Terra Terra Fotolog
Saudades do Rio - O Clone

Categoria: Bairros e Cidades
Postado por Saudades do Rio - AD em 29/06/2009 08:10

Abaixo a Ditadura - Rio 1968
.

Foto 2/2

Fazendo um "post-duplo" com o Saudades do Rio - original ( http://fotolog.terra.com.br/luizd:1722 ), hoje temos duas imagens para nos lembrar de um dos períodos mais vergonhosos de nossa história.

A foto 1/2 mostra o General-Presidente Costa e Slva em sua mesa de despacho e na imagem 2/2 vemos o resultados dos seus despachos.

Alguns ainda têm a ousadia de dizer que sentem saudades daquele período. Como ? Saudades do que ? Da ordem à base da paulada ? Do cerceamento da liberdade e do direito de expressão e de organização ? Das prisões sem mandato ? Das torturas e desaparecimentos ? De um Congresso esmagado ? Da Censura ? Da fuga de cérebros ? Da criação de uma geração de amordaçados e alienados ?

Não tenho dúvidas em dizer que grande parte de nossos problemas atuais nesceram nesse período.

Abaixo a Ditadura !

A.D.



Comentários (25):

Em 29/06/2009, às 08:27:18, Menezes disse:
Eu tenho saudades sim daquele período pois sob forte pressão ainda se ia a rua tentar manifestar sobre o que não se concordava ou aceitava. Hoje estamos um tanto ou quanto "anestesiados" e não anistiados, quando nos defrontamos com aberrações e não saimos a rua.

Tenho saudade sim do meu tempo de jóvem estudante que mesmo não entendendo na profundidade a questão saía e esbravejava...e não ficava amordaçado.

Tenho saudade sim em ter sido, mesmo que inocentemente, uma grão de areia, juntado as avalanches que foram as manifestações e talvez ter contribuído de alguma forma para a liberdade de expressão, mesmo que fosse com pau no lombo.
Precisamos sim pedir hoje "abaixo outros atos" mas não a ditadura que essa não mais existe.
Em 29/06/2009, às 08:32:07, Andre Decourt | página pessoal disse:
O Brasil começou a entortar com a permanência de Vargas no poder, eliminando a democracia por mais de década e depois a liberdade de expressão com o sombrio estado novo. O pequeno período democrático provou que se o povo aprendeu a votar se esqueceu completamente. Ajudado por uma constituição confusa no preenchimento de cargos do executivo, tivemos um período instável, onde os golpes começavam ali, no gabinete do lado.

Depois de Agosto de 1954, tivemos sua continuação Abril de 64, onde novamente a democracia foi suprimida e a liberdade de expressão calada. Nisso operou-se a ilusão do Brasil Grande e o desmonte da saúde pública, da educação básica pública, do Estado da Guanabara, das forças de segurança etc....

Com a redemocratização tivemos novamente um povo que não sabe votar, sendo levado pelo populismo, ora de direita ora de esquerda, que vem enterrando o país. A economia vai bem, as bolsas sobem... mas por quanto tempo já que toda a infra-estrutura do país está podre. Não Há ferrovias suficientes, as estradas só servem para encher o bolso dos corruptos ( alguém já viu a cara de lalau do Min. dos Transportes na propaganda eleitoral do seu partido o PP, o novo do Garotinho??) nas eternas operaçôes tapa- buracos, ou nos ineficientes portos. Criam-se quotas nas universidades, mas abandonam o ensino médio técnico, engrenagem principal de países como os EUA e França. E a saúde, é uma vergonha. Se os médicos admitidos por concurso público são de primeiro nível, os hospitais são de quinto e os que entram pela janela por suspeitíssimas cooperativas ou empresas terceirizadas, medíocres....
E o que falar da nova profissão, a do Político, onde temos agora uma geração de homens públicos, como o nosso prefeito, que a vida toda só trabalharam de DAS..... pronto, já falei demais....
Em 29/06/2009, às 08:38:09, Caldeira disse:
Tudo o que penso foi magistralment dito pelo Sr. Menezes. Apesar de ser uma época de tristes lembranças, a fotografia é magnífica.
O triste mesmo é saber que os soldados eram gente do povo, de origem humilde, e eram usados para baixar o sarrafo em quem falava em nome deles.
Em 29/06/2009, às 08:41:11, ALEX disse:
Os bons militares perderam.
Os bons civis perderam.
As raposas retomaram o poder e estão ai os resultados.
CAÇA AS RAPOSAS JÁ.
Em 29/06/2009, às 08:54:07, Rafael Netto | fotolog disse:
Eu acho que a maior consequência da ditadura foi a desmoralização dos militares. Cavaram a própria cova e levaram o patriotismo junto. A subida ao poder de seus antigos inimigos só piorou as coisas. É perigoso dizer isso mas tem-se a impressão que as forças armadas são sucateadas de propósito para que nunca mais dêem outros golpes. A segurança nacional virou mero detalhe. Enquanto isso Chávez, Morales e sua turma fazem a festa.
Em 29/06/2009, às 09:33:14, Caldeira disse:
O sucateamento de nossas Forças Armadas é por pura falta de dinheiro, e já vem de longe. No meu tempo, precisava-se de pistolão para não fazer o Serviço Militar, até hoje obrigatório. Hoje em dia é ao contrário, só com pistolão para servir.
E as questões Morales e Chávez não são tão simples assim.
Em 29/06/2009, às 10:35:50, Marcelo Almirante disse:
A Ditadura hoje permanece com a manipulação da opinião pública nos meios de comunicação (sempre os mesmos canais), na conta duvidosa dos votos das urnas eletrônicas, na organização dos partidos políticos, verdadeiras quadrilhas, sempre as mesmas figuras, onde "honesto" não entra.

