Terra Terra Fotolog
SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO DE UBERLÂNDIA-MG

Postado por Robson Faria Arantes em 26/08/2009 10:56

Sorriso de Minas - Agradecimentos
Hoje venho postar uma forma de agradecer a população.


Comentários (41):

Em 26/08/2009, às 11:06:24, SAMUEL MOITINHO | e-mail disse:
Me disseram uma vez aí na Sorriso, quando fui fretar um ônibus, que seria sugerido à prefeitura que os próximos corredores a serem construídos fossem com estações em plataforma (piso alto), uma vez que o ônibus de piso baixo não era interessante para a empresa. Verdade??
Em 26/08/2009, às 11:18:54, Robson disse:
os veículos d episo-baixo tomam muito espaço dentro do onibus e isto você pode ver nos carros da triangulo que são de piso-baixo. o Correto é carro de piso-alto mas com plataformas elevadas para embarque e desembarque em nivel, como funciona os metrôs, onde o numero de quedas ao embarcar e desembarcar não ocorre e dá muita segurança os passageiros.

as grandes cidades do mundo estão adotando os corredores de plataformas elevadas. Hoje o mior exemplo é em Bogotá na Colômbia que importou tanto mão de obra brasileira como a motorização e carrocerias dos veículos todas do Brasil.
Em 26/08/2009, às 11:27:36, Lelis disse:
PARABENS A SORRISO PELA AQUISIÇAO DE NEOBUS, SAO MUITO BONS. HOJE DANDO UMA VOLTA PELA PRAÇA EM FRENTE AO TERMINAL PERCEBI QUE A TURILESSA DEVE FICAR SOMENTE COM OS DE PORTA A ESQUERDA PORQUE TA PINTANDO OS PARACHOQUES SO DESSE TIPO.
Em 26/08/2009, às 12:24:29, Pablo Henrique disse:
Belo busdoor da Sorriso e a foto da Traseira do Neobus ficou muito boa. Espero que as empresas comecem a investir em qualidade nos serviços porque nos últimos tempos o que vemos na cidade além das "picuinhas " da Transcol em deixar o sistema é um serviço não muito bom. Tem muita coisa a melhorar que a Turilessa e a São Miguel faça um bom serviço assim como a Sorriso. Parabéns pelo log e os comentários esclarecendo as dúvidas daqueles que amam o ofício da busologia.
Em 26/08/2009, às 13:52:14, Bruno Bus | página pessoal disse:
Olá Amigo Robson,muito obrigado pela informação,esse busdoor da Sorriso ficou bonito demais.
Sobre os corredores,os elevados,seria uma boa mesmo,os veículos de piso baixo dificulta muito as pessoas mais idosas também,por terem que está subindo aqueles degraus,com certeza os de plataforma elevada oferecem mais segurança.
Em 26/08/2009, às 14:23:04, Robson disse:
continuando os esclarecimentos: Os veículos de piso-baixo são mas frágeis que os demais tipos de veículos.
Em 26/08/2009, às 15:38:31, Diego nunes disse:
lá em curitiba a cidade sorriso de lá opera em uns dos principais corredores de onibus se eu naum me engano,e são de plataformas altas,funcionam 100%.
Em 26/08/2009, às 17:06:51, Thiago => udi bus disse:
Belo post, ficou massa esse busdoor, agora sobre os Piso baixo, também acho eles muito frágeis, seria mais viavél se as estações fossem elevadas como você falou, assim agilizaria mas ainda o embarque e desembarque.
Abraço!!!
Em 26/08/2009, às 19:06:17, SAMUEL MOITINHO disse:
Robson, realmente concordo que não há bom aproveitamento interno nos ônibus de piso baixo, mas, no caso de Uberlândia, isso se deve por dois motivos:

1 - Como só existem dois deles no corredor João Naves e os cadeirantes se valem exclusivamente dos mesmos em seus deslocamentos, estes devem contar com espaço suficiente para que se transporte dois, três ou mesmo quatro cadeirantes simuntaneamente, espaço este conseguido com uma redução de espaço para os assentos;

2 - as cadeiras são quase todas em fileira única (diferente dos piso baixo de BH, que são duplas), deduzindo ainda mais o número delas.

Suponhando que todos os ônibus do corredor fossem de piso baixo (quem dera...), o espaço para cadeirantes seria bem menor.

A mesma queixa se deu em São Paulo quando da adoção do piso baixo central.

Para refrescar a memória: Lembra-se dos ônibus destinados ao transporte de cadeirantes em Uberlândia, os da linha Educação Física?? Pois é... Quase não tinham lugares para se assentar e eram de piso alto...

Abraço!!
Em 26/08/2009, às 19:17:38, Robson disse:
Como toda frota de Uberlândia é acessivel, não há necessidade de tanto espaço para cadeirantes pois se não couber todos os cadeirantes em um veículo ele pode esperar o próximo.

Mas as linhas de corredores de plataformas elevadas pode ser destinado a mais de um cadeirante igual ocorre em Curitiba.
Em 26/08/2009, às 21:07:06, SAMUEL MOITINHO | e-mail disse:
Verdade, concordo contigo, mas infelizmente no corredor João Naves isso ainda não ocorre. Essa vantagem das estações em plataforma é inegável, visto que podem ser operadas por veículos mais baratos (por serem de piso alto - padrons, pelo amor de Deus!!). Contudo, as estações em nível tem dois diferenciais: construção mais em conta e a inexistência de escadas para seu acesso, embora, com relação às escadas, não considero problema, visto que são poucos degraus e podem ser subststuidos por rampas. O acesso dos cadeirantes pode se dar pela rampa ou por elevador, como em Curitiba...

Uma dúvida: O edital de licitação diz que a idade média da frota não pode superar os cinco anos, e de cada carro em específico não pode superar os dez anos. A frota da Sorriso é impecavelmente nova. Assim, creio que, bem antes dos dez anos de licitação expirarem, novas aquisições terão que ser feitas a fim de se manter a idade média da frota dentro do especificado, ainda que nenhum carro da frota atinja dez anos de idade. Isso porque toda a frota da Sorriso possui a mesma idade e envelhecerá junto. Vocês têm algum plano de aquisições a médio prazo em mente?? Trouxeram ônibus de motorização dianteira em um primeiro momento paqra depois trocá-los - pelo menos alguns deles - em pouco tempo por padrons?? Espero que sim, esperamos ansiosamente pelo "padrão curitiba de qualidade", qualidade esta que vocês já demonstram na operação e manutenção, estando de parabéns!! Só faltam os padrons pra ficar perfeito, ao menos nas troncais.

Abraço!!
Em 26/08/2009, às 23:48:51, Diego nunes disse:
robson,vc pode confirmar pra min se é sexta feira que vão ser apresentados os onibus novos da turilessa na prefeitura e que horas é? abraços
Em 27/08/2009, às 00:15:56, Rodrigo disse:
Legal a traseira deste Neobus. E sobre os piso-baixo, por aqui a vinda deles para os novos corredores foram descartadas, visto que são mais caros e são mais caros de se manter, por aqui o que será feito são plataformas de embarque em nível. E sobre o espaço de cadeirantes, os ônibus por aí só tem espaço para 1 cadeirante? Por aqui a grande maioria dos ônibus possuem 2 espaços reservados para cadeirantes.

Visitem e comentem:
http://fotolog.terra.com.br/rodrigocg
Em 27/08/2009, às 08:20:23, Robson disse:
Samuel, com certeza vamos aos poucos trocandos os veículos que forem vencendo e se for preciso se troca toda a frota no mesmo ano ou uma certa quantidade por ano. E podem ter certeza a qualidade que a Sorriso oferece em Curitiba será a mesma ou ate melhor aqui. Mas não podemos dar um Transporte de qualidade se não tivermos a infra-estrutura por parte dos gestores municipais nas condições das vias e operações. Temos muito o que fazer ainda.

Eu não sei dizer se haverá apresentação da frota nova da Turilessa, mas se tiver que ser apresentada poderá ser hoje ou amanhã e é sempre no periodo da tarde.
Em 27/08/2009, às 08:23:25, Robson disse:
Rodrigo se formos ler as normas da Abnt lá é informado que o espaço deve ser pra um cadeirante mas o acompanhante. `perigoso em caso de ocorrer acidentes e houver choque dentro do veiculo entre cadeirantes. e outra, todos os veículos da cidade são acessiveis, se ele não pegar o primeiro veículo eles podem pegar o próximo.
Em 27/08/2009, às 09:33:53, SAMUEL MOITINHO | e-mail disse:
Verdade Robson. Não tem padron que agüenta via esburacada e asfalto ondulado, bem como as lombadas nos cruzamentos aqui em Uberlândia, coisa de outro planeta... Mesmo em alguns trechos os OF's têm dificuldades, como por exemplo alguns trechos no bairro Martins, nos carros da linha T 142, embora parte da culpa seja do balanço traseiro muito grande deles. Os Neobus OF 1722 acho que não têm esse problema. Mais: essa linha já operou padrons na época da Transcol Conseguiam passar, mas tinham que diminuir a marcha nos cruzamentos do bairro...

Mas, quanto ao edital de licitação e seus itens...

Penso o seguinte: a empresa - bem como a Turilessa - não teve má-fé quando da apresentação dos veículos, pois ela foi quem fez a proposta à prefeitura, que olhou a documentação dos veículos e, depois, vistoriou os carros. Agora, se passou... não é problema da empresa. Pelo menos assim penso e quero continuar pensando, embora não deixarei de me informar cada vez mais a respeito.
Em 27/08/2009, às 10:12:11, Robson disse:
damesma forma Samuel foi quando passaram as metragens dos carros para nós, a empresa comprou e na hora de colocar pra rodar vcs viram as reclamações de que a Sorriso tem carros muito pequenos( os de 11 mestros com numeração inicial de 43) agora o que resta é aguardar a renovação de frota no decorrer de 05 anos. Mas faremos o possivel pera atender a população.
Em 27/08/2009, às 13:43:20, SAMUEL MOITINHO disse:
Acabei de criar o meu fotolog e postei um item do edital da licitação de Uberlândia, que especifica os requisitos mínimos da frota a ser utilizada pelas empresas.Explica em parte a utilização generalizada dos ônibus de motor dianteiro no sistema.

http://fotolog.terra.com.br/samuelmoitinho

Passem lá e comentem!!
Em 27/08/2009, às 14:51:14, Rafael | fotolog disse:
Mais uma desculpa da Sorriso para não comprar veiculos padronizados, A Configuração dos Piso baixos dependem do frotista, os piso baixo de Bh e do rio possuem 14 metros e com fileira dupla do centro do veiculo até o final, dá sim para repor a quantidade de lugares de forma confortavel em um veiculo sempre precisar comprar veiculos dianteiros como propoe mais uma vez a ABSURDA CONDUÇÃO ECONOMICA da cidade sorriso

LAMENTAVEL!
Em 27/08/2009, às 14:57:52, Rafael | fotolog disse:
em relação ao piso baixo central, é uma adaptação feita por frotistas pedidas na MBB pois o motor O-500M não possui opção LOW Entry de fabrica

Em relação a corredores altos os poucos que tem em bogotá Estão reprovados pela população e serão trocados muito em breve, ja viajei para colombia varias vezes e pude ver isso de perto, em são paulo porto alegre e outras cidades, consta que os veiculos piso baixo em topografias adequedas são cada vez mais requisitados, se forem bem configurados podem sim oferecer um serviço de qualdidade a população
em

BH temos varios Scanias Piso baixo andando em topografia nada adequadas para esses tipos de veiculos,entretanto com a manutenção adequada eles são os unicos veiculos capazes de transportar de forma acessivel e segura os passageiros das linhas escaladas, enquanto os normais OF1721 OF1722M obtem problemas para o mesmo, devido ao excesso de ladeiras e pelo motor não comportar excesso de peso nos trajetos com ladeiras enormes, alem de mesmo sendo 113 metros couberem menos pessoas

é incontestavel que o serviço oferecido por veiculos semi-padrons é inferior a de um padron convencional!
Em 27/08/2009, às 14:59:40, Robson disse:
estava bom demais pra ser verdade, entrou o que se diz entender de onibus, talves por isto que o transporte coletivo do rio e BH são um dos piores do Brasil.

Rafael passe a trabalhar numa empresa de ônibus antes de dizer o que não conhece.
Em 27/08/2009, às 17:09:03, SAMUEL MOITINHO disse:
Rafael, Assini embaixo em quase tudo o que disse, as únicas ressalvas são:

1 a de que o O 500 não possui versão com piso baixo de fábrica. Possui sim, inclusive articulados. Na verdade, o piso baixo central foi uma tentativa - até certo ponto bem sucedida - de se adequar um PADRON em piso baixo;

2 - a substituição dos piso alto por piso baixo no Transmilênio: não é muito viável, pois as estações são plataformas.

Morei em BH durante quase toda a minha vida (só estou em Uberlândia há dois anos) e quanto às ladeiras, o piso baixo se sai tão bem (ou até melhor) que um padron comum, visto que possui motorização (bem) mais potente, bem como suspensão que se levanta com o toque de um botão.

Robson, calma... o Rafael não te ofendeu... apenas apresentou seu ponto de vista que, na maior parte, esta correto.Quem apela perde a razão, ok??

O que está em discussão aqui são dois pontos de vista diferentes, difíceis de conciliar: o do empresário e o do passageiro. Para o ponto de vista do passageiro, o último argumento apresentado pelo Rafael é incontestável: o serviço oferecido por um semi-padron é e será SEMPRE inferior ao de um padron, se levarmos em conta ônibus da mesma geração. Agora, do ponto de vista do empresário, o semi-padrom é melhor, mas pela maior economia quanto à operação e aquisição. Outro fator que pesa em desfavor dos padrons é a maior depreciação do seu valor. Bem... se isso realmente fosse empecilho, quem comprasse ônibus biarticulado estaria "no sal": vendê-los para quem quando expirarem suas vidas úteis, uma vez que possuem aplicação muito específica? E assim mesmo são adquiridos...

Ô Robson, a maioria de nós não trabalha em empresas de ônibus - inclusive eu - mas isso não quer dizer que pesquisamos acerca do assumto ou mesmo o estudamos formalmente, ok? Todos nós estamos sujeitos a erros...

A tempo: Jaime Lerner nunca trabalhou em empresas de ônibus, até onde sei... e olha o que ele fez por Curitiba e pelo mundo!!

Abraço!!
Em 28/08/2009, às 20:54:24, Rafael disse:
Um dos piores do pais, Robson vamos colocar que vc ta apenas fazendo seu papel defender a empresa onde trabalha né, não trabalho em uma empresa de onibus meu caro isso vc esta cérto,entretanto convivo com varios grupos bem maiores que a sorriso oque não me impede de ter acesso a informações nas quais talvez vc não tenha, mais não vim aqui pra comparar quem entende mais ou menos, mesmo porque muitas coisas que sei aprendi no convivio com outros busologos, portanto. Não deixo de afirmar que as atitudes da Cidade Sorriso são sim de condução economica extrema, Duvido que o sistema BH Trans por pior de suas falhas aceitaria as anquisições que vcs trouxeram para Uberlandia.

2- O Sistema BH Trans foi corrompido pelo corenelismo de empresas como da Sorriso, infelizmente temos sim uma Vasta frota de motores dianteiros,

3-O Transporte de Curitiba é sim modelo mais não é necessariamente que de certo em todas as capitais, vamos levar em questão topografia das cidades, necessidades de linhas,estruturas fisicas,adaptações do transporte e da população , antes de apontar que eu não sei ''de nada'' vc como funcionario da Cidade Sorriso'' no minimo tinha que levar isto em conta.

4-Não fique nervoso so porque falo a verdade sobre a Cidade Sorriso creio que muito que andam na Sorriso de Minas , tem a mesma opinião a diferença que e não a deixam claro.Até agora a unica coisa que vi realmente se adequar na cidade sorriso ''Foi a area de marketing'' por pouco tempo que operam ja tem mais reclamações que o normal, Quer provas? Faça uma pesquisa nas ruas.Ao inves de aguardarem reclamaçoes no propio site.

5- Pra finalizar antes de onfender outras cidades,faça uma pesquisa para saber qual é a real carencia do transporte no local .mesmo não tendo corredores e apenas terminais o transporte aqui é tão integrado quanto o de Uberlandia que é Otimo.


Em 28/08/2009, às 20:57:09, Rafael disse:
Não me culpe se não fico exaltando sua imagem ou da empresa que vc trabalha

Se é so comentarios to tipo: A sorriso é isso a Sorriso é aquilo que vc quer ver


Ela tem que fazer por merecer!
Em 29/08/2009, às 13:58:14, Robson disse:
Pessoal estou conseguindovárias fotos antigas da transcol e da triangulo, em breve estarei colocando ela s aqui.
Em 29/08/2009, às 21:03:33, Bruno Bus | página pessoal disse:
Que legal Robson,será muito bom ver o transporte de antigamente de Uberlândia,recordar como era,
Abraços
Em 29/08/2009, às 21:55:08, Rodrigo disse:
Putz, eu tinha fotos mas sumiram todas, vai ser bom demais ver a Triângulo qunado tinha a pintura branca, e a transcol!!!!
Em 29/08/2009, às 23:32:16, SAMUEL MOITINHO disse:
Legal Robson!! Nada sei sobre a frota pré-SIT ou mesmo mais antiga do SIT (os pioneiros)...

http://fotolog.terra.com.br/samuelmoitinho

Sobre a identificação visual da frota do SIT... Visitem e comentem!!
Em 1/09/2009, às 08:56:07, Júlio Cesar disse:
Quanto as críticas da Sorriso é melhor desconsiderar, a Transcol ficou trazendo tranqueiras em torno de 6 a 7 anos sem contar com carros pequenos em linhas troncais e foi aceita, a Sorriso além da frota nova ainda presta um bom serviço; quanto as fotos de carros que já rodaram aqui gostaria de ver a foto ou informações de um Thamco Scorpion Volvo (Transcol) que rodou aqui senão me engano em 1990, ele rodou pouco e sumiu, alguém lembra?
Em 1/09/2009, às 13:00:44, Robson disse:
Jucio, aquele carro foi só um teste que a volvo estava fazendo naquela época, lembro dele, era um carro muito bom e gostava muito dele, ficou 01 mês na cidade fazendo a linha 101B / Umuarama - Luizote e quando foi em 1991 a transcol comprou os Volvo , marcoplo torino, prefixo 1810 aos 1920.
Em 1/09/2009, às 13:05:48, Robson disse:
Em 1990 tinha chegado os Scania F112, prefixos 0520, 0530, 0540, 0550,0610, 0620 todos para as linhas 101A e 101B.

Em 1991 tinha chegado os Scania F113, prefixos 1510 ao 1590 todos para as linhas 101A e 101B.
Todos os Scanias eram Caio Vitória sendo os F112 12 metros e os F113 14 metros.
Em 1/09/2009, às 13:31:56, SAMUEL MOITINHO | página pessoal disse:
Como funcionava a numeração dos ônibus antes do SIT?? Por região da cidade??

Verdade seja dita... Das três empresas, a que teve, de longe, o melhor primeiro dia de operação foi a Sorriso, sem falhas ou carros alugados... Robson, no domingo a São Miguel alugou carro da Sorriso ou a Sorriso fez a T 120??
Em 1/09/2009, às 14:36:57, Júlio Cesar disse:
Valeu Robson, eu lembro bem daquele carro e achava ele espetacular, será legal você conseguir fotos antigas.
Em 1/09/2009, às 17:27:12, Robson disse:
Samuel, foi solicitado a Sorriso de Minas para reforçar as linhas T105 e T121, mas como a linha T120 não seria operada no domingo e Segunda pela Transcol, a empresa colocou os carros que sobram nestes dias para fazer a T120, mas tudo sob a gerencia da Settran, não alugamos onibus e nem funcionários e sim fizemos a linha.
Em 1/09/2009, às 17:29:06, Robson disse:
Samuel antigamente cada empresa colocava a sua numeração e isto ainda continuou até agora onde nós iniciamos o processo de padronização da numeração de frota através de tamanhos de veículos.
Em 1/09/2009, às 17:41:23, Bruno Bus | fotolog disse:
Aqueles Scanias fizeram história aqui em Uberlândia,e muito obrigado pelas informações amigo,seria bem interessante mesmo a gente ver fotos deles aqui,é muito bom para recordar o passado.
Em 1/09/2009, às 20:05:33, Gabriel Anjos | página pessoal | e-mail disse:
o cara parece o Biro-Biro sm bigode
Em 2/09/2009, às 02:26:56, SAMUEL MOITINHO disse:
Valeu Robson!!

E as linhas? Como eram numeradas??

A empresa tem alguma previsão de fazer algum teste de novos ônibus aqui, como faz de vez em quando em Curitiba?? Desde que cheguei aqui, há pouco mais de dois anos, nunca vi um ônibus em teste em Uberlândia. Lá em BH eles eram geralmente brancos e com os dizeres bem garrafais "veículo em teste"...

Abraço!!

http://www.fotolog.terra.com.br/samuelmoitinho
Visitem!!
Em 2/09/2009, às 06:29:12, thiago pereira disse:
O espaço aqui anda quente heim... passei para dar uma olhada no seu fotolog. Parabens que continue saudavel e criativo..
Em 2/09/2009, às 16:08:07, Robson disse:
Samuel quanto aos numeros de linhas funcionavam da seguinte maneira conforme iniciação do numero de linhas:

0 = Radiais (Bairro - Centro)
026 / Tocantins - Centro
040 / Planalto - Centro

1 = Diametrais (Bairro 1 - Centro - Bairro 2)ligava um bairro ao outro passando pelo centro.
101A ou 101B / Umuarama - Luizote
*estas linhas tinham o diferencial por cada uma ser dividida dentro do bairro Luizote devido a grande quantidade de usuários.

2 = Circulares
203 / Rodoviária - Tubalina
204 / Rodoviária - Tubalina
*1 linha fazia o itinerário sentido horário e a outra fazia anti-horário.

3 = Linhas interbairros (Bairro - Bairro sem ir ao Centro).

306 / Sta Luzia - Rodoviária
307 / São Jorge - Umuarama
311A ou 311B / Martins - Luizote
319 / Ubersshopping - Luizote

4 = Linhas Corujões (madrugueiras)
*não lembro os nomes das linhas mas eram 4 linhas nas madrugadas.

6 = linhas de atendimento as industrias.
601 / Luizote - industrial
*tinhas varias linhas, mas nao lembro todas

7 = linhas especiais veículos com elevadores
702 / São Jorge - Umuarama
701 / Educação Fisica - Luizote

Assim eram as numerações de linhas.

quanto a veículos fazerem testes, já tivemos pedidos pra fazermos teste, mas ainda nada liberado, vamos aguardar, pois temo interesse sim em fazer testes com veículos, pois através destes testaes que veremos qual o tipo de chassi e carroceria vai nos valer no futuro.

Em 2/09/2009, às 16:11:14, Robson disse:
Obrigado Thiago pelo comentário e quero também agradecer a todos que tem participado deste fotolog.

Obrigado a todos.
Nome:
Mensagem:
caracteres disponíveis
E-mail (opcional):
URL (opcional):