minha acentua��o bagun�ou um pouco o texto. Desculpe mas, como podem ver, tenho 67 anos e n�o devia estar me metendo com estas tecnologias sofisticadas.
Em 29/04/2006, às 22:15:20, Rafael Netto | fotolog disse:
WSS, qual é o sistema e o navegador que você está usando? O Firefox dava uns problemas parecidos com esse (é o programa que eu estou usando agora)

A Igreja Presbiteriana continua lá no mesmo lugar, bem como o Bairro Abrunhosa. Não lembrava da ocupação original dos terrenos 97 a 101, sei que dois deles passaram a abrigar a Gales há alguns anos - antes a madeireira ocupava dois endereços não contíguos.

No último "X" do lado de cima, se não me engano uma das construções chegou a abrigar a centro de dança do Carlinhos de Jesus, que ficava originalmente no Clube Alvorada. Hoje está na Álvaro Ramos.
Em 29/04/2006, às 23:39:51, wss1938 disse:
Estou com o Firefox. Este e o problema. Vou pensar melhor mas, e possivel que, este clube Alvorada seja o antigo Amantes das Artes, clube de danca que ficava mais ou menos naquela posicao. Que bom saber que a igueja sobreviveu. Cheguei a frequenta-la na decada de 60 mas o culto era pela manha e a noite e tinha a praia e as domingueiras na sede social do Botafogo. Acabei deixando a religiao de lado.
Em 30/04/2006, às 00:01:48, Rafael Netto | fotolog disse:
A configuração correta para o Firefox no fotolog do Terra é:
View-Character Encoding-Auto Detect-Universal
O default é OFF (em vez de Universal) mas assim toda a página fica bagunçada, não apenas a escrita de comentários.
Pelo menos comigo funcionou assim, não sei porque nos outros funcionaria diferente (versão do Firefox??)

Em 1/05/2006, às 12:54:59, Acme disse:
Até quando vamos ver comentários contrários à demolição de galpões, cortiços e sobrados decadentes e sem nenhum valor histórico ou cultural para dar lugar a condomínios de classe média ?

Será que vocês querem que essas áreas decadentes fiquem cheias de invasões e cabeças-de-porco ? Querem mais favelas ?

Querem que toda a classe média vá para Barra e Recreio porque simplesmente a classe alta que já mora na zona sul não quer mais vizinhos e prefere conviver com áreas degradadas para continuar com o metro quadrado artificialmente inflacionado por falta de oferta de terrenos para construções ?

Antes que alguém pense que sou radical, eu NÃO sou contra a preservação do patrimônio histórico. Prédios com valor histórico para mim não devem ser simplesmente tombados porque senão o dono deixa ele "tombar" literalmente. Se o governo quer preservar certas casas, deve desapropriá-las e transformá-las em museus, bibliotecas, casas de cultura, escolas, repartições e qualquer coisa que tenha utilidade.

O Rio está essa m*** toda porque não há espaço para a construção moradia para as classe baixas. E como o governo também não resolve a questão do transporte público, os pobres preferem morar na favela do que nos subúrbios distantes, onde tem área de sobra.

Por que a prefeitura não desapropria e demole áreas degradadas como Gamboa, São Cristóvão, certas áreas da Leopoldina, etc para fazer moradias populares decentes ? Melhor do que gastar milhões com segurança todo ano.

Pensem nisso antes de falarem mal da iniciativa dessas construtoras !
Em 19/07/2006, às 21:33:34, Cristiano disse:
Concordo em gênero, número e grau com Acme.
Em 18/09/2007, às 22:43:41, pedro stillner | e-mail disse:
eu discordo totlamnete do acme o interesse das construtoras é meramente lucro e não qualidade de vida ou espaço.... aliás os donos das construtora não moram nos apartamentos que eles vendem...... o único penamento nas construtoras é qual a maior taxa de ocupação que posso ter e qual o maior número de unidades que posso vender....
como eu sei disso? sou arquiteto de uma grande construtora, e to cansado já de ouvir sempre o mesmo bla bla bla.... é sempre a legislação permite uma densidade maior dá pra diminuir a metragem e por mais uma unidade.
Em 17/10/2007, às 17:20:34, carol disse:
sinceramente, eu não me importo com o interesse das construtoras nessa história, e sim o interesse dos moradores de Botafogo. Como moradora da Rua da Passagem, acho ótima a construção de empreendimentos novos. Botafogo está passando por uma fase de revitalização e está cada vez mais bonito! É claro que casas com valor histórico-cultural merecem ser preservadas, mas a Rua da Passagem estava horrorosa! Do que adianta galpões e casebres apodrecendo e deixando a rua escura e perigosa? Concordo também com o ACME nesse sentido.
Nome:
Mensagem:
caracteres disponíveis
E-mail (opcional):
URL (opcional):