Sem contar na baixa instrução e ingenuidade do povo, facilmente manipulado por "carinhas bonitinhas", como o atual prefeito do Rio. Sem lembrar que analfabeto ainda votam nesse circo político ...

O controle dos meios de comunicação, com o impedimento da entrada de novos canais de TV, inclusive a TV Senado e TV Justiça, é mais uma das provas que vivemos numa ditadura disfarçada. A lista é longa ... O povo parece mesmo que está chipado.
Em 29/06/2009, às 11:40:52, Ex-estudante disse:
Esta foto mostra a carga da cavalaria pra' cima dos manifestantes. Era nessa hora que arremessávamos as bolinhas de gude que derrubavam cavalos e cavaleiros. Os milicos cavalerianos tinham verdadeiro pavor delas. O governo do golpe chegou a impedir a fabricação das bolinhas. A partir daí, importávamos, clandestinamente, da Colômbia.
Em 29/06/2009, às 13:42:04, Luiz D´ | página pessoal disse:

Uma das piores coisas da ditadura foi fazer com que acabassem as lideranças políticas. Não há renovação nem oxigenação. ~

Neste episódio retratado acima, reconheço, os padres que rezaram a missa (eram muitos) tiveram um papel fantástico na proteção dos que ali estiveram.
Em 29/06/2009, às 14:13:25, Derani | fotolog disse:

Triste nação...
Em 29/06/2009, às 15:03:34, BELLETTI disse:
Belo foto de um triste período...
Em 29/06/2009, às 16:16:10, JBAN disse:

Em 1968 eu estava com 9 anos. Me lembro apenas de um dia que não pude ir ao médico na Praça Mauá por conta da "baderna" de estudantes na cidade. O pau estava comendo na casa de Noca.

Em 29/06/2009, às 16:18:21, Gorett disse:
Nessa epoca eu era apenas uma menina.
Porem tudo o que se refere a esse periodo me causa enorme interesse.
Cada depoimento de quem viveu esses dias,abraçou as causas e enfrentou as lutas é marcado por emoçoes diversas.


Em 29/06/2009, às 16:26:20, Laerte disse:
Boa tarde a todos,
Faço coro com o Decourt! Todas as camadas da administração pública estão contaminadas. Não se discute que qualquer espécie de ditadura é nefasta. Agora, se Democracia é para servir ao que estamos vendo em nosso país, não sei se é muito diferente da política dos generais, não!. Naquele tempo, se prendia sem mandado, sumia-se com quem incomodava, calava-se quem "falava demais". E hoje? Hoje viaja-se pelo mundo a passeio a custa do erário público, paga-se serviços de "madame Sofia" com dinheiro público, etc, etc, etc... Hoje, MATA-SE muito mais com o desvio do dinheiro público do que no tempo da ditadura. O que o Senado vem fazendo a algumas dezenas de anos, é tão abominável quanto o período da negro dos generais! Ou alguém acha que não?
Em 29/06/2009, às 16:58:02, jose eduardo silveira | e-mail disse:
Prezados , hoje não vou entrar na seara politica pois faço coro com um pouco do que cada verdadeiro Democrata manifestou por aqui.
Para ficarmos apenas no comentario sobre a foto , convem lembrar que nesta epoca os cavaleiros aqui retratados eram da PM que depois passou para o patrulhamento motorizado e o resto é historia. Neste "auge da democracia" como costuma citar o Faustão , Eu estudava no Colegio da ACM na Lapa fazendo o ginasio e lembro ate hoje quando a "idioticia des-governante" invadiu o colegio de graça e prendeu um monte de gente pois achavam que ali poderia existir algum "perigosissimo foco" comunista, so se deram mal quando tentaram pegar o professor de Judô que era um Japones pequenino porem casca grossissima , muito PM apanhou que nem criança, bons tempos daqueles Professores de Judô!
A turma que enfrentava esses eternos boçais na rua logo descobriu que não dava para encarar revolveres e espadas ( acreditem , eles usavam isso em pleno seculo 20 !)e partiram para o criativo estratagema de atirar rolhas grandes ou bolas de gude quando a cavalaria da PM se aproximava , os tombos eram engraçados e cinematograficos , particularmente ficava com pena SIM dos cavalos que se machucavam as vezes com gravidade por culpa dos "outros" animais que carregavam em cima , ou pior , dos animais em salas com ar condicionado que ordenavam tudo isso. A PM tambem usava em seus deslocamentos caminhões com enormes bancos laterais lado a lado em que a soldadesca ia sentada e pulava rapidamente para a rua , eram chamados de CHOQUES. A "involução" militar de 64 deu no que deu e a PM se desmoralizou de vez dividida entre a truculencia e a corrupção desenfreada que hoje é a sua triste marca , exceção apenas para o BOPE devidamente incensado pela figura do cinematografico Capitão Nascimento , magistral criação do grande talento emergente Wagner Moura. Isto é um ciclo involutivo, da violencia boçal para a "cervejinha" que tão bem conhecemos. Pobre Brasil.
Em 29/06/2009, às 17:07:35, Derani | fotolog disse:
Um interessante (e dentro do foco)artigo no blog do Luis Nassif sobre a destuição do presidente de Honduras, que no Brasil estão chamando de golpe:
http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/06/29/o-ativismo-na-supre
ma-corte-em-honduras/#more-31347
Em 29/06/2009, às 17:14:03, Gorett disse:
Derani,
Quais seriam as diferenças entre o "golpe" em Honduras e a situaçao em 68 aqui no Brasil?
Pq lá seria golpe e aqui o que foi?
Fica a indagaçao!!
Em 29/06/2009, às 17:36:41, Derani | fotolog disse:

Goret,

Só mais um ponto de vista.
Se voce ler o site, a argumentação é de que a destituição foi feita de forma legal, ao contrário de 1964 aqui no Brasil.

Não concordo nem discordo, muito pelo contrário.
Em 29/06/2009, às 18:44:27, Joel Almeida disse:
Realmente acho que a maior falha da ditadura foi ter deixado escapar elementos que hoje estão levando o país à ruina moral. Quanto às Polícias Militares, acho que são uma verdadeira excrescencia, visto que qualquer país que se diz moderno possui uma polícia única, civil e de carreira. Com segmentos fardados, mas civis. O atraso em que o Brasil se encontra na área de segurança tem na existencia das P.Ms sua maior contribuição.
Em 29/06/2009, às 20:42:43, Rafael Netto | fotolog disse:
Existe uma diferença importantíssima entre a ditadura militar e a "ditadura de ideias" que temos hoje.

Naquela época não poderíamos estar discutindo isso de forma aberta.
Em 30/06/2009, às 10:42:46, Otávio Hugo Frota | e-mail disse:
Essa imagem é do fim da missa realizada na Igreja da Candelária, que era de sétimo dia de morte do estudante maranhense Édson Luis, morto no restaurante Calabouço. O dia de sua morte, 28 de março, foi transformado no dia do estudante secundarista. Essa missa foi celebrada por Don Hélder Câmara, então Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro.
Em 30/06/2009, às 17:51:51, Ilana Carvalho. | e-mail disse:
Eu era muito pequena naquela época, mas pude presenciar o sofrimento de minha família. Não havia liberdade, nem mesmo para sair nas ruas pra comprar pão. A miséria, o medo faziam parte da rotina das pessoas. Não sinto saudades e acho que quem sente não tem memória, ou não passou dificuldades como muitos. Hoje temos liberdade até de falar mal dos antigo e atuais presidentes em um site, imagina se isso seria possível no passado. Pura ironia dos que dizem ter saudades desta época.
Hoje agradeço a Deus por ter colocado um presidente que se preocupou com o povo e não só com ele, como muitos. Sei que tem gente que não gosta do Lula, mas é no governo dele que a classe baixa, passou a ter telefone, uma vída dígna com mais conforto, e a ter fartura na mesa. Infelismente o brasileiro não tem memória e nem visão pra lembrar do passado e ver o presente, mas eu tenho esses dois sentidos, pois vivi na carne todo sofrimento do passado, e hoje agradeço ao Lula pelo meu presente.
Em 1/07/2009, às 23:27:45, jose eduardo silveira | e-mail disse:
Com todo o respeito e consideração que a Ilana merece , lamento não concordar ao menos com metade de suas declarações. Via de regra os SITES de um modo geral nos dias atuais não estimulam discussões sobre politica , sexo e religião porem as vezes as coisas acontecem como foi aqui.
Pelas suas colocações temporais , concluo que temos idades bem proximas e algumas observações se fazem necessarias. Não tenho a menor duvida de que a ditadura militar foi um atraso para o pais porem tambem não posso concordar que o nescio 9 dedos seja a "reencarnação de Nossa Senhora da Aparecida" como alguns pretendem fazer crer. Naquela "epoca verde oliva" realmente não havia liberdade de expressão porem mister se faz observar que os que tocassem suas vidinhas sem grandes pretensões politicas , não tinham maiores problemas. Esta situação de medo ao sair para se comprar um singelo pão , sinceramente nunca ouvi falar ou me lembro. Na verdade , "o couro comia" SIM em cima dos que ousavam se levantar contra o sistema DELES , isto é fato. Hoje temos esta democracia esquerdoide em que se premia a vadiagem drenando dinheiro de forma calhorda do bolso da classe media que por sinal caminha velozmente para a extinção , atraves destes demagogos e amorais programas de estimulo a se fazer absolutamente nada de util chamados de bolsa familia , bolsa gas, bolsa camisinha e por ai vai , controlar a natalidade que é bom NADA! Afinal observemos que cada miseravel neste Pais tem um poderosissimo titulo de eleitor no bolso que vale OURO nos momento apropriados portanto nada melhor que adula-los. Não se trata de ignorar a miseria mas creio que a discussão deveria partir inicialmente de eliminar a sua fonte de alimentação atraves de um bom controle de natalidade , no Brasil hoje a piramide social se inverteu pois os mais abonados tem cada vez menos filhos , situação que se inverte se for miseravel. Estando a piramide invertida , como tirar proveito disso tudo ------CONTINUA a seguir...
Em 1/07/2009, às 23:38:02, jose eduardo silveira | e-mail disse:
O que vemos hoje de forma bem clara é um escancarado e amoral sistema de compra de votos mediante o fornecimento de migalhas sociais , tudo tambem devidamente temperado por esta espetacular FRAUDE a ceu aberto chamada de PAC que nada mais é do que a "renomeação" de obras que qualquer governo tem que fazer o tempo todo , os marqueteiros de plantão mudaram as palavras e a escumalha engoliu a isca com anzol , linha e tudo.
Lulla alem de despreparado ainda se cercou da maior corja de bandidos que ja se teve noticia ou sera que todo mundo ja se esqueceu da cascata de escandalos , marcos valerio , ze dirceu , dolares na cueca , menslão epor ai vai sem fim? Sera que todo mundo foi lobotomizado de forma silenciosa? Os facinoras de ontem hoje andam de Armani em Brasilia , ex-assaltantes de banco viram candidatas a sucessão e assim la nave va.
Lembremos tambem que lulinha paz e amor ja esculachou sem a menor cerimonia no passado os mesmos 300 picaretas que hoje certamente são bem mais e dos quais ele depende de forma cada vez maior tal e qual a politica de sobrevivencia entre um viciado e o traficante que o alimenta de produtos. Alguem imaginaria ele tomando a benção de ze sarney ou depender do outro meliante collor de melo para sobreviver? Isto é que é carater?
Acho que esta na hora de cada um de Nós analisar com seriedade esta verdadeira CLEPTOCRACIA que se instalou com as bençãos de um Judiciario indolente e conivente e as palmas de uma Imprensa muito bem comprada por sinal.

D.Ilana , aceite os meus devidos respeitos , diferentemente de outros que pululam livremente por aqui , porem não posso concordar nem com metade de suas alegações. Teria que tomar muito DRAMIN para faze-lo.

Meu boa noite a todos.
Em 7/07/2009, às 18:06:08, Observador Desatento disse:
Os Militares, ao deixarem o poder, entregaram um país destroçado, com o Estado sem condições de oferecer a sua população necessidades básicas, tais como: SAÚDE, EDUCAÇÃO, TRANSPORTE, MORADIA, SEGURANÇA PÚBLICA, etc.O Estado Brasileiro está incapaz de prover tais necessidades primárias, mas fica emprurrando o problema com a barriga, prometento o que não pode cumprir, devido à grande roubalheira existente.
Nome:
Mensagem:
caracteres disponíveis
E-mail (opcional):
URL (opcional